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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Efetividade da reclamação realizada pelo consumidor brasileiro em serviços financeiros e varejo
???metadata.dc.creator???: Alves, Wanessa Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rosa, Fernando De
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rosa, Fernando De
???metadata.dc.contributor.referee2???: Faria, Fernando De Abreu
???metadata.dc.contributor.referee3???: Vieira, Valter Afonso
???metadata.dc.description.resumo???: Nos últimos anos percebe-se que os consumidores brasileiros têm reclamado mais, em busca de medidas que contribuam para a garantia e preservação de seus direitos. Essas reclamações ocorrem em diversos meios, como sítios eletrônicos específicos, SAC da empresa, Procons Estaduais, Poder Judiciário. No entanto, apesar do elevado número de reclamações, pouco se conhece acerca da efetividade dessas reclamações. Nesse contexto, este trabalho propõe verificar a relação entre a efetividade das reclamações realizadas por consumidores brasileiros, com a justiça percebida e a intenção de recompra, tendo como antecedente a atitude de reclamação. Foi realizada uma pesquisa descritiva e a fonte de dados foi um survey aplicado a 306 consumidores que efetuaram reclamações nas áreas de serviços financeiros e mercado varejista, por serem consideradas aquelas que concentram os maiores índices de reclamações. O modelo teórico foi adaptado dos estudos de Blodgett et al. (1933) e de Santos e Fernandes (2008), com o acréscimo da variável latente Efetividade da Reclamação. Para a análise dos dados da pesquisa foram utilizados os softwares SPSS e SmartPLS, esse último pela técnica de modelagem de equações estruturais por meio de mínimos quadrados parciais. No modelo proposto a variável latente Justiça Percebida é tratada como antecedente ao construto Efetividade da Reclamação, enquanto a Intenção de Recompra, como consequente, além de a Justiça Percebida ser antecedente à Intenção de Recompra. Percebe-se que existe forte relação entre Justiça Percebida e Efetividade da Reclamação, e também entre Justiça Percebida e Intenção de Recompra. O estudo revela ainda que os consumidores ao adotarem a postura de pró-reclamação levam em consideração mais a importância do produto do que a probabilidade de sucesso da reclamação.
Abstract: In recent years, it has been observed that Brazilian consumers have been complaining more, in pursuit of measures that contribute to the guarantee and protection of their rights. These complaints occur through various means, such as specific consumer complaint websites, customer service departments, Consumer Protection Agencies, Judicial Authorities. However, despite the large number of complaints, little is known about the effectiveness of these complaints. In this context, this paper proposes to verify the relationship between the effectiveness of the complaints made by Brazilian consumers, with Perceived Justice and the Repatronage Intention, having as antecedent the attitude of complaint. A descriptive survey was conducted and the data source was a survey given to 306 consumers who made complaints in the financial service and retail market areas, since they are considered those that produce the highest complaint rates. The theoretical model was adapted from Blodgett et al. (1933) and Santos and Fernandes (2008), with the addition of the latent variable Effectiveness of Complaint. SPSS and SmartPLS software were used for the analysis of the research data, the latter using the technique of structural equations modelings by means of partial least squares. In the proposed model, the latent variable Perceived Justice is treated as antecedent to the Effectiveness of the Complaint construct, while the Repatronage Intention, as consequent, in addition to Perceived Justice being antecedent to the Repatronage Intention. It is perceived that a strong relationship exists between Perceived Justice and Effectiveness of Complaint and between Perceived Justice and Repatronage Intention. The study further reveals that consumers by adopting the pro-complaint stance, take into account the importance of the product rather than the likelihood of a complaint being successful.
Keywords: consumidores
consumers
efetividade das reclamações
justiça percebida
intenção de recompra
Administração
effectiveness of the complaints
perceived justice
repatronage intention
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitário Alves Faria
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Administração
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Administração
Citation: Alves, Wanessa Oliveira. Efetividade da reclamação realizada pelo consumidor brasileiro em serviços financeiros e varejo.. 2017. [114 pág]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração) - Centro Universitário Alves Faria, [Goiânia, Goiás] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/91
Issue Date: 8-Apr-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração



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