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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS APLICADAS EM SÃO LUÍS DE MONTES BELOS: PROPOSTAS E DESAFIOS-2005/2014
???metadata.dc.creator???: Silva, Milian Daniane Mendes Ivo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nunes, Heliane Prudente
???metadata.dc.contributor.referee1???: Nunes, Heliane Prudente
???metadata.dc.contributor.referee2???: Godoi, Cintia Neves
???metadata.dc.contributor.referee3???: Nunes, Maria Cristina
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa, é composta por uma análise bibliográfica sobre as Políticas Públicas para a Infância e sua Educação. Pais e diretores, foram investigados com o objetivo de se documentar a história dos Centros Municipais de Educação Infantil da cidade de São Luís de Montes Belos, conhecer sua relação com as famílias, e verificar se os avanços nas Políticas Públicas contribuíram para a mudança no cenário dessas unidades, que saíram da condição de assistencialismo e se tornaram parte do sistema de ensino, como a primeira etapa da Educação Básica. Por meio de uma revisão da literatura e apresentado conceitos de infância na perspectiva de pensadores e pedagogos, como Ariès, Rousseau, Pestalozzi, Fröebel, Decroly, Wallon, Vygostsky, Piaget, Kramer e Kulman júnior, cujas obras até hoje estão presentes nas concepções sobre a Educação Infantil. Outro ponto preponderante aqui apresentado é a luta por Políticas Públicas e o avanço das mesmas para atender às reivindicações dos movimentos organizados em prol de uma Educação Infantil de qualidade que deixasse de ser assistencialista e agregasse em seu eixo norteador o educar e cuidar. Para isso, se fez necessário uma pesquisa documental voltada para análise das leis e documentos sobre a Educação Infantil. Para conhecer a realidade da Educação Infantil Municipal da cidade de São Luís de Montes Belos, foram aplicados questionários aos pais ou responsáveis e aos gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil, com o intuito de conhecer como se deu o processo de municipalização e aferir o grau de satisfação de seus usuários.
Abstract: A pesquisa, é composta por uma análise bibliográfica sobre as Políticas Públicas para a Infância e sua Educação. Pais e diretores, foram investigados com o objetivo de se documentar a história dos Centros Municipais de Educação Infantil da cidade de São Luís de Montes Belos, conhecer sua relação com as famílias, e verificar se os avanços nas Políticas Públicas contribuíram para a mudança no cenário dessas unidades, que saíram da condição de assistencialismo e se tornaram parte do sistema de ensino, como a primeira etapa da Educação Básica. Por meio de uma revisão da literatura e apresentado conceitos de infância na perspectiva de pensadores e pedagogos, como Ariès, Rousseau, Pestalozzi, Fröebel, Decroly, Wallon, Vygostsky, Piaget, Kramer e Kulman júnior, cujas obras até hoje estão presentes nas concepções sobre a Educação Infantil. Outro ponto preponderante aqui apresentado é a luta por Políticas Públicas e o avanço das mesmas para atender às reivindicações dos movimentos organizados em prol de uma Educação Infantil de qualidade que deixasse de ser assistencialista e agregasse em seu eixo norteador o educar e cuidar. Para isso, se fez necessário uma pesquisa documental voltada para análise das leis e documentos sobre a Educação Infantil. Para conhecer a realidade da Educação Infantil Municipal da cidade de São Luís de Montes Belos, foram aplicados questionários aos pais ou responsáveis e aos gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil, com o intuito de conhecer como se deu o processo de municipalização e aferir o grau de satisfação de seus usuários.
Keywords: Creches
Educação Infantil
Políticas Públicas Educacionais
São Luís de Montes Belos
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional
Citation: Silva, Milian Daniane Mendes Ivo. EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS APLICADAS EM SÃO LUÍS DE MONTES BELOS: PROPOSTAS E DESAFIOS-2005/2014. 2015. [99 pg]. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional das Faculdades Alves Faria) - Centro Universitário Alves Faria - Unialfa, [Goiânia-GO].
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br:8080/jspui/tede/handle/tede/37
Issue Date: 31-Mar-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional



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