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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Nova via do atendimento bancário brasileiro – Chat: análise da percepção do cliente.
???metadata.dc.creator???: Scortegagna, Gustavo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Henrique, Jorge Luiz
???metadata.dc.contributor.referee1???: Henrique, Jorge Luiz
???metadata.dc.contributor.referee2???: Faria, Fernando De Abreu
???metadata.dc.contributor.referee3???: Carvalho, Cláudia Regina Rosal
???metadata.dc.description.resumo???: O uso da Internet e o surgimento de novas tecnologias, aliados às mudanças na forma de consumo da sociedade contemporânea, têm exigido das empresas adaptações e ajustes permanentes nos seus produtos, processos de gestão e relacionamento com o cliente. No mercado financeiro, cada vez mais concorrido, os bancos têm buscado realizar suas transações e se relacionar com seus clientes por meio de canais remotos e em ambientes virtuais, como por exemplo: Internet banking, mobile, chats, etc. Utilizam essas plataformas, especialmente as mídias sociais, tanto para pesquisas de satisfação, avaliação das ações de marketing, sugestões, divulgação de produtos, quanto para criação de canais de atendimento e venda de produtos e serviços. O presente trabalho investigou qual a percepção dos clientes de um banco brasileiro de varejo com relação ao atendimento em tempo real via chat, canal que vem sendo utilizado para proporcionar atendimento remoto aos clientes. Para atingir os objetivos, este estudo utilizou técnicas exploratórias para analisar o conteúdo das avaliações realizadas pelos clientes ao final do atendimento via chat e os índices de satisfação depois do início dos atendimentos via chat. Os resultados apresentados revelaram registros ricos em percepções e preferências, com reflexos, não apenas em novas tendências de consumo, mas, fundamentalmente naquilo que os clientes esperam do serviço bancário. Após as análises lexical e de conteúdo, foram revelados grupos de palavras destacadas e fatores geradores de satisfação ou insatisfação. Os principais grupos estiveram relacionados à avaliação positiva do canal e do atendimento. Entre os fatores geradores de satisfação, destacaram-se a conveniência e a economia de tempo gerada pelo serviço e a qualificação dos atendentes. Entre os fatores avaliados negativamente, destacaram-se os problemas técnicos apresentados, o elevado tempo de resposta, os direcionamentos para os canais tradicionais de atendimento e a falta de resolutividade. Os resultados encontrados permitiram observar que há uma mudança no perfil e na mentalidade dos clientes bancários, que passam a exigir a disponibilização de produtos e serviços em diferentes canais, especialmente os remotos.
Abstract: The use of the Internet and the emergence of new technologies, allied with changes in the way contemporary society consumes, companies have being required to adapt their product lines, management procedures and customer relationships. In an increasingly competitive financial market, banks have been conducting their transactions and relating to their customers through remote channels and virtual environments, such as Internet banking, mobile, chats, etc. These institutions use such platforms, especially the social media networks, for customer feedback, evaluation of marketing actions, suggestions, product offerings, customer service and sales channel. The present work investigates the customer’s perception about an on-line chat service offered by a Brazilian retail high-street bank. This channel has been used to provide remote customer service. This investigation explores techniques in order to analyze the commentaries content registered by the clients at the end of each chat service and to analyze the satisfaction indexes afterwards. The results have shown a dense record of perceptions and customer preferences towards not only customer expectations on bank services, but new consumption trends. After the lexical and content analyzes, groups of words were revealed as well as factors generating satisfaction or dissatisfaction. The main groups were related to the positive evaluation of the channel and the attendance. Among the satisfaction generating factors we may highlight the convenience and the time savings generated by the service and the qualification of the attendants. Among the negatively evaluated factors we may quote the technical problems, the high response time, the directives for the traditional channels and the lack of resolution. The results showed that there is a change in the profile and mentality of bank customers, which requires products and services availability in different channels, especially the remote ones.
Keywords: Bancos, chat, Mídias sociais, Marketing de relacionamento, análise de conteúdo
Banking, chat, Social media, Relationship Marketing, content analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: Scortegagna, Gustavo. Nova via do atendimento bancário brasileiro – Chat: análise da percepção do cliente.. 2017. [111 pág]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração) - Centro Universitário Alves Faria, [Goiânia, Goiás] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/131
Issue Date: 7-Apr-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

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