Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/250
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A AÇÃO SOCIOEDUCATIVA E O PAPEL DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS NA GARANTIA DE EDUCAÇÃO ÀQUELES QUE ESTÃO EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Solimar Santana 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Guilherme Resende
???metadata.dc.description.resumo???: OLIVEIRA, Solimar Santana. A Ação Socioeducativa e o papel da Secretaria de Estado da Educação de Goiás na garantia de educação àqueles que estão em cumprimento de medidas socioeducativas. Dissertação de Mestrado. 143 f. - Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional. Goiânia, 2020. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a ação socioeducativa implantada pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC) e seu papel na garantia de educação àqueles que estão em cumprimento dessas medidas nos anos de 2019 a 2020. A problemática da pesquisa parte da análise desta ação da Gerência de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação da SEDUC, o que leva para os objetivos específicos de compreender, baseados na legislação e na bibliografia da área, as ações socioeducativas e sua vinculação com os adolescentes em conflito com a lei; caracterizar e analisar a ação socioeducativa implantada pela Gerência de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação da Secretaria de Estado da Educação de Goiás e investigar a percepção dos responsáveis pelos programas e projetos sobre a ação socioeducativa. A metodologia, a partir do estudo de caso, teve seu percurso iniciado pelo levantamento e análise bibliográfica para construção do arcabouço teórico, seguida pela pesquisa documental e construção de roteiro para entrevistas semiestruturadas e sua realização, por conseguinte o tratamento dos dados e discussão com apontamentos e reflexões acerca dos dados empíricos que emergiram do campo investigado. Ao questionar as ações da Gerência de Programas e Projetos Intersetoriais (GPPIS) e Socioeducação da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, clareia-se a necessidade de que a própria secretaria possa se colocar em constante avaliação e detectar o êxito das políticas públicas em educação que estão sob sua responsabilidade. Inicialmente, identificamos que a legislação e políticas responsáveis pela proteção integral dos adolescentes e jovens autores de ato infracional propõe a socioeducação como garantia de educação com qualidade, bem como para a ressocialização desse sujeito como política pública. A análise da percepção dos seus colaboradores demonstrou que há limitações na implementação da ação socioeducativa e que a SEDUC, com sua atuação específica a GPPIS, cumpre o seu papel na garantia de educação àqueles que estão em cumprimento de medidas socioeducativas, aqui de maneira mais assertiva a medida de internação. Cumpre parcialmente o que está previsto nas leis, no ECA e no SINASE. Cumpre a oferta de educação, contudo necessita de certas peculiaridades e especificidades que somente a efetividade de uma ação que se diz socioeducativa poderia abranger, como formação continuada para os servidores que atuam no CASE; estreitar relações com a família dos reeducandos internos; mudança de paradigma na socioeducação que é percebida como sistema de punição; construção e avaliação do seu próprio PPP; formação profissionalizante para os reeducandos; e educação na perspectiva de reparar, equalizar e qualificar.
Abstract: OLIVEIRA, Solimar Santana. Socio-educational Action and the role of the Goiás State Department of Education in guaranteeing education for those who are in compliance with socio-educational measures. Masters dissertation. 143 f. - Professional Master in Regional Development. Goiânia, 2020. This work aims to analyze the socio-educational action implemented by the State Secretariat of Education of Goiás (SEDUC) and its role in ensuring education to those who comply with these measures in the years 2019 to 2020. The study problem of this research starts with the analysis of this action of the Management of Inter-sectorial Programs and Projects and Socio-education of SEDUC, which leads to the specific objectives of understanding the socio-educational actions and their linkage with adolescents in conflict with the law, based on the legislation and bibliography of the area. It characterizes and analyzes the socio-educational action implemented by the Management of Inter-sectorial Programs and Projects and Socio-education of the State Secretariat of Education of Goiás and investigate the perception of those responsible for programs and projects about the socio-educational action. The methodology, from the case study, began with the survey and bibliographical analysis for the construction of the theoretical framework, followed by the documentary research and construction of a script for semi-structured interviews and its realization, therefore the treatment of the data and discussion with notes and reflections about the empirical data that emerged from the investigated field. By questioning the actions of the Management of Inter-sectorial Programs and Projects (GPPIS) and Socioeducation of the State Secretariat of Education of Goiás, it clarifies the need for the secretariat itself to be able to put itself in constant evaluation and detect the success of public policies in education that are under its responsibility. Initially, we identified that the legislation and policies responsible for the integral protection of adolescents and young people who are the authors of an infraction act propose the socio-education as a guarantee of education with quality, as well as for the re-socialization of this subject as a public policy. The analysis of the perception of its collaborators showed that there are limitations in the implementation of socio-educational action and that SEDUC, with its specific action to GPPIS, fulfills its role in ensuring education to those who comply with socio-educational measures, here in a more assertive way the measure of internment. It partially fulfills what is foreseen in the laws, in the ECA and in SINASE. It fulfills the education offer; however, it needs certain peculiarities and specificities that only the effectiveness of an action that is said to be socio-educative could encompass. Some important practices are recurrent training for the government employees who works at CASE; strengthen the ties with reeducation inmates’ families; break the mold in socioeducation that it is a system of punishment only; construction and surveying of its own PPP; professional training course for the reeducation and the perspective education by repairing, equalizing and qualifying.
Keywords: Educação. Políticas Públicas. Ação Socioeducativa.
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 2
Citation: Oliveira, Solimar Santana. A AÇÃO SOCIOEDUCATIVA E O PAPEL DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS NA GARANTIA DE EDUCAÇÃO ÀQUELES QUE ESTÃO EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS. 2020. [144]. Dissertação( Programa 2) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/250
Issue Date: 5-Oct-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.