Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/241
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: ANÁLISE DA ESTRUTURA DE CAPITAL PARA AS EMPRESAS E SEU EFEITO NA GERAÇÃO DE VALOR PARA O ACIONISTA
???metadata.dc.creator???: Junior, Oscar Rosa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Calado, Luiz Roberto
???metadata.dc.contributor.referee1???: Brito, Hérica Landi de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rocha, Ricardo Humberto
???metadata.dc.description.resumo???: A utilização de uma maior exposição de capital de terceiros do que de capital próprio, seja via fornecedores ou via bancos, é uma real possibilidade e alternativa de aumentar sua capacidade operacional e gerar mais valor. Porém, não há consenso ou respostas definitivas na literatura a respeito do melhor nível de endividamento de uma empresa ou da estrutura de capital que proporcione o melhor retorno, tanto para a empresa quanto para seus acionistas. Além disso, no Brasil há um elevado custo financeiro para captação de recursos de empréstimos nos bancos, de modo que a recomendação de vários empresários e consultores é dever o mínimo possível para bancos e terceiros. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi investigar se há relação entre as estruturas de capital das empresas e seu valor de capitalização de mercado e, em continuidade, se essa alavancagem via bancos e terceiros de fato gera maior valor ao acionista. A amostra do estudo foi composta por 15 empresas americanas, 15 empresas brasileiras e 15 empresas mexicanas com maior faturamento, considerando-se os mesmos ramos de atividade, apesar da não uniformidade na base escolhida. Observaram-se suas composições de capitais e seus valores de capitalização de mercado, a fim de avaliar a relação entre essas duas variáveis. Utilizaram-se, como variáveis de dados, os balanços das empresas dos países indicados. Destacam-se, em nossa análise: 1) o percentual do capital de terceiros sobre o capital total; 2) o valor de capitalização de mercado; 3) a relação valor de mercado sobre seu patrimônio líquido, e 4) a relação valor de mercado sobre seu lucro líquido. Após as análises de dados de que as empresas americanas possuem 4,90 vezes o seu patrimônio líquido em valor de capitalização de mercado, as empresas brasileiras possuem 1,95 vezes, e as empresas mexicanas possuem 2,39 vezes, concluiu-se que estes números deixam ainda mais claro que utilizar capitais de terceiros é mais eficiente que utilizar os capitais próprios, e que o valor de mercado e seu valor para o acionista são muito mais interessantes que a linha final do lucro líquido a ser distribuído.
Abstract: The use of more exposure of third capital than equity, either via suppliers or via banks, is a real possibility and alternative of increasing your operational capacity and generating more value. However, there is no consensus or definitive answers in the literature about the best debt level of a company or the capital structure that provides the best return for both the company and its shareholders. Furthermore, in Brazil there is a high financial cost to borrow funds from banks, so the recommendation of several business owners and consultants is to owe as little as possible for banks and third parties. In this sense, the aim of this study was to investigate whether there is a relationship between the companies' capital structures and their market capitalization value and, in continuity, whether this leverage via banks and third parties actually generates greater value to the shareholder. The study sample consisted of 15 US companies, 15 Brazilian companies and 15 Mexican companies with higher revenues, considering the same lines of activity, despite the non-uniformity in the chosen base. Their capital compositions and their market capitalization values were observed in order to evaluate the relationship between these two variables. As data variables, the balance sheets of the companies of the indicated countries were used. In our analysis, the following stand out: 1) the percentage of third party capital over total capital; 2) the market capitalization value; 3) the market value to its equity ratio, and 4) the market value to its net profit ratio. After analyzing data that US companies have 4.90 times their net profit at market capitalization, Brazilian companies have 1.95 times, and Mexican companies have 2.39 times, it was concluded that these numbers make it even clearer that using third party capital is more efficient than using equity, and that market value and its shareholder value are much more interesting than the final line of net profit to be distributed.
Keywords: Capitalização de mercado. Capitais de terceiros e capitais próprios.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 2
Citation: JUNIOR, OSCAR ROSA. ANÁLISE DA ESTRUTURA DE CAPITAL PARA AS EMPRESAS E SEU EFEITO NA GERAÇÃO DE VALOR PARA O ACIONISTA. 2019. [25]. Dissertação( Programa 2) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/241
Issue Date: 24-Jul-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO OSCAR FINAL (9).pdfanexo835.44 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.