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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Benchmarking para implementação do modelo de gestão de pessoas por competências na Universidade Federal de Goiás: Multicasos.
Other Titles: Benchmarking for implementation of people management model for skills at the Federal University of Goiás: multicases.
???metadata.dc.creator???: Romano, José Maurício Tomé 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Kratz, Lúcia
???metadata.dc.contributor.referee1???: Kratz, Lúcia
???metadata.dc.contributor.referee2???: Carvalho, Raquel Maracaípe de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Silva, Rusvênia Luiza Batista Rodrigues da
???metadata.dc.description.resumo???: A Gestão de Pessoas na Administração Pública moderna é parte integrante de um macroprocesso que visa à evolução das organizações de Governo. Um desafio é lançado, quando se decide conduzir essa gestão, por meio de modelos inovadores, como é o caso da gestão de pessoas por competências. O Decreto nº 5.707/2006 é o marco regulatório desse desafio, pois regulamentou e possibilitou à administração pública direta, autárquica e fundacional, conduzir práticas de desenvolvimento de pessoas, principalmente por meio deste modelo de gestão. A partir da instituição deste ato normativo, não houve no contexto das autarquias denominadas Instituições Federais de Ensino Superior, aderência ou aplicação do modelo de gestão de pessoas baseado em competências. Tendo em vista que a Universidade Federal de Goiás também não aderiu ao modelo, buscou-se por meio deste estudo identificar as Instituições Federais de Ensino Superior que já tivessem implementado o modelo, como fonte de aprendizado para o processo de implementação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com todas as Instituições Federais de Ensino Superior cadastradas junto ao Ministério da Educação, buscando possíveis experiências de sucesso quanto à implementação do modelo de gestão de pessoas por competências, para realização de benchmarking. Dentre 56 Instituições respondentes, 97% ainda não implementaram o modelo de gestão de pessoas por competências. Somente a Universidade de Brasília e a Universidade Federal do ABC afirmaram ter colocado em prática este modelo de gestão. Foi aplicado então, benchmarking funcional nas duas Instituições, como processo de aprendizagem, por meio da realização de uma análise comparativa de seus processos de implementação, para obter um fluxograma adequado ao contexto da Universidade Federal de Goiás. Foi utilizada para obtenção dos resultados desejados, uma abordagem de pesquisa predominantemente qualitativa, com objetivo descritivo e estudo multicasos. Para coleta de dados, a técnica de triangulação, com uso de análise documental e bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e observação direta, nas quais os resultados foram analisados de forma dedutiva. Procurou-se responder por meio desse estudo, a seguinte questão: A partir da experiência de implementação da gestão de pessoas por competências na Universidade de Brasília e na Universidade Federal do ABC, qual é o fluxograma adequado para implementação do modelo de gestão de pessoas por competências, no contexto da Universidade Federal de Goiás? Em resposta a esta questão, este trabalho traz de maneira detalhada a experiência da Universidade de Brasília e da Universidade Federal do ABC, no processo de condução da implementação do modelo de gestão de pessoas por competências, e a partir da descrição dessas experiências, são apresentadas as dificuldades enfrentadas e os resultados alcançados. E por meio de uma análise comparativa entre os casos, apresenta-se um fluxograma para implementação do modelo de gestão de pessoas por competências na Universidade Federal de Goiás, considerando seus aspectos econômicos, estruturais e humanos.
Abstract: The people management in modern public administration is part of a macro process aimed at changing government organizations. A challenge is thrown when it decides to conduct such management through innovative models, such as the management of people skills. Decree No. 5,707 / 2006 is the regulatory framework of this challenge, as regulated and allowed the direct public administration, independent and foundation, drive people development practices, especially through this management model. From the introduction of this normative act, there was in the context of local authorities called Federal Institutions of Higher Education, adherence or implementation of people management competency-based model. Given that the Federal University of Goiás also not adhered to the model, we sought through this study is to identify Higher Education Federal Institutions that have already implemented the model as a source of learning for the implementation process. For this, a survey of all Federal Institutions of Higher Education registered with the Ministry of Education was held, seeking possible experiences of success as the implementation of people management model for skills to perform benchmarking. Out of 56 respondents institutions, 97% have not yet implemented the model of people management skills. Only the University of Brasilia and the Federal University of ABC claimed to have put into practice this management model. It was then applied, functional benchmarking the two institutions, as a learning process, by conducting a comparative analysis of their implementation processes, to obtain an adequate flow chart at the Federal University of Goiás context. It was used to obtain the desired results, a predominantly qualitative research approach with descriptive purpose and multicases study. For data collection, the triangulation technique, using documentary and bibliographical analysis, semi-structured interviews and direct observation, in which the results were analyzed in a deductive way. We tried to answer through this study, the following question: From the implementation experience of skills for personnel management at the University of Brasilia and the Federal University of ABC, which is the appropriate flow chart for the implementation of people management model skills in the context of the Federal University of Goiás? In response to this issue, this paper presents in detail the experience of the University of Brasilia and the Federal University of ABC in the implementation process of conducting the people for skills management model, and from the description of these experiments are presented the difficulties encountered and the results achieved. And through a comparative analysis of the cases presents a flowchart for implementation of people management model for skills at the Federal University of Goiás, considering its economic, structural and human.
Keywords: Gestão de Pessoas. Competências. IFES.
People management. Competency. IFES.
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: Romano, José Maurício Tomé. Benchmarking para implementação do modelo de gestão de pessoas por competências na Universidade Federal de Goiás: Multicasos.. 2016. [321 pág]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração) - Centro Universitário Alves Faria, [Goiânia, Goiás] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/141
Issue Date: 7-Mar-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração



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