Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/291
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E O DESENVOLVIMENTO GERENCIAL: ESTUDO DE CASO NO BANCO DE DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO SANTO (BANDES)
???metadata.dc.creator???: PINTO, ALCIDES OLIVEIRA 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Carvalho, Raquel Maracaípe de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Carvalho, Raquel Maracaípe de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Bontempo, Paulo César
???metadata.dc.contributor.referee3???: Freitag, Maria Salete Batista
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa teve como objetivo realizar um estudo junto aos gestores do Bandes sobre os processos de aprendizagem organizacional e as ações de treinamento e desenvolvimento praticadas pelo banco visando o desenvolvimento gerencial. Dessa forma, com vista a atender aos objetivos propostos e responder ao problema central da pesquisa, foram adotadas as seguintes metodologias: exploratória, que resultou em uma pesquisa bibliográfica, com as principais seções destacando organizações e pessoas, aprendizagem organizacional, treinamento e desenvolvimento, aprendizagem e formação gerencial; e o estudo de caso, que demonstrou os resultados de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo e quantitativo com gestores no Bandes. Para a pesquisa de campo foi elaborado um questionário adaptado de Delfino (2011), que enfocou os seguintes processos de aprendizagem: geração, compreensão, disseminação e institucionalização. O questionário de pesquisa possuía ainda uma escala Likert que avaliou as ações de treinamento e desenvolvimento gerencial e os facilitadores da aprendizagem organizacional. Os resultados encontrados na pesquisa de campo no Bandes apontam os quatro processos de aprendizagem, e também os fatores determinantes de aprendizagem que podem contribuir ou inibir esses processos. Adotou-se a estrutura de referência proposta por Silva (2009), a qual revelou aderência ao contexto da organização e possibilitou identificar, analisar e compreender como ocorrem os processos de aprendizagem no Bandes. Além disso, o estudo mostrou que o fluxo da aprendizagem no banco se dá no sentido da organização para o indivíduo, muito embora aponte grande ênfase de aprendizagem no nível de grupo. Por outro lado, não ficou evidente que o processo ocorra no sentido inverso, ou seja, do indivíduo para a organização. Concluindo, a pesquisa mostrou também que os processos de aprendizagem podem colaborar para o desenvolvimento gerencial, bem como para a prática da gestão.
Abstract: This research aims to conduct a study with the Bandes managers about the organizational learning processes and the training and development actions practiced by the bank aiming the management development. Thus, in order to achieve the proposed objectives and respond to the central research problem, the following procedures were taken: exploratory method, resulting in a bibliographic research, with the major sections highlighting organizations and individuals, organizational learning, training and development, learning and management formation; and the case study, which demonstrates the results of a qualitative and quantitative field research with managers in Bandes. For the field research a questionnaire was designed, based on Delfino (2011) interview guide, which has focused on the following learning processes: generation, comprehension, dissemination and institutionalization; the questionnaire also had a Likert scale which has evaluated the management training and development activities and organizational learning favors. The results found by the field research at Bandes point to the four learning processes, and also to the learning determinant factors which can collaborate or inhibit these processes. This research adopted the reference structure proposed by Silva (2009), which revealed adherence to the organizations context and allowed to identify, analyze and comprehend how the learning processes occur in Bandes. Besides, the study showed that the learning flow in the bank goes from the organization to the individual, although great learning has taken place in the group level. On the other hand, it is not clear if the process occur in reverse, in other words, from individual to organization. Concluding, the research also showed that the learning processes may collaborate to the managerial development, as well as the management practice.
Keywords: prendizagem Organizacional; Desenvolvimento Gerencial; Processos de Aprendizagem; Competences, Managerial Develpment and Knowledge.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 2
Citation: PINTO, ALCIDES OLIVEIRA. A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E O DESENVOLVIMENTO GERENCIAL: ESTUDO DE CASO NO BANCO DE DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO SANTO (BANDES). 2014. [188f]. Dissertação( Programa 2) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/291
Issue Date: 22-Nov-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.