Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/136
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: FATORES DETERMINANTES DA RETENÇÃO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Thiago Luiz De 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rosa, Fernando De
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rosa, Fernando De
???metadata.dc.contributor.referee2???: Wander, Alcido Elenor
???metadata.dc.contributor.referee3???: Vieira, Valter Afonso
???metadata.dc.description.resumo???: Com o aumento da competição no mercado de ensino superior, as organizações educacionais vêm trabalhando cada vez mais a gestão de relacionamento com seus estudantes em busca de atender seus anseios e de evitar a sua evasão. Diante disso, combater o fenômeno da evasão, e buscar a retenção de clientes, no contexto de instituições de ensino superior públicas, tem sido uma abordagem muito relevante para organizações educacionais que buscam a correta administração e emprego de seus recursos, além do êxito da gestão. Esta pesquisa delimita-se em estudar os fatores determinantes da retenção de clientes, em uma abordagem exploratória e descritiva, investigando os estudantes de graduação em curso e evadidos do Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é avaliar a relação entre os construtos Qualidade Percebida, Confiança, Comprometimento, Lealdade e Integração Acadêmica e Social. A pesquisa de campo foi realizada com 314 estudantes de graduação, dos seis cursos ofertados pelo IF Goiano – Campus Morrinhos e consistiu de três fases distintas, iniciando por pesquisa documental, e as outras duas etapas na aplicação de questionário a estudantes em curso e evadidos. Foi utilizado o modelo teórico de Hennig-Thurau, Langer e Hansen (2001) que busca uma conexão entre os fatores da retenção e lealdade de clientes com fatores da retenção de estudantes do modelo de Tinto (1975, 1993). A análise dos dados foi feita por meio de estatística descritiva, testes não-paramétricos e aplicação da técnica PLS Partial Least Squares, que evidenciou que há provimento para 6 das 8 hipóteses sugeridas na pesquisa, fortalecendo as relações propostas entre as variáveis. Dos construtos que tiveram maior impacto na Lealdade/retenção do estudante, destacaram-se o Comprometimento e a Qualidade Percebida. A partir dos resultados encontrados foram discutidas implicações acadêmicas e gerenciais.
Abstract: As competition in higher education market grows up, the educational organizations have been working hard to improve customer relationships with their students in order to reach their needs and to avoid their desertion. In addition, combat the phenomenon of evasion and seek customer retention, in the context of higher public education institutions, has been a relevant approach to educational organizations that follows the good principles of administration and the best resources allocation that drive to the management success. This research sets out to investigate the determinants of students or customer retention, in an exploratory and a descriptive approaches, investigating current and evaded undergraduate students from the Institute Federal Goiano - Campus Morrinhos. In this sense, the main objective of this study is to evaluate the relationships between perceived quality, trust, commitment, loyalty and academic integration and social. The field research was carried out with 314 undergraduate students from six courses offered by IF Goiano - Campus Morrinhos and consisted of three distinct phases, starting with documentary research and flowing to the other two steps in the questionnaire application to current and evaded students. We used the theoretical model of Hennig-Thurau, Langer and Hansen (2001) that seeks a connection between the factors of retention and customers loyalty with factors of retention of students from Tinto (1975, 1993). The data analysis was performed by descriptive statistics, non-parametric tests and application of technique PLS-Partial Least Squares, which showed that 6 of 8 hypotheses suggested in research were validated, strengthening the relationships between the variables. The constructs that had the greatest impact on loyalty/retention of a student were commitment and perceived quality. Based on these results, implications on academic and managerial issues were discussed.
Keywords: Marketing. Evasão. Retenção de clientes. Ensino superior.
Marketing. Evasion. Customer retention. Higher Education.
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: Oliveira, Thiago Luiz De. FATORES DETERMINANTES DA RETENÇÃO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO. 2017. [147 pág]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração) - Centro Universitário Alves Faria, [Goiânia, Goiás] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/136
Issue Date: 8-Apr-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Pos banca_Thiago Luiz de Oliveira.pdfDOCUMENTO PRINCIPAL4.36 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.