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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise da expectativa e do impacto de treinamento para desenvolvimento de liderança: O caso em uma empresa do agronegócio.
???metadata.dc.creator???: Medeiros, Patrícia Francisca dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Brito, Hérica Landi de
???metadata.dc.description.resumo???: O mercado de trabalho exige das empresas e dos profissionais cada vez mais o desenvolvimento de competências. Muitas organizações para atender a essas exigências, buscam estruturar as ações de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), visando investir no desenvolvimento dos funcionários. Neste processo de estruturação de TD&E a avaliação dos treinamentos promovidos e oferecidos pelas empresas ganham destaque, pois a utilização das avaliações de treinamento referente a expectativa e impacto do treinamento, pode-se realizar melhorias nos programas de treinamento, buscando a aprendizagem e a transferência do que foi aprendido para o desempenho do trabalho. Nesse sentido, este projeto propôs avaliar e descrever a expectativa e o impacto do treinamento de desenvolvimento de lideranças, no desempenho do trabalho dos líderes de uma empresa do agronegócio, a partir da percepção dos participantes do treinamento e de suas chefias imediatas. A amostra foi composta por 34 funcionários, sendo 23 lideranças participantes do treinamento, que foram admitidas e/ou promovidas a partir do ano de 2017 até a data de realização da primeira etapa do treinamento e por 11 funcionários que são chefias imediatas dos participantes. As chefias dos participantes do treinamento, avaliaram o impacto do treinamento, mas não foram submetidas ao treinamento. Para coleta de dados foram utilizadas três escalas validadas no contexto Brasileiro: Escala de Expectativa em Relação ao Treinamento; Escala de Autoavaliação de Impacto do Treinamento no Trabalho e a Escala de Heteroavaliação de Impacto do Treinamento no Trabalho. A percepção dos participantes em relação a expectativa do treinamento, apresentou média geral de 4,30 e desvio padrão de 0,36. A percepção na autoavaliação e na heteroavaliação do impacto do treinamento no trabalho, foram positivas tanto na primeira etapa, quanto na segunda etapa do treinamento, apresentou média geral entre 4,06 a 4,22 e desvios-padrão de 0,28 a 0,38. . Na autoavaliação e heteroavaliação não houve diferença significativa e os resultados, sinalizam que participantes e chefias, perceberam como alto o impacto gerado pelo treinamento no desenvolvimento do trabalho.
Abstract: The job market increasingly requires companies and professionals to develop skills. Many organizations, in order to meet these requirements, seek to structure training, development and education (TD&E) actions, aiming to invest in the development of employees. In this process of structuring TD&E, the evaluation of the training promoted and offered by the companies is highlighted, since the use of training evaluations related to the expectation and impact of the training, improvements can be made in the training programs, seeking learning and transferring the training. that has been learned for job performance. In this sense, this project proposed to evaluate and describe the expectation and the impact of the leadership development training, in the performance of the work of the leaders of an agribusiness company, based on the perception of the training participants and their immediate managers. The sample consisted of 34 employees, 23 of whom were leaders who participated in the training, who were admitted and / or promoted from the year 2017 until the date of the first stage of the training and 11 employees who are the immediate leaders of the participants. The heads of the training participants evaluated the impact of the training, but were not submitted to the training. For data collection, three scales validated in the Brazilian context were used: Expectation Scale in Relation to Training; SelfAssessment Scale for Work Training Impact and the Hetero-Assessment Scale for Work Training Impact. The participants' perception of the training expectation showed an overall average of 4.30 and a standard deviation of 0.36. The perception of self-assessment and hetero-assessment of the impact of training at work was positive both in the first stage and in the second stage of training, with an overall average between 4.06 to 4.22 and standard deviations from 0.28 to 0,38. There was no significant difference in self-assessment and heteroassessment and the results indicate that participants and managers perceived the impact of training on the development of work as high.
Keywords: Avaliação de expectativa; Avaliação de Impacto do Treinamento no Trabalho; Treinamento, Desenvolvimento e Educação - TD&E.Avaliação de expectativa; Avaliação de Impacto do Treinamento no Trabalho; Treinamento, Desenvolvimento e Educação - TD&E.
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: Medeiros, Patrícia Francisca dos Santos. Análise da expectativa e do impacto de treinamento para desenvolvimento de liderança: O caso em uma empresa do agronegócio.. 2020. [75]. Tese( Programa 1) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/259
Issue Date: 14-Aug-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

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