Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/104
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorXimenes, Francimar Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9148960836758273por
dc.contributor.advisor1Lemos, Wilda Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9478100767869084por
dc.contributor.referee1Lemos, Wilda Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9478100767869084por
dc.contributor.referee2Wander, Alcido Elenor-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8250997651281553por
dc.contributor.referee3Gonçales, Claudecir-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6416431286884869por
dc.date.accessioned2020-11-30T17:34:42Z-
dc.date.issued2015-06-22-
dc.identifier.citationXimenes, Francimar Alves. EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CÂMPUS RIO VERDE. 2015. [172 pág]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional) - Centro Universitário Alves Faria, [Goiânia, Goiás] .por
dc.identifier.urihttp://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/104-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo principal analisar a capacitação dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano - Câmpus Rio Verde-GO para exercerem atividades profissionais nas empresas locais. Para tanto, buscou-se identificar as empresas e os egressos do referido curso que nelas trabalham, bem como levantar informações acerca da formação técnica desses egressos, com o objetivo final de contribuir, caso necessário, com a melhoria do curso em questão, sugerindo possíveis ajustes em sua matriz curricular. Esta pesquisa tem como premissa responder alguns questionamentos como: qual a contribuição do Instituto Federal Goiano – Câmpus Rio Verde para o desenvolvimento local? A capacitação dos técnicos em agropecuária formados na referida instituição está atendendo às exigências das atividades profissionais nas empresas locais? A metodologia utilizada foi do tipo qualitativa e quantitativa. Dessa forma, procedeu-se à realização de uma ampla revisão de literatura, por meio de livros, revistas e artigos científicos; uma pesquisa de campo junto às empresas do município de Rio Verde com o intuito de identificar egressos do Curso Técnico em Agropecuária – Câmpus Rio Verde para participarem deste estudo e ainda, fez-se uma análise documental no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e nos Históricos Escolares dos egressos participantes da pesquisa. O instrumento utilizado para analisar a capacitação dos egressos foi a aplicação de um questionário online, utilizando a ferramenta do Google Forms, com elaboração de perguntas focadas principalmente na abordagem dos avanços tecnológicos e temas transversais (trabalho em equipe, relações humanas, ética profissional, motivação, dentre outros) na formação do técnico. O resultado da pesquisa mostrou que a abordagem dos avanços tecnológicos foi razoável, mas com relação aos temas transversais, ficou muito a desejar, considerando que a maioria desses egressos respondeu que a abordagem dos referidos temas em sua formação, assume um maior grau de importância em relação aos avanços tecnológicos. Portanto, após analisar os resultados da pesquisa, sugere-se que a instituição de ensino em estudo repense sobre os componentes curriculares do PPC do Curso Técnico em Agropecuária, buscando preencher as lacunas curriculares apontadas pelos egressos, com o compromisso de proporcionar uma formação mais humanizada e não somente puramente técnica aos seus alunos.por
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the qualification of the technicians alumni of the Farming Technical Course from Instituto Federal Goiano – Rio Verde-GO Campus, for acting in professional activities in local companies. Therefore, a research has been performed to name the companies and the alumni from the referred course in order to contribute, if necessary, with the improvement of the concerned course, suggesting possible adjustments in its curriculum. The premise of this work is to answer some questions, such as: What is the contribution from Instituto Federal Goiano for local development? Is the qualification of the farming technicians that graduated in the referred institution fulfilling the requirements of professional activities in the local companies? The used methodology was qualitative and quantitative analysis. Then, proceeding to a great literature review, through books, magazines and scientific articles; a field research along with companies in the district of Rio Verde so as to identify the alumni from the Farming Technical Course – Rio Verde Campus to take part in this study, besides a documental analysis of the Pedagogic Project of the course (PPC – Projeto Pedagógico do Curso, in Portuguese) and the participants’ scholar registers. The applied tool to evaluate the alumni’s qualification was an online survey, using Google Forms, elaborated with questions focused especially on the technological advances and cross topics (group work, human relations, professional ethics, motivation, and others) in the technicians’ education. The results showed that the technological development approach was reasonable, although, concerning the cross topics, it was rather disappointing, considering that most of the alumni answered that the perspective on the referred topics in their formation leads to a greater importance regarding the technological progress. Thus, after analyzing the research results, it is suggested that the learning institution rethink its curricular components from the Pedagogic Project of the Farming Technical Course, aiming to fulfill the gaps pointed by the alumni, engaged in providing the students with a more humane formation, not a purely technical one.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2017-07-17T13:12:04Z No. of bitstreams: 1 FRANCIMAR ALVES XIMENES MDR.pdf: 1678846 bytes, checksum: b19e836e64039bd4cadd4271a1e04303 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-11-30T17:33:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRANCIMAR ALVES XIMENES MDR.pdf: 1678846 bytes, checksum: b19e836e64039bd4cadd4271a1e04303 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-11-30T17:34:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRANCIMAR ALVES XIMENES MDR.pdf: 1678846 bytes, checksum: b19e836e64039bd4cadd4271a1e04303 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-30T17:34:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCIMAR ALVES XIMENES MDR.pdf: 1678846 bytes, checksum: b19e836e64039bd4cadd4271a1e04303 (MD5) Previous issue date: 2015-06-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherCentro Universitariopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 1por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIALFApor
dc.publisher.programPrograma 2por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação profissional. Empregabilidade. Formação Técnica. Temas Transversais. Avanços Tecnológicos.por
dc.subjectProfessional education. Employability. Technical formation. Cross topics. Technological progress.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpor
dc.titleEGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CÂMPUS RIO VERDEpor
dc.title.alternativeAlumni of the Farming Technical Course: a case study at Instituto Federal Goiano – Rio Verde Campus.eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCIMAR ALVES XIMENES MDR.pdfDOCUMENTO PRINCIPAL1.64 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.