Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/301
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: UM ESTUDO DA MOTIVAÇÃO EM ALUNOS DE PEDAGOGIA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, NO MUNICÍPIO DE FORMOSA-GO.
???metadata.dc.creator???: Prediger, Luciana Pott 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mendonça, Alzino Furtado de
???metadata.dc.description.resumo???: PREDIGER, Luciana Pott. Um estudo da motivação em alunos de Pedagogia de Instituições de Ensino Superior, no município de Formosa-Go. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Faculdades Alves Faria (ALFA), Goiânia, 2014. A delimitação desta pesquisa se dá por meio das causas que levam os estudantes a procurarem sua formação acadêmica, visto que esta é uma questão de extrema importância, pois assim será possível criar planos institucionais, competências, matrizes e estratégias voltadas para o ensino, a fim de motivar o aluno em sala de aula. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo centra-se em analisar quais aspectos motivam e desmotivam os alunos dos cursos de Pedagogia de uma IES pública e de outra privada, ambas do Município de Formosa, no decorrer do curso, com o intuito de colaborar para uma melhoria da qualidade do processo educativo, tendo como alicerce as informações vindas de uma pesquisa realizada no ano de 2013. Quanto à metodologia utilizada para a construção da presente pesquisa, foram adotados procedimentos metodológicos de caráter qualitativo, materiais bibliográficos e uma pesquisa de campo, objetivando conhecer a realidade. Por meio dos resultados de um questionário, tendo como participantes acadêmicos do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Goiás (IESGO) e da Universidade Estadual de Goiás (UEG), compreendeu-se que há variações de percepções dos estudantes em se tratando da motivação que os impulsiona a cursarem Pedagogia. No entanto, em determinados questionamentos podem ser notadas semelhanças de como estes alunos reagem dependendo da estratégia e da forma como o educador conduz as aulas ou, até mesmo, dependendo do que o aluno procura durante a sua formação. Por meio da análise dos resultados constatou-se que há inúmeros fatores que acabam influenciando no processo de motivação e desmotivação, cada um desses apresentando um grau de intensidade que colabora ou até mesmo influência negativamente a formação de futuros profissionais da área educacional.
Abstract: PREDIGER, Luciana Pott. A study of motivation in students of Pedagogy of Higher Education Institutions in the municipality of Formosa-Go. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Faculdades Alves Faria (ALFA), Goiânia, 2014. The delimitation of this research is through the causes that take students to seek academic education, as this is a matter of utmost importance, thus it will be possible to create institutional arrangements, skills, arrays, and strategies for teaching in order to motivate the student in the classroom. Thus, the aim of this study focuses on analyzing which aspects motivate and demotivate students of Pedagogy of public and private HEIs another, both of the County of Taiwan, during the course, in order to contribute to improving the quality of the educational process as a foundation the information from a survey conducted in 2013. Regarding the methodology used for the construction of the present research, methodological procedures of qualitative, bibliographical material and a field survey were adopted, order to know the reality. Through the results obtained by means of a questionnaire, as academic participants pedagogy course at the Instituto Superior de Goiás (IESGO) and State University of Goiás (UEG) , it was understood that there are variations in students' perceptions when considering the motivation that drive the coursing Pedagogy. However, in certain questions, noted similarities in how these students react depending on the strategy and the way may be noted as the teacher conducts lessons or even that depending on what the student demand during its formation. Through the analysis of the results, it was found that there are numerous factors that ultimately influence the motivation and demotivation process, each showing a degree of intensity that collaborates or even malevolent influence in the formation of future professionals in the education field.
Keywords: Motivação. Desmotivação. Pedagogia. Qualidade de Ensino.
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 2
Citation: Prediger, Luciana Pott. UM ESTUDO DA MOTIVAÇÃO EM ALUNOS DE PEDAGOGIA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, NO MUNICÍPIO DE FORMOSA-GO.. 2014. [81]. Dissertação( Programa 2) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/301
Issue Date: 27-Jun-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.