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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: ESTUDO DO PROCESSO DE INOVAÇÕES NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE GOIÂNIA EM 2014
???metadata.dc.creator???: Witovicz, Rodson Marden 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bontempo, Paulo César
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bontempo, Paulo César
???metadata.dc.contributor.referee2???: Filho, Bento
???metadata.dc.contributor.referee3???: Melo, Maria Aparecida de Souza
???metadata.dc.description.resumo???: A importância e relevância da micro e pequena empresa para o crescimento e desenvolvimento econômico tem sido pauta constante nas agendas de discussões dos governos e dos empresários; e como objetivos desses atores, a busca incessante para mantê-las competitivas e sustentáveis diante de um cenário de incertezas e de mercados instáveis, levando a diversas pesquisas e estudos para alcançar esses objetivos. A inovação juntamente com seus processos inovativos têm se mostrado um diferencial competitivo para as empresas que os adotam nos seus modelos de gestão, independentemente do porte da empresa. O presente estudo teve como objetivo identificar como ocorre o processo de inovação nos produtos, serviços e processos das micro e pequenas empresas; investigando a percepção e compreensão do empresário em relação à busca e promoção da inovação, à importância da inovação e ao seu desenvolvimento nas empresas, e quais as fontes de cooperação que os empresários recorrem para promover a inovação nas suas empresas. O estudo fez uma imersão no cenário das micro e pequenas empresas no Brasil, com base no seu histórico, marcos regulatórios, incentivos e na gestão das micro e pequenas empresas. Na temática da inovação, buscou-se explicar e distinguir os conceitos, modelos e tipos de inovação; a importância do empreendedorismo inovador e os incentivos que as empresas podem conseguir para desenvolver inovação nos seus produtos, serviços e processos; e como ocorre o processo de inovação nas micro e pequenas empresas. A estratégia metodológica sustentou-se em uma pesquisa quantitativa, utilizando como método o quantitativo estatístico, com a técnica da pesquisa em questionário online, baseada no levantamento secundário de dados. O resultado desse estudo possibilitou constatar que a maioria das micro e pequenas empresas (MPEs) adota o modelo de inovação incremental e aberta, tem como objetivos principais a implementação de uma gestão mais avançada e sustentável para os processos e produtos das empresas. Na percepção dos empresários o elevado custo para inovação é uma das principais dificuldades encontrada para desenvolvimento desses processos inovativos, mesmo assim a maioria das empresas desenvolve inovação com recursos próprios. A inovação é tida como um fator importante que faz diferença para essas empresas, as MPEs consideram de alta importância às fontes externas de cooperação como empresas de capacitação e instituições parceiras como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para levar conhecimento e capacitar no desenvolvimento dos produtos / processos e serviços dessas empresas. O estudo gerou uma nova base de conhecimento, que poderá ser utilizado para traçar novas estratégias que possam apoiar e ajudar desenvolver inovação nas micro e pequenas empresas, por setores empresariais, do governo, instituições de apoio as MPEs, pesquisadores entre outros.
Abstract: The importance and relevance of micro and small enterprises for growth and economic development has been constant agenda in the discussions of governments and entrepreneurs; and as objectives of these actors, the relentless pursuit to keep them competitive and sustainable in a scenario of uncertainty and unstable markets, leading to several researches and studies to achieve these goals. Innovation together with its innovative processes has proven to be a competitive advantage for companies that adopt them in their management models, regardless of the company size. This study aimed to identify how the process of innovation occurs in micro and small companies, in their products, services and processes; investigating the perception and understanding of the entrepreneur regarding the search and promotion of innovation, the importance of innovation and its development in businesses, and which sources of cooperation entrepreneurs resort to in order to promote innovation in their companies. The study immerses in the micro and small business scenario in Brazil, based on its background, regulatory frameworks, incentives and management of micro and small enterprises. The theme of innovation, sought to explain and its concepts, models and types distinguished; as well as the importance of innovative entrepreneurship and incentives that companies can get to develop innovation in their products, services and processes; and how the process of innovation in micro and small businesses occurs. The methodological strategy was argued in a quantitative research, more specifically the statistical method, with the research technique in online questionnaire, based on secondary data collection. The result of this study made it possible to see that the majority of MEPs adopted the model of incremental and open innovation, has as main objectives the implementation of more advanced management and sustainable for the processes and products of the companies. In the perception of entrepreneurs the high cost of innovation is one of the main difficulties found to develop these innovative processes, yet most companies develop innovation with their own resources. Innovation is seen as an important factor that makes a difference for these companies; MEPs consider of high importance to external sources of cooperation as a training partner companies and institutions such as SEBRAE to take knowledge and enable the development of products / processes and services these companies. The study generated a new knowledge base that can be used to map out new strategies to support and help develop innovation in micro and small companies, by business sectors, the government, the micro and small companies support institutions, researchers and others.
Keywords: micro e pequena empresa; inovação; gestão.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 2
Citation: Witovicz, Rodson Marden. ESTUDO DO PROCESSO DE INOVAÇÕES NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE GOIÂNIA EM 2014. 2015. [125f]. Dissertação( Programa 2) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/353
Issue Date: 18-Dec-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração



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