Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/221
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: DESEMPENHO E EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÂNIA, A PARTIR DAS AÇÕES DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DE GOIÁS
???metadata.dc.creator???: Chaves, Danyelle Christina de Brito 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Salles, Leila Maria Ferreira
???metadata.dc.description.resumo???: CHAVES, Danyelle Christina de Brito. Desempenho e evasão escolar: uma análise do Ensino Médio da Rede Estadual de ensino de Goiânia, a partir das ações da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás. Goiânia, 2017. 140f. Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional, Centro Universitário Alves Faria: Goiânia, 2017. As disposições legais sobre o Ensino Médio são claras quando definem a sua importância para a educação do indivíduo, preparando-o para o trabalho, para a vida e para a sociedade. Por ser uma fase caracterizada por muitas mudanças, é um período importante no processo de escolarização dos estudantes, no qual ocorrem transições tanto na idade − aumentando a maturidade − quanto nas responsabilidades atribuídas a eles no atendimento das prioridades de suas vidas. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo investigar o desempenho e a evasão escolar no município de Goiânia, e as ações implantadas pela Seduce no Ensino Médio da Rede Estadual de ensino que tenham como objetivo melhorar o desempenho e minimizar a evasão escolar dos alunos. É uma pesquisa qualiquantitativa. O desenvolvimento desta pesquisa contou com o mapeamento e caracterização das ações implantadas pela Seduce que visam à melhoria do desempenho dos alunos e com as medidas que se tem tomado para minimizar a evasão escolar no Ensino Médio das escolas da Rede Estadual de ensino de Goiânia, no período de 2011 a 2015. Foi realizado o levantamento dos índices de rendimento e evasão das escolas do município, de outros indicadores educacionais e também uma entrevista semiestruturada com os gestores escolares. Realizou-se análises nas escolas exclusivas de Ensino Médio da rede, no município, a fim de perceber se ao longo da implantação das ações, os índices de desempenho e evasão escolar foram modificados. Por fim, foi realizada uma investigação sobre a percepção dos gestores de 02 (duas) escolas, a respeito destas ações desenvolvidas pela Seduce. As principais conclusões observadas foram a necessidade de mais planejamento, de gestão mais ativa, de maior acompanhamento nas escolas, mais investimentos em formação, e necessidade de preocupação com a qualidade do ensino e com a presença frequente da família no ambiente escolar
Abstract: CHAVES, Danyelle Christina de Brito. Performance and school evasion: an analysis of the High School of the State Educational Network of Goiânia, based on the actions of the Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás. Goiânia, 2017. 140f. Professional Master Degree in Desenvolvimento Regional, Centro Universitário Alves Faria: Goiânia, 2017. The legal provisions on High School are clear when they define their importance for the education of the individual, preparing him for work, for life and society. For being a phase characterized by many changes, it is an important period in the students' schooling process, in which transitions occur both in age − increasing maturity − and in the responsibilities assigned to them in meeting the priorities of their lives. In this perspective, this study aims to investigate the performance and school dropout in the city of Goiânia, and the actions implemented by Seduce in the High School of the State Education Network that aim to improve performance and minimize school dropouts. It is a qualitative-quantitative research. The development of this research had the mapping and characterization of the actions implemented by Seduce aimed at improving student performance and with the measures have been taken to minimize school dropout in the High School of Goiânia State Schools in the period from 2011 to 2015. There was a survey of the performance and dropout rates of schools in the municipality, other educational indicators and a semi-structured interview with school principal. Analyzes were carried out in the exclusive high schools of the network, in the municipality, in order to understand if, during the implementation of these actions, the indices of performance and school dropout were modified. Finally, an investigation was carried out on the perception of the managers of 02 (two) schools, regarding these actions developed by Seduce. The main conclusions were the need for more planning, more active management, greater school attendance, more investments in training, need for concern about the quality of education and the frequent presence of the family in the school environment
Keywords: Ensino Médio. Desempenho. Evasão escolar. Seduce.
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: Chaves, Danyelle Christina de Brito. DESEMPENHO E EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÂNIA, A PARTIR DAS AÇÕES DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DE GOIÁS. 2018. [140]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/221
Issue Date: 2-Apr-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.