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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: INTERNET E MOBILE BANKING PARA CLIENTES PESSOA JURÍDICA NO VAREJO BANCÁRIO: UMA ANÁLISE DOS CONSTRUCTOS DO MARKETING DE RELACIONAMENTO
???metadata.dc.creator???: PRADO , DANIELLA BATISTA MACHADO DO
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Costa Filho , Bento Alves da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bontempo , Paulo César
???metadata.dc.contributor.referee2???: Najberg , Estela
???metadata.dc.description.resumo???: A adequação das instituições financeiras para atender e reter seus clientes se mostrou um desafio a ser enfrentado com a oferta de novas experiências tecnológicas, soluções inovadoras e produtos diferenciados sob a perspectiva da competitividade. Nesse contexto, o serviço digital ou o chamado e-service bancário se mostrou como um instrumento eficiente e eficaz na evolução do relacionamento entre bancos e consumidores no Brasil, trazendo um retrato claro de como a tecnologia ajudou a transformar o setor com o desenvolvimento do Internet Banking e do Mobile Banking, ambas estratégias das instituições bancárias para ampliar e melhorar seu atendimento (DELOITE, 2015). Assim, o objetivo desta pesquisa é avaliar a relação dos construtos qualidade e valor percebido na satisfação e deste último sobre o custo de mudança dos usuários pessoa jurídica do Internet e Mobile Banking que fazem parte do varejo bancário do sul do estado de Goiás. Para isso, o estudo foi realizado através de uma análise quantitativa com 300 clientes de uma instituição financeira, que responderam ao questionário com escala Likert e a 30 variáveis baseadas na conexão dos modelos teóricos de Herington e Weaven (2009), para qualidade; Sirdeshmukh, Singh e Sabol (2002), para valor percebido; Matos, Henrique e Rosa (2007), para satisfação; Silva, Lopes e Braga Junior (2014), para custo de mudança. A análise dos dados foi feita por meio de estatística descritiva, testes não paramétricos e aplicação SEM. A partir dos resultados encontrados, foram discutidas implicações acadêmicas e gerenciais que evidenciaram a relação entre os construtos para apenas uma das quatro hipóteses sugeridas na pesquisa e que implicou, ainda, em uma segunda relação. Surpreendentemente, o construto que teve maior impacto no custo de mudança para os usuários do serviço foi o valor percebido, que, por sua vez, é influenciado pela qualidade, uma das hipóteses apresentadas.
Abstract: The adequacy of financial institutions to attend to and keep their customers has proved to be a challenge to be faced with the offer of new technological experiences, innovative solutions and differentiated products from the perspective of competitiveness. In this context, the digital service or the so-called banking e-service proved to be a competent and effective instrument in the evolution of the relationship between banks and customers in Brazil, bringing a clear picture of how technology helped to change the sector with the development of the Internet Banking and Mobile Banking, both strategies of the banking institutions to expand and improve their service (DELOITE, 2015). Thus, the aim of this research is to evaluate the relation of the constructs quality and the perceived value in the satisfaction and this one on the cost of change of corporate banking users in the state of Goiás. In order to do so, the study was performed through a quantitative analysis with 300 clients of a financial institution, who answered the questionnaire with Likert scale and 30 variables based on the connection of the theoretical models of Herington and Weaven (2009), for quality; Sirdeshmukh, Singh and Sabol (2002), for perceived value; Matos, Henrique and Rosa (2007), for satisfaction; Silva, Lopes and Braga Junior (2014), for cost of change. The analysis of the data was made through descriptive statistics, non-parametric tests and SEM application. From the results found, academic and managerial implications were discussed and they showed the relationship between the constructs for only one of the four hypotheses suggested in the research, what implied, still, a second relation. Surprisingly, the construct that had the greatest impact on the cost of change for service users was the perceived value, which, in turn, is influenced by quality, one of the hypotheses presented.
Keywords: Internet Banking.
Mobile Banking.
E-service. Qualidade. Valor Percebido. Satisfação. Custo de Mudança. Equações estruturais
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: PRADO , DANIELLA BATISTA MACHADO DO. INTERNET E MOBILE BANKING PARA CLIENTES PESSOA JURÍDICA NO VAREJO BANCÁRIO: UMA ANÁLISE DOS CONSTRUCTOS DO MARKETING DE RELACIONAMENTO. 2018. [ 83 fls]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [Unialfa] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/202
Issue Date: 18-May-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração



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