Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/355
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: ESTUDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E FUNÇÃO SOCIAL DOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CMEIs NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS/GO
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Valdete Rosa da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Teixeira, Ricardo Antônio Gonçalves
???metadata.dc.contributor.referee1???: Teixeira, Ricardo Antônio Gonçalves
???metadata.dc.contributor.referee2???: Godoi, Cintia Neves
???metadata.dc.contributor.referee3???: Oliveira, Itamar Pereira de
???metadata.dc.description.resumo???: Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) surgiram como uma nova proposta de educação para crianças, rompendo com velhas práticas de assistencialismo voltadas para educação de qualidade. Não se trata de deixar de lado cuidar e alimentar inerentes as necessidades básicas de uma criança, mas de um avanço que traz o ensino para dentro deste modelo institucional. Buscou-se verificar os aspectos que envolvem a educação infantil, tais como: ensino-aprendizagem, brincadeiras, cuidados com higiene, alimentação, segurança, estrutura das escolas, capacitação dos gestores e professores, comprometimento dos pais, participação do Poder Público e da sociedade. Observou-se que a melhor forma de fazer uma educação de qualidade é com a participação de todos. Envolvimento que não deve ficar apenas em opiniões, contudo deve voltar-se para ações que realmente possam somar com os procedimentos de ensino-aprendizagem na cidade de São Luís de Montes Belos. Constatou-se que migrar do antigo sistema adotado para o cuidado de crianças não é tarefa fácil, no entanto, com profissionais capacitados a missão se tornará possível. A capacitação profissional deve ser um item contemplado por todos os profissionais envolvidos, sendo exigido para professores, gestores e secretários de educação. A formação em nível superior em cursos voltados à educação demonstra progresso na maneira de execução dos trabalhos nestas escolas, facilitando a mudança de pensamento, rompendo com o modelo tradicional de creche para um novo método educacional. Neste sentido, é preciso dar efetividade ao que determina a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as normas municipais e demais regras que compõem o arcabouço normativo que ilumina a educação infantil no Brasil. Fomentar uma cultura que permita que pais participem ativamente dos trabalhos, que saibam que seus filhos estão inseridos em um local de aprendizado, sem caráter paternalista, mais além disso, que eles estão sendo preparados para o futuro com educação de qualidade. Para tanto, a Secretaria Municipal de Educação, os gestores dos CMEIs e professores precisam criar uma rede de interlocução com os pais e sociedade. Contato este que aproxime a população das rotinas praticadas na instituição de ensino, que 7 demonstrem as necessidades para que juntos busquem soluções. Educação infantil se faz com formação de parcerias e estas devem estar em consonância com as leis, normas e princípios que regem a educação, somadas as características locais e respeito às peculiaridades pessoais dos educandos. A metodologia empregada para a elaboração desta dissertação foi à análise de conteúdo, utilizando-se de livros, leis, normas, documentos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação, agregada a pesquisa de campo realizada em sete CMEIs. Concluiu-se que ainda à muito trabalho a fazer, mas que a somatória de valores entre todos trarão melhores resultados. Não basta mudar o nome da instituição, é necessário alterar a forma de ensino, qual seja: sair do modelo assistencialista. Isso não é um simples ofício, porém com capacitação profissional, publicidade bem direcionada, conscientização dos pais e sociedade, incentivo do Poder Público as lacunas serão sanadas aproximando-se a cada dia de um modelo educacional que contemple as reais necessidades dos alunos.
Abstract: Town Child Education Centers (CMEIs) have emerged as a new proposal for education for children, breaking with old practices of welfarism geared towards quality education. This is not to set aside the care and feeding inherent basic needs of a child, but a breakthrough that brings education into this institutional model. Tried to determine the aspects that involve early childhood education, such as teaching and learning, play, care hygiene, nutrition, safety, structure of schools, training of managers and teachers, parent involvement, participation of the government and society. It was observed that the best way to make a quality education is the participation of all. Involvement should not be solely on opinion, however, it should turn to actions that can really add to the procedures of teaching and learning in the city of São Luís de Montes Belos. It was found that migrate from the old system adopted for the care of children is no easy task, however, with the mission trained professionals will become possible. Professional training should be a beheld by all professionals involved item and is required for teachers, administrators and education secretaries. Training in higher level courses focused on education demonstrates progress in the way of execution of the work in these schools, facilitating the shift in thinking, breaking with the traditional model of daycare for a new educational method. In this sense, it is necessary to give effect to what determines the 1988 Federal Constitution, the Law of Guidelines and Bases of National Education, town regulations and other rules that make up the normative framework that illuminates childhood education in Brazil. Fostering a culture that allows parents to actively participate in the work, they know that their children are placed in a place of learning, without paternalistic character, beyond that, they are being prepared for the future with a quality education. Therefore, the town Education Department, managers of CMEIs and teachers need to create a network of communication with parents and society. Contact this that approximates the population of the School and practiced routines, demonstrating the need to seek solutions together. Infant Education makes forming partnerships and these should be consistent with the laws, rules and principles governing education, added local features and respect the personal peculiarities of learners. The methodology used for the elaboration of this thesis was to content analysis, using books, laws, standards, documents provided by the City secretariat of Education, the aggregate field research in seven CMEIs. It was concluded that still much work to do, but that the sum of values among all bring better results. Do not just change the name of the institution, it is necessary to change the form of teaching, which is: leave the welfare model. This is not a simple craft, but with professional training and targeted advertising, parent education and society, encouragement of the Government gaps are remedied approaching every day an educational model that addresses the real needs of students.
Keywords: CMEI. Educação infantil. Leis. Participação da sociedade
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: Oliveira, Valdete Rosa da Silva. ESTUDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E FUNÇÃO SOCIAL DOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CMEIs NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS/GO. 2014. [167f]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/355
Issue Date: 12-Feb-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - MDR.pdf3 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.