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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: BOCA A BOCA ELETRÔNICO (eWOM): UM INSTRUMENTO DE MARKETING DE RELACIONAMENTO
???metadata.dc.creator???: IWATA, SUZANE SUEMY DO CARMO 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Henrique, Jorge Luiz
???metadata.dc.contributor.referee1???: Henrique, Jorge Luiz
???metadata.dc.contributor.referee2???: Filho, Bento Costa
???metadata.dc.contributor.referee3???: Matos, Celso Augusto de
???metadata.dc.description.resumo???: Com a evolução da Internet, o consumidor atual pode transmitir sua opinião e expressar seus desejos para outros de forma rápida e espontânea, utilizando-se das plataformas de mídias sociais. A utilização dessas mídias sociais como estratégia de marketing nas organizações tornou-se relevante, principalmente na área de relacionamento com os clientes. No Marketing de Relacionamento, o boca a boca eletrônico (eWOM) está entre os fatores que influenciam no comportamento dos consumidores. O eWOM é definido como declarações positivas ou negativas feitas por potenciais, reais, ou ex-clientes sobre um produto ou empresa, disponibilizados às pessoas e às instituições por meio da Internet. É nesse ambiente que está o foco do estudo, eWOM no Facebook. O objetivo foi categorizar os conteúdos da comunicação boca a boca, a partir de registros curtidos e compartilhados nas Fan Pages do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde (IFGCRV) e IFGOIANO_CRV, a fim de auxiliar a instituição de ensino (IE) no relacionamento com a comunidade acadêmica. Para alcançar o objetivo, realizou-se um estudo exploratório, a netnografia, que consiste em extrair informações de blogs e fóruns de discussões em ambiente virtual. Foram aplicados dois modelos de análise: a análise de discurso mediada por computador e a análise indutiva. A coleta de dados foi realizada pelo período de 8 meses e em três etapas, de forma passiva, ativa e por meio de entrevista semiestruturada com a moderadora da página no IFGCRV. As postagens foram categorizadas como notícias, tecnologias, atualidades e informações acadêmicas, sendo a última a que recebeu maior destaque entre os participantes das páginas. Quanto ao eWOM, foram criadas as categorias “Falar Bem”, “Recomendar”, “Defender”, “Falar Mal”, “Denegrir” e “Não Recomendar”. A categoria de maior repercussão foi “Falar Bem”, seguida do “Recomendar” demonstrando que os conteúdos postados nas páginas refletem o boca a boca positivo da comunidade acadêmica em relação ao IF. Os resultados indicaram que a estrutura de participação dos indivíduos nas páginas não permite o anonimato e que a velocidade na disseminação das informações, interação entre participantes e a versatilidade e a facilidade de comunicação via Facebook possibilitaram que comentários e conteúdos fossem disseminados de forma viral. Concluiu-se que os participantes das páginas são jovens, com vínculo profissional ou social com a academia, estão à busca de desenvolvimento profissional como a ampliação de relacionamentos e têm forte tendência a disseminar informações sobre o IF. Este estudo permite apresentar o boca a boca como um fator relevante no momento da escolha de uma IE, pois esse influencia a comunidade nas tomadas de decisões. O conhecimento gerado sobre as categorias de registros de campo nas páginas do IF e do boca a boca no Facebook, adotadas neste trabalho, permitem ampliar o Marketing de Relacionamento da IE com a comunidade em geral. Quanto à contribuição acadêmica, os resultados demonstram a influência das mídias sociais na formação do boca a boca, corroborando estudos anteriores sobre o tema. Quanto às limitações, teve-se o contexto, somente uma IE, e o método qualitativo, que não permite generalizações.
Abstract: With the evolution of the Internet, the current consumers can express their opinions and wishes to others quickly and spontaneously, using social media platforms. The use of these social media as a marketing strategy in organizations has become relevant, especially in customer relationships areas. In Relationship Marketing, electronic word-of-mouth (eWOM) is one of the factors that most influence consumer behavior. eWOM is defined as positive or negative statements made and shared through the Internet by potential, actual, or former customers about a product or company. It is in this environment that is the focus of the study, eWOM on Facebook The objective was to categorize the contents of word-of-mouth communication, from “liked” and “shared” records in the IFGCRV and IFGOIANO_CRV Fan Page, in order to assist the educational institution with the academic community relationship. In order to reach the objective, an exploratory study was accomplished, the netnography, that consists of extracting information from blogs and discussion forums, in a virtual environment. Computer-mediated discourse analysis and inductive analysis were applied. The data collection was made during 8 months and in three stages, in a passive, active way and through a semi-structured interview with the Fan Page moderator in the IFGCRV. The posts were categorized as news, technologies, present news, and academic information, the last one received greater prominence among the participants of the pages. About the eWOM, the categories "Speak Well", "Recommends", “Defend”, "Badmouth", "Denigrate" and “Not Recommend” have been created. The most relevant category was "Speak Well", followed by "Recommends", demonstrating that the contents posted on the pages reflect positive word-of-mouth of the academic community in relation to IF. The results showed that the participation structure of the individuals in the pages does not allow anonymity and that the speed in the dissemination of information, interaction among participants and the versatility and ease of communication via Facebook enabled comments and content to be disseminated in a viral way. It was concluded that the participants of the pages are young, with professional or social connection with the academy, and are looking for professional development as the expansion of relationships, having a strong tendency to disseminate information about the IF. This study makes it possible to present word-of-mouth as a relevant factor when choosing an educational institution, because it influences the community to make decisions. The knowledge generated about the categories of field records in the IF pages and word-of-mouth on Facebook, adopted in this study, allows one to enlarge the Relationship Marketing of IE with the general community. As for the academic contribution, the results demonstrate the influence of social media in the formation of wordof- mouth, corroborating previous studies on the subject. About the limitations, we may quote the context, only one educational institution, and the qualitative method, which does not allow generalizations.
Keywords: Marketing de Relacionamento; Boca a boca (WOM); Boca a boca Eletrônico (eWOM); Mídias Sociais, Netnografia.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 2
Citation: IWATA, SUZANE SUEMY DO CARMO. BOCA A BOCA ELETRÔNICO (eWOM): UM INSTRUMENTO DE MARKETING DE RELACIONAMENTO. 2017. [103f]. Dissertação( Programa 2) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/333
Issue Date: 8-Apr-2017
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