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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE COSMÉTICOS E DE SERVIÇOS ESTÉTICOS
???metadata.dc.creator???: CLEMENTE, TATIANA MOREIRA 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Brito, Hérica Landi de
???metadata.dc.description.resumo???: Entende-se que é relevante conhecer melhor os fatores que influenciam as escolhas do consumidor na hora de realizar uma compra ou adquirir um serviço referente a cosméticos ou serviços estéticos, tendo em vista que o mercado de beleza tem se mostrado promissor no Brasil. Neste sentido, este trabalho visa estudar o comportamento do consumidor de produtos e serviços voltados para a estética. Os objetivos específicos são: identificar o perfil dos consumidores de cosméticos e de serviços estéticos da Região de Sobradinho e de Planaltina, verificar os serviços estéticos mais consumidos por homens e mulheres, investigar os fatores que geram a necessidade da aquisição de cosméticos e de serviços estéticos e detectar os atributos e as informações relevantes para a aquisição de cosméticos e de serviços estéticos. Trata-se de um estudo exploratório, de corte transversal, com abordagem quantitativa, de técnica estatística descritiva. Participaram desta pesquisa 129 moradores das cidades de Sobradinho e Planaltina. Foi constatado que o público alvo desta pesquisa é do segmento feminino, de meia idade, solteiros, não tendo filhos, não sendo praticantes de atividades físicas e com renda de até R$ 2.000,00. Os resultados indicaram que os serviços estéticos mais consumidos pelos participantes do estudo foram: corte de cabelo, esmaltação, depilação e limpeza de pele. Os produtos e serviços são adquiridos principalmente para elevar a autoestima e melhorar a aparência, prezando primordialmente pela qualidade, pela qualificação dos colaboradores, pelo bom atendimento e pelos preços. A internet foi considerada a ferramenta de informação que mais influencia a aquisição de produtos e serviços estéticos pelos participantes do estudo, seguida de amigos e indicação médica. Conclui-se que o setor que abrange as áreas de beleza e estética é favorável e está em constante expansão, sendo possível identificar que as maiores demandas do ramo da beleza são do segmento feminino. O segmento masculino, todavia, tem se apresentado como um grande alvo de oportunidade e um novo nicho de mercado, podendo proporcionar um crescimento ainda mais ousado no referido setor.
Abstract: It is understood that it is relevant to know better the factors that influence the choices of the consumer when making a purchase or to acquire a service related to cosmetic or cosmetic services, considering that the beauty market has shown promise in Brazil. In this sense, this work aims to study the consumer behavior of products and services aimed at aesthetics. The specific objectives are: to identify the profile of consumers of cosmetics and cosmetic services in the Sobradinho and Planaltina Region, to verify the aesthetic services most consumed by men and women, to investigate the factors that generate the need to acquire cosmetics and aesthetic services and detect the attributes and information relevant to the acquisition of cosmetics and aesthetic services. This is an exploratory, cross-sectional study with a quantitative approach, of descriptive statistical technique. A total of 129 residents from the cities of Sobradinho and Planaltina participated in this study. It was found that the target audience of this research is the female segment, middle age, single, having no children, not practicing physical activities and income of up to R $ 2,000.00. The results indicated that the aesthetic services most consumed by the study participants were: hair cutting, enameling, depilation and skin cleansing. Products and services are mainly purchased to raise self-esteem and improve appearance, primarily prizing the quality, qualification of employees, good service and prices, respectively. And the internet was considered the information tool that most influences the acquisition of aesthetic products and services by study participants, followed by friends and medical appointments, respectively. It is concluded that the sector that covers the beauty and esthetics areas are favorable and are in constant expansion, being possible to identify that the biggest demands of the beauty sector are of the female segment, however the male segment has presented itself as a great target of opportunity and a new niche market, which can provide even more bold growth for the sector.
Keywords: comportamento do consumidor, cosméticos, estética e aparência.
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: CLEMENTE, TATIANA MOREIRA. O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE COSMÉTICOS E DE SERVIÇOS ESTÉTICOS. 2018. [65]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/231
Issue Date: 29-Mar-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração



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