Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/233
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: O CASO DA ESCOLA PADRE JOSIMO, NO MUNICÍPIO DE ESPERANTINA-TO
???metadata.dc.creator???: Cadore, Cláudia Renata Boni 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Godoi, Cintia Neves
???metadata.dc.contributor.referee1???: Almeida, Wilson de Jesus Beserra de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Mendonça, Alzino Furtado de
???metadata.dc.description.resumo???: Alterações no ecossistema, uso descomedido dos recursos naturais, deterioração do meio ambiente, urgência da sustentabilidade socioambiental e da revisão epistemológica dos conceitos ambientais constituem parte do contexto que justifica seguir discutindo e analisando criticamente a educação ambiental (EA). A partir da escola, a EA se apresenta como espaço de prevenção, enfrentamento, questionamento e conscientização do agir do homem neste ambiente local e globalmente tão ameaçado. O estudo que tem por título A educação ambiental nas escolas de educação do campo: o caso da escola Padre Josimo, no Município de Esperantina-TO foi realizado no âmbito do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA), na linha de pesquisa sobre Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. A presente pesquisa busca fundamentar o entendimento de EA a partir da construção do Estado Democrático de Direito Ambiental, construção esta associada a uma consciência crítica e transformadora, de acordo com propostas de autores, como, entre outros, Salet e Fensterseifer (2014), Leite e Ayala (2004), Gutiérrez e Prado (1997), Boff (1999, 2013), Gadotti (2000) e Carvalho (2012). Servindo-se, inicialmente, de investigação bibliográfica, esta pesquisa tem como objetivo conhecer as possibilidades e contribuições locais da EA na Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo (EFABIP), Município de Esperantina-TO. Neste sentido, o estudo se compromete, em um primeiro momento, em apresentar a institucionalização da EA com sua história, seus marcos legais, suas metodologias e práticas no contexto da sociedade brasileira. Em um segundo momento, a investigação se volta para o campo específico da pesquisa, a EFABIP, no intuito de identificar tanto as práticas socioambientais desenvolvidas na escola quanto seus desdobramentos na realidade local e regional. Este trabalho configura-se como um estudo de caso cuja pesquisa qualitativa e descritiva se utiliza de questionários, entrevistas, observações, revisão bibliográfica e análise documental. Por meio da pesquisa conclui-se que a EA desenvolvida na EFABIP Padre Josimo é um ensinar a partir de práticas agroecológicas interdisciplinares e transversais, identificadas com a realidade familiar, local, e regional dos discentes, desenvolvendo corresponsabilidade, cidadania e sustentabilidade. Conclui-se, igualmente, que os maiores limites da EA na EFABIP consistem na falta de recursos financeiros e materiais e na resistência de pais e alunos para incorporar a agroecologia e todo cuidado necessário para com o meio ambiente.
Abstract: Changes in the ecosystem, excessive use of natural resources, deterioration of the environment, urgency of social and environmental sustainability and the epistemological review of environmental concepts are part of the context that justifies discussing and critically analyzing environmental education (EE). From school, EE presents itself as a space for prevention, confrontation, questioning and awareness of human acting in this local and globally so threatened environment. The study entitled Environmental education in rural schools: the case of Padre Josimo School in the Municipality of Esperantina-TO was carried out under the Professional Master's Degree in Regional Development at the Alves Faria University Center (UNIALFA), in line with Research on Public Policy and Regional Development. This research seeks to substantiate the understanding of EE from the construction of the Democratic State of Environmental Law, a construction that is associated with a critical and transformative awareness, according to proposals by authors such as, among others, Salet and Fensterseifer (2014), Leite and Ayala (2004), Gutiérrez and Prado (1997), Boff (1999, 2013), Gadotti (2000) and Carvalho (2012). Initially using bibliographic research, this research aims to know the local possibilities and contributions of EA in the Padre Josimo Parrot Beak Family School (EFABIP), Esperantina-TO. In this sense, the study undertakes, at first, to present the institutionalization of EE with its history, its legal frameworks, its methodologies and practices in the context of Brazilian society. In a second moment, the investigation turns to the specific field of research, EFABIP, in order to identify both the social and environmental practices developed in the school and their consequences in local and regional reality. This work is configured as a case study whose qualitative and descriptive research uses questionnaires, interviews, observations, literature review and document analysis. Through research it was concluded that the EE developed at EFABIP Padre Josimo is a teaching from interdisciplinary and cross-cutting agroecological practices, identified with the students' family, local and regional reality, developing co-responsibility, citizenship and sustainability. Equally, EF's greatest limits in EFABIP are the lack of financial and material resources and the resistance of parents and students to incorporate agroecology and all necessary care for the environment.
Keywords: Educação Ambiental. Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo. Educação do Campo. Pedagogia da Alternância. Cidadania.
???metadata.dc.subject.cnpq???: SANEAMENTO AMBIENTAL::CONTROLE DA POLUICAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: CADORE, CLÁUDIA RENATA BONI. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: O CASO DA ESCOLA PADRE JOSIMO, NO MUNICÍPIO DE ESPERANTINA-TO. 2019. [128]. Tese( Programa 1) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/233
Issue Date: 14-Jun-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renata para impressão (1) (2).pdfanexo1.39 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.