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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: DIAGNÓSTICO DA MUDANÇA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO: REFLEXOS POSITIVOS E NEGATIVOS NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA REITORIA DO IF GOIANO
???metadata.dc.creator???: Izidoro Ferreira, Viviane
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Kratz, Kratz
???metadata.dc.contributor.referee1???: Kratz, Lucia
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gonçales, Claudecir
???metadata.dc.contributor.referee3???: Vieira Pires, Roseli
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve por finalidade compreender a mudança da Rede Federal de Educação Profissional e analisar os reflexos positivos e negativos no processo de implementação da Reitoria do Instituto Federal Goiano a partir de uma visão gerencial.As organizações frente às mudanças contemporâneas passam por momentos desafiadorespara a conquista do sucesso.A amplitude e complexidade do fenômeno “mudança” gera uma busca incessante para a sua compreensão e o seu gerenciamento, ganhando espaço nas organizações públicas,que são marcadas por profundas transformações e carentes na antecipação das mudanças. O estudo apresentoutraços históricos do ensino profissional no Brasil e suas transformações, até a chegada dos Institutos Federais.Adentrou na dimensãoteórica da mudança organizacional,partindo para uma análise particulardo IF Goiano, o processo e os seus reflexos.Orientou-se pelo modelo de Pettigrew (1996) em uma abordagem ao conteúdo (o quê), o contexto (o porquê) e o processo (como)da mudança,complementando-se, ainda,nas perspectivas do modelo de Motta (2000) agrupadas particularmente em três dimensões:estratégica, estrutural e comportamental. O delineamento metodológico da pesquisa tevea finalidade aplicada, com objetivos de caráter exploratório, considerando os métodosdelevantamento bibliográfico, documental e de campo fundamentado no estudo de caso.Para coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada, a análise documental e a observação participante, partindo de uma abordagem qualitativa, os dados foram tratados e discutidos através da análise de conteúdo. A unidade escolhida foi a Reitoria do IF Goiano e os seus principais gestores. Os resultados apresentaram uma mudança do tipo transformacional e nos padrões culturais de característica gradual. A percepção gerencial da mudança foi considerada positiva e os reflexos favoráveis evidenciam os fatores estratégicos e estruturaisque apresentaram maiores resultados. Por outro lado, os fatores comportamentais persistiram como dificultadores durante todo o processo. Os causadores de mudança enfatizaram as questões políticas, neste caso, os prospectos dos cenários futuros exigem uma capacidade gerencial de consolidar o ambiente formado com menos recursos disponíveis e apresentar resultados satisfatórios para a sociedade. Após análise constatou-se que o desenvolvimento institucional noambiente de mudanças depende principalmente do fator humano. Como sugestão, recomendou-se associar os riscos e benefícios dos influenciadores da mudança ao planejamento estratégico organizacional.Em virtude das limitações deste trabalho,fomentou-separa novas pesquisas com outros grupo se também para a necessidade de estudos comparativos entre instituições de ensino profissional.
Abstract: This study aimed to understand the change of the Rede Federal de Educação Profissional and analyze the positive and negative effects in the implementation process of the Rectory of the Instituto Federal Goiano from a managerial vision. The front organizations to contemporary changes go through challenging times to achieve success. The breadth and complexity of the "change" phenomenon generates an endless search for your understanding and your management, gaining ground in public organizations, which are marked by profound changes and needy in anticipation of change. The study presented historical features of vocational education in Brazil and its transformations, until the arrival of the Federal Institutes. Entered in the theoretical dimension of organizational change, leaving for a particular analysis of the IF Goiano, the process and its impact. Was guided by Pettigrew (1996) model in an approach to the content (what), the context (why) and process (how) the change, complementing also the perspectives of Motta model (2000) particularly grouped in three dimensions: strategic, structural and behavioral. The methodological design of the research was applied purpose, with exploratory objectives, considering the literature methods, documentary and field based on case study. For data collection was used semi-structured interviews, document analysis and participant observation, based on a qualitative approach, data were treated and discussed through content analysis. The unit chosen was the Dean of the IF Goiano and its key managers. The results showed a change of transformational type and cultural patterns of gradual characteristic. Managerial perception of change was considered positive and favorable reflections demonstrate the strategic and structural factors that had higher results.Furthermore, as behavioral factors hindering persisted throughout the process.Change causing the stressed political issues, in this case, the prospects of future scenarios require a managerial ability to consolidate the environment formed with fewer resources available and present good results for society. After analysis it was found that institutional development in the changing environment depends primarily on the human factor. As a suggestion, it was recommended to associate the risks and benefits of the influencers of change the organizational strategic planning. Because of the limitations of this study, encouraged to further research with other groups and also to the need for comparative studies on vocational education institutions.
Keywords: Administração
Diagnóstico organizacional
rede federal de educação
diagnóstico de mudança
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitário Alves Faria
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Administração
Citation: Izidoro Ferreira , Viviane. DIAGNÓSTICO DA MUDANÇA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO: REFLEXOS POSITIVOS E NEGATIVOS NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA REITORIA DO IF GOIANO. 2016. [140 folhas ]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração) - Centro Universitário Alves Faria - UNIAFA, [Goiânia Goiás].
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/64
Issue Date: 29-Jan-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração



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