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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: ATENDIMENTO BANCÁRIO DIGITAL – AS RELAÇÕES ENTRE SATISFAÇÃO, CONFIANÇA, LEALDADE ATITUDINAL DE CLIENTES UM BANCO DE VAREJO
???metadata.dc.creator???: SILVA, DAMISO LÚCIO DA 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Filho , Bento Alves da Costa
???metadata.dc.description.resumo???: Os efeitos causados pelo avanço da transformação digital em determinados setores, que provocaram novos comportamentos e dinâmicas socioeconômicas, são um fenômeno essencial para compreendermos o que acontece hoje no mundo dos negócios. Poucos setores da economia estão tão envolvidos com a transformação digital em curso no mundo quanto o setor bancário. A forma como os clientes relacionam-se com os bancos passou por uma verdadeira revolução nos últimos cinco anos, afetando diretamente a satisfação e a lealdade dos clientes. Em 2017 o uso dos canais digitais se consolida no Brasil, com as transações em Internet e mobile banking chegando a 57% do total. O uso do mobile banking quintuplicou nos últimos quatro anos, em volume de transações (FEBRABAN, 2018). Contudo, poucos estudos no contexto bancário procuraram explicar as relações entre Satisfação, Confiança e Lealdade dos clientes atendidos pelo modelo de Relacionamento Digital. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é identificar as relações entre a Satisfação, a Confiança, a Lealdade clientes pessoas físicas atendidos pelo modelo de atendimento digital. Para tanto desenvolveram-se três hipóteses de pesquisas que retrataram no nível do consumidor as relações da Satisfação, da Confiança e da Lealdade Atitudinal. Realizou-se um estudo empírico de natureza descritiva, cujos dados foram coletados por meio de uma survey, com uma amostra constituída por 239 correntistas de um banco de varejo no Brasil. As hipóteses foram testadas por meio da técnica estatística Modelagem de Equações Estruturais, cujos modelos de mensuração e estrutural apresentaram ajustes adequados. Nesse sentido, os achados deste estudo, bem como suas implicações teóricas e gerenciais estão apresentadas sob três perspectivas. Primeiro, em relação ao construto Satisfação, verificou-se que de forma geral, os respondentes estão satisfeitos com o Banco. Destaca-se, o papel da Satisfação na formação da lealdade dos clientes em relação aos Bancos, considerados prestadores de serviços com orientação relacional. Avaliados em conjunto, os resultados sugerem que, apesar de satisfeitos, os clientes acreditam que o Banco não supera suas expectativas. Em segundo lugar, a análise do construto Confiança indica o reconhecimento dos clientes na solidez, na seriedade e na confidencialidade negocial do Banco. Assim como no construto Satisfação, o construto Confiança também revelou uma discreta piora na avaliação dos respondentes em relação ao estudo realizado por Santos (2012). Pode-se atribuir essa redução de confiança à transição entre os modelos de relacionamento convencional e digital. Esse novo modelo de atendimento digital impôs aos clientes um relacionamento virtual, por meio de aplicativos e telefone, com gerentes diferentes daqueles com os quais os clientes já possuíam um vínculo de confiança. Em terceiro lugar, o estudo sugere que uma boa porção da variabilidade (R²) da Lealdade Atitudinal foi explicada por dois construtos perceptuais (Satisfação e Confiança). As médias dos itens do construto Lealdade Atitudinal revelaram a intenção dos clientes de permanecer no Banco X nos próximos 6 meses após a pesquisa. Os dados revelam uma melhora nos indicadores de Lealdade Atitudinal, quando comparados com o estudo realizado por Santos (2012). Em decorrência desses resultados, apontam-se as limitações do trabalho e as sugestões de pesquisas futuras.
Abstract: The effects caused by the advance of digital transformation in certain sectors, which have led to new socioeconomic behaviors and dynamics, are an essential phenomenon to understand what is happening in the business world today. Few sectors of the economy are as involved with digital transformation and course in the world as the banking sector. The way customers relate to banks has gone through a real revolution in the last five years, directly affecting customer satisfaction and loyalty. In 2017 the use of digital channels consolidates in Brazil, with Internet and mobile banking transactions reaching 57% of the total. The use of mobile banking quintupled in the last four years, in volume of transactions (FEBRABAN, 2018). However, few studies in the banking context have attempted to explain the relationship between Satisfaction, Trust and Loyalty of clients served by the Digital Relationship model. In this sense, the objective of this research is to identify the relationships between Satisfaction, Trust, and Loyalty of individual clients served by the digital service model. For this, four hypotheses of research were developed that portrayed at the consumer level the relations of Satisfaction, Trust and Attitudinal Loyalty. An empirical study of a descriptive nature was carried out, with data collected through a survey, with a sample of 239 account holders from a retail bank in Brazil. The hypotheses were tested using the statistical technique Modeling of Structural Equations, whose measurement and structural models presented adequate adjustments. In this sense, the findings of this study, as well as its theoretical and managerial implications are presented from three perspectives. First, in relation to the Satisfaction construct, it was found that respondents are generally satisfied with the Bank. The role of Satisfaction in the formation of customer loyalty in relation to the Banks, which can be considered relational oriented service providers, is highlighted. Taken together, the results suggest that while satisfied, customers believe that the Bank does not exceed their expectations. Secondly, the analysis of the Confidence construct indicates the recognition of clients in the solidity, seriousness and confidentiality of the Bank's business. As in the Satisfaction construct, the Confidence construct also revealed a discreet deterioration in the evaluation of the respondents in relation to the Santos study (2012). This reduction of confidence can be attributed to the transition between conventional and digital relationship models. This new digital service model imposed on customers a virtual relationship, through applications and telephone, with managers different from those with whom customers already had a trustful bond. Third, the study suggests that a good portion of the Attitudinal Loyalty variability (R²) was explained by two perceptual constructs (Satisfaction and Trust). The averages of the items in the Attitudinal Loyalty construct revealed customers' intention to remain in Bank X within the next 6 months after the survey. The data reveal an improvement in the indicators of Attitudinal Loyalty, when compared with the study realized by Santos (2012). Arising from these results, the limitations of the work and the suggestions of future research are pointed out.
Keywords: Atendimento Digital, Banco, Lealdade, Satisfação, Confiança
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: SILVA, DAMISO LÚCIO DA. ATENDIMENTO BANCÁRIO DIGITAL – AS RELAÇÕES ENTRE SATISFAÇÃO, CONFIANÇA, LEALDADE ATITUDINAL DE CLIENTES UM BANCO DE VAREJO. 2018. [85]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/228
Issue Date: 18-May-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração



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