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http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/37
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS APLICADAS EM SÃO LUÍS DE MONTES BELOS: PROPOSTAS E DESAFIOS-2005/2014 |
???metadata.dc.creator???: | Silva, Milian Daniane Mendes Ivo |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Nunes, Heliane Prudente |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Nunes, Heliane Prudente |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Godoi, Cintia Neves |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Nunes, Maria Cristina |
???metadata.dc.description.resumo???: | A pesquisa, é composta por uma análise bibliográfica sobre as Políticas Públicas para a Infância e sua Educação. Pais e diretores, foram investigados com o objetivo de se documentar a história dos Centros Municipais de Educação Infantil da cidade de São Luís de Montes Belos, conhecer sua relação com as famílias, e verificar se os avanços nas Políticas Públicas contribuíram para a mudança no cenário dessas unidades, que saíram da condição de assistencialismo e se tornaram parte do sistema de ensino, como a primeira etapa da Educação Básica. Por meio de uma revisão da literatura e apresentado conceitos de infância na perspectiva de pensadores e pedagogos, como Ariès, Rousseau, Pestalozzi, Fröebel, Decroly, Wallon, Vygostsky, Piaget, Kramer e Kulman júnior, cujas obras até hoje estão presentes nas concepções sobre a Educação Infantil. Outro ponto preponderante aqui apresentado é a luta por Políticas Públicas e o avanço das mesmas para atender às reivindicações dos movimentos organizados em prol de uma Educação Infantil de qualidade que deixasse de ser assistencialista e agregasse em seu eixo norteador o educar e cuidar. Para isso, se fez necessário uma pesquisa documental voltada para análise das leis e documentos sobre a Educação Infantil. Para conhecer a realidade da Educação Infantil Municipal da cidade de São Luís de Montes Belos, foram aplicados questionários aos pais ou responsáveis e aos gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil, com o intuito de conhecer como se deu o processo de municipalização e aferir o grau de satisfação de seus usuários. |
Abstract: | A pesquisa, é composta por uma análise bibliográfica sobre as Políticas Públicas para a Infância e sua Educação. Pais e diretores, foram investigados com o objetivo de se documentar a história dos Centros Municipais de Educação Infantil da cidade de São Luís de Montes Belos, conhecer sua relação com as famílias, e verificar se os avanços nas Políticas Públicas contribuíram para a mudança no cenário dessas unidades, que saíram da condição de assistencialismo e se tornaram parte do sistema de ensino, como a primeira etapa da Educação Básica. Por meio de uma revisão da literatura e apresentado conceitos de infância na perspectiva de pensadores e pedagogos, como Ariès, Rousseau, Pestalozzi, Fröebel, Decroly, Wallon, Vygostsky, Piaget, Kramer e Kulman júnior, cujas obras até hoje estão presentes nas concepções sobre a Educação Infantil. Outro ponto preponderante aqui apresentado é a luta por Políticas Públicas e o avanço das mesmas para atender às reivindicações dos movimentos organizados em prol de uma Educação Infantil de qualidade que deixasse de ser assistencialista e agregasse em seu eixo norteador o educar e cuidar. Para isso, se fez necessário uma pesquisa documental voltada para análise das leis e documentos sobre a Educação Infantil. Para conhecer a realidade da Educação Infantil Municipal da cidade de São Luís de Montes Belos, foram aplicados questionários aos pais ou responsáveis e aos gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil, com o intuito de conhecer como se deu o processo de municipalização e aferir o grau de satisfação de seus usuários. |
Keywords: | Creches Educação Infantil Políticas Públicas Educacionais São Luís de Montes Belos |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Centro Universitario |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UNIALFA |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade 1::Departamento 1 |
???metadata.dc.publisher.program???: | Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional |
Citation: | Silva, Milian Daniane Mendes Ivo. EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS APLICADAS EM SÃO LUÍS DE MONTES BELOS: PROPOSTAS E DESAFIOS-2005/2014. 2015. [99 pg]. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional das Faculdades Alves Faria) - Centro Universitário Alves Faria - Unialfa, [Goiânia-GO]. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unialfa.com.br:8080/jspui/tede/handle/tede/37 |
Issue Date: | 31-Mar-2015 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional |
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