Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/123
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: uma análise comparativa da abordagem do assunto por Instituições de Ensino Superior no Distrito Federal.
???metadata.dc.creator???: Loures, Hamilton Lopes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Calado, Luiz Roberto
???metadata.dc.contributor.referee1???: Calado, Luiz Roberto
???metadata.dc.contributor.referee2???: Bontempo, Paulo César
???metadata.dc.contributor.referee3???: Pereira, José de Ribamar Sousa
???metadata.dc.description.resumo???: O empreendedorismo é um fator promotor de desenvolvimento econômico e social e essa importância tem levado a uma proliferação de disciplinas em Instituições de Ensino Superior (IES). O estudo objetivou verificar como ocorre a abordagem do ensino do empreendedorismo em 6 (seis) IES do Distrito Federal. Utilizou a metodologia exploratória-descritiva que contou com levantamentos bibliográficos e aplicação de questionários estruturados, direcionados a coordenadores e professores de curso. Dos resultados apurados, destacaram-se a carência de apoio da IES ao docente quanto à capacitação; as dificuldades de lidar com assunto interdisciplinar; a preferência dos docentes por métodos teóricos e a pequena quantidade de estudos publicados sobre o tema com validação empírica. Foram sugeridos, dentre outros, um maior apoio das IES na capacitação dos docentes e uma maior participação destes nas decisões que envolvam assuntos pedagógicos, a fim de se evitar ruídos ocorridos nesse relacionamento.
Abstract: Entrepreneurship is a factor promoter of economic and social development and that importance has led to a proliferation of disciplines in Higher Education Institutions (HEI). The study aimed to check how occurs the approach to teaching of entrepreneurship training in 6 (six) HEI of the Federal District. It used the exploratorydescriptive methodology that counted with bibliographical surveys and application of structured questionnaires, directed the coordinators and teachers of courses. The results highlighted the lack of support of the HEI to capacitate the teacher; difficulties in dealing with interdisciplinary subject; the preference of teachers by theoretical methods and the small amount of studies published on the subject with empirical validation. Have been suggested, among others, a greater support of HEI in training of teachers and a greater participation of these in decisions involving educational matters, in order to avoid noise occurring in this relationship.
Keywords: Empreendedorismo. Ensino. Educação. Conhecimento.
Entrepreneurship. Teaching. Education. Knowledge.
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: Loures, Hamilton Lopes. ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: uma análise comparativa da abordagem do assunto por Instituições de Ensino Superior no Distrito Federal.. 2016. [101 pág]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração) - Centro Universitário Alves Faria, [Goiânia, Goiás] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/123
Issue Date: 18-Aug-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.