Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/239
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: ANALISE DA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EDUCAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
???metadata.dc.creator???: Souza, José Lopes de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Calado, Luiz Roberto
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho, com ênfase em administração, objetiva analisar a eficiência e a efetividade dos principais programas de Assistência Estudantil implementados no IF Goiano Campus Urutaí no âmbito do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAEs), na promoção da manutenção e da conclusão dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no IF Goiano Campus Urutaí, em específico para a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica, embasado no (PNAEs) que foi legitimado através do Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Este programa visa promover a permanência e o sucesso escolar dos alunos nas instituições Públicas Federais, minimizar os efeitos das desigualdades sociais, reduzir as taxas de evasão e contribuir para a promoção da inclusão social através da educação. Historicamente, a Assistência Estudantil tem seu início no ensino superior. Entretanto, a partir do Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010 (PNAEs), os Institutos Federais (IFs), com suas particularidades, passam a integrar o conjunto de órgãos executores e promotores de ações de Assistência Estudantil. As particularidades dos IFs referem-se a sua peculiar oferta de cursos dentro do conceito verticalizado, com a oferta no nível superior, mas também em outras modalidades de ensino, tais como: ensino médio integrado ao técnico e curso técnico. Diante disso, as ações da assistência estudantil passam a ser difundidas em outros níveis e modalidades de ensino. Trata- se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com utilização de fontes bibliográficas e documental. O instrumento escolhido para realização deste estudo foi a coleta de dados junto ao banco de dados do SISTEC, Matriz CONIF, Q-Acadêmico, SIAFI e Editais. Este trabalho produziu conhecimentos a partir da compreensão da eficiência e eficácia do programa do PNAEs. Os resultados dos dados indicam que o índice de eficiência e eficácia do projeto é muito baixa, o que abre possibilidades para rever a administração deste recurso junto ao IF Goiano – Campus Urutaí.
Abstract: The present study aims to analyze administration efficiency and effectiveness of Assistance Student programs implemented in Goiano Federal Institute Campus Urutaí (IF Goiano - Urutaí), Goiás, Brazil, taking National Programs of Student Assistance (PNAEs) into consideration to promote student’s success on Agriculture and Farming Technical High School Course in IF Goiano – Urutaí, especially in reference of students in socioeconomic vulnerability. PNAEs was implemented by Decree nº 7.234, of July 19, 2010. Thereby, this program was created to promote students’ permanence and success at Federal Public Institutions, aim to minimize social inequalities effects, to reduce evasion rates and to contribute with education social inclusion. In the past, student assistance programs were only used, in Brazil, on higher education schools. However, with the Decree 7,234, of July 19, 2010 (PNAEs), Federal Institutes (IFs) become part of the executing and promoter agencies of student assistance actions. IFs are important for this process because they offer also high school technical and higher education courses. Therefore, student assistance actions begun to be diffused in other levels and modalities of teaching. This is a qualitative, descriptive research using bibliographical and documentary sources. The instrument chosen to carry out this study was data collection from Sistec database, CONIF Matrix, Q-Acadêmico SIAFI and other administration data. This paper produced knowledge to understanding efficiency and effectiveness of PNAES program. The results indicated that assistance programs efficiency and effectiveness are still low, so it´s may be use to provide better resource management at IF Goiano – Urutaí.
Keywords: Programa Nacional de Assistência Estudantil, Programa de Assistência Estudantil, Ensino Médio Técnico Integrado ao Médio, Instituto Federal, Cidadania
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: Souza, José Lopes de. ANALISE DA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EDUCAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. 2019. [61]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/239
Issue Date: 8-Feb-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
versao final para encardenacao.pdfAnexo374.89 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.