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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: RELAÇÃO ENTRE OS CURSOS SUPERIORES DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS IPORÁ COM OS SETORES PRODUTIVOS LOCAIS
???metadata.dc.creator???: Souza, Fabiana Aparecida Tobias 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Guilherme Resende
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Guilherme Resende
???metadata.dc.contributor.referee2???: Wander, Alcido Elenor
???metadata.dc.contributor.referee3???: Filho, Sebastião Nunes da Rosa
???metadata.dc.description.resumo???: O vasto território brasileiro traz consigo o desafio de se promover o desenvolvimento e integração entre regiões de características distintas. Dada esta diversidade, a administração pública nos níveis federal, estadual e municipal é naturalmente levada a estimular o desenvolvimento dos setores produtivos locais mantendo como base norteadora as características próprias de cada região. Neste trabalho, buscamos ressaltar o papel que as Instituições de Ensino Superior podem exercer neste processo. Particularmente, analisaremos aqui o papel e potencial de atuação da recém-implantada unidade do Instituto Federal Goiano na cidade de Iporá, localizada na mesorregião central do estado de Goiás. Para tanto, pesquisou-se o processo de integração da instituição de ensino para com a população e as características e necessidades da região. Primeiramente, foi realizada pesquisa bibliográfica com o intuito de expor conceitos importantes que levaram à implantação dos Institutos Federais como ferramenta de expansão do ensino e demais atividades acadêmicas no Brasil. Ainda foi realizada análise documental da legislação responsável pela criação dos institutos, buscando compreender os objetivos, missões e valores que norteiam o seu funcionamento, sobretudo do IF Goiano. Sequencialmente, foram descritos os contextos geográfico e histórico do estado de Goiás, com foco sobre a microrregião de Iporá. Utilizando dados oriundos de diferentes bases de dados, buscamos contextualizar a atual situação socioeconômica do estado e da microrregião de Iporá, bem como o status de seus setores produtivos. Assim, examinou-se a atuação do IF Goiano no processo de desenvolvimento regional. Na etapa seguinte do trabalho, foi realizada a aplicação de formulários junto a egressos dos cursos superiores do IF Goiano em Iporá formados nos anos de 2015, 2016 e 2017. Foi então possível estabelecer uma relação entre a área de formação destes alunos com os setores produtivos locais. Principalmente, investigamos se os profissionais formados na unidade se inserem no contexto e demandas da região. Com base no levantamento bibliográfico e também nos dados coletados, foi possível observar que a unidade do IF Goiano em Iporá tem atuado em diferentes frentes para se integrar e beneficiar a comunidade da microrregião. São oferecidos cursos em diferentes níveis capazes de capacitar profissionais escassos na região além da promoção de inúmeros projetos de extensão e pesquisa. Contudo, o desenvolvimento socioeconômico da região se mostra em ritmo desacelerado em relação ao instituto. Como consequência, um considerável percentual de egressos não é absorvido pelo mercado de trabalho em sua área de formação específica, sendo levado à atuar em áreas distintas, abandonar a região em busca de oportunidades ou enfrentar o desemprego.
Abstract: The vast Brazilian territory inherently brings the challenge of jointly promoting the development of regions with distinct historical and geographical features. Given such diversity, the public administration at different levels is naturally led to stimulate the evolvement of local productive sectors, while keeping the particular characteristics from each region and society as the main guides towards this goal. In this work, we seek to emphasize the role to be played by the Higher Education Institutions within this process. In particular, we will scrutinize the current and future potential actions from the recently implemented unity of the Goiano Feral Institute (GFI) at the city of Ipora, located at the central meso-region of the Goias state. In order to achieve our goals, we have been seeking to establish whether or not the integration of the GFI campus in Ipora has been so far successful, mainly regarding the society and the particular requirements and characteristics of the region. In a first moment, we have performed a bibliographic research aiming to expose the relevant concepts that led to the implementation of the Federal Institutes as a tool for expansion of academic activities throughout the Brazilian territory. Then, we have analyzed the regulations that guided the conception of such institutes. Here, we seek to comprehend the goals, duties and values that direct their actions, especially from GFI. Sequentially, we have described the geographic and historic contexts from the state of Goias mainly focusing on Ipora´s micro-region. We have also used information from several databases, aiming to contextualize the current socio-economic situation of these territories and depict the potential tasks to be accomplished by GFI towards the regional development. In the step of the work, we have applied questionnaires to the graduates from Ipora´s GFI. By analyzing data collected from graduates from the years of 2015, 2016 and 2017, it was possible to establish a relation between their study area and the productive framework of the region. Especially, we have investigated if the newly formed professionals are inserted in the regional context and demands. Based on data collected either by bibliographic research or by questionnaires application, we can notice that Ipora´s GFI has been playing a relevant role in terms of integrating and bringing benefits to the region. The institution has been offering curses in different levels, which aim to train professionals that are scarce in the region. Additionally, the institution has promoted several extension and research projects. However, the socioeconomic development in the region has shown to be in a slower rhythm as compared to GFI itself. As a consequence, a considerable percentage of graduates are not incorporated in the labor market and are led to work in distinct areas, leave Iporá´s region and even face unemployment.
Keywords: Instituto Federal Goiano, Iporá, setor produtivo local, desenvolvimento regional.
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: Souza, Fabiana Aparecida Tobias. RELAÇÃO ENTRE OS CURSOS SUPERIORES DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS IPORÁ COM OS SETORES PRODUTIVOS LOCAIS. 2019. [82f]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/244
Issue Date: 1-Apr-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional

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