Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/149
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR COMPETITIVO: ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DA EMPRESA JÚNIOR
???metadata.dc.creator???: Santos, Elizeu José dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Henrique, Jorge Luiz
???metadata.dc.contributor.referee1???: Henrique, Jorge Luiz
???metadata.dc.contributor.referee2???: Filho, Bento Alves da Costa
???metadata.dc.contributor.referee3???: Teixeira, Ricardo
???metadata.dc.description.resumo???: Essa dissertação tem como objetivo geral identificar as principais contribuições das empresas juniores na formação do administrador competitivo. Para seu alcance, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório embasada na entrevista em profundidade com o método de análise de conteúdo. Nos procedimentos teóricos, abordou-se, assuntos importantes no contexto atual da formação do administrador, tais como, uma demarcação geral sobre o ensino da administração no Brasil, o contexto das empresas juniores e o empreendedorismo. Pelas entrevistas, constatou-se que as empresas juniores proporcionam grande diferencial na formação do administrador. Observa-se algumas competências expostas tanto pelos acadêmicos como pelos profissionais entrevistados, dentre elas estão: a capacidade de liderar, de motivar, de tomar decisões, de negociar, de comunicação, mudança de comportamento, atitude, proatividade, mudança de pensamento a respeito das teorias, desenvolvimento do espirito empreendedor, inovação, criatividade e principalmente o pragmatismo da profissão de administrador. Em fim, pode-se afirmar que as empresas juniores proporcionam aos estudantes de graduação uma experiência enriquecedora para sua bagagem profissional.
Abstract: This dissertation has the general objective to identify the main contributions of junior companies in the formation of competitive administrator. To reach, a qualitative study of exploratory grounded developed in the in-depth interview with the method of content analysis. In theoretical procedures, addressed to important issues in the current context of the administrator training, such as a general demarcation of the administration of education in Brazil, the context of junior companies and entrepreneurship. The interviews, it was found that junior companies provide a great advantage in administrator training. There has been some exposed skills both by scholars as the professionals interviewed, among them are: the ability to lead, to motivate, to make decisions, negotiating, communication, behavior change, attitude, proactivity, shift in thinking about the theories, development of the entrepreneurial spirit, innovation, creativity and especially pragmatism administrator profession. In short, it can be said that the junior companies to provide graduate students an enriching experience for their professional background.
Keywords: Administração; Empreendedorismo; Empresa Júnior.
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: Elizeu José Dos Santos, Elizeu José. A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR COMPETITIVO: ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DA EMPRESA JÚNIOR. 2013. [102 pag]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [Goiânia GO] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/149
Issue Date: 8-Feb-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elizeu Jose dos Santos - Faculdades Alfa - Dissertacao 19 12 2015.pdfA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR COMPETITIVO: ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DA EMPRESA JÚNIOR594.43 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.