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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O FUTURO CHEGOU: REGULAMENTAÇÃO DO USO DE VEÍCULOS AUTÔNOMOS NO BRASIL
???metadata.dc.creator???: MALHEIROS, NAYRON DIVINO TOLEDO 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Carvalho, Diógenes Faria de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Carvalho, Diógenes Faria de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Bambirra, Felipe Magalhães
???metadata.dc.contributor.referee3???: Vieira, Luciane Klein
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem o objetivo de apresentar uma análise de um possível modelo de regulamentação para os Veículos Autônomos no Brasil, de modo a viabilizar a implementação da tecnologia e o seu desenvolvimento socioeconômico. Justifica-se esta pesquisa na medida que, conforme Ferry (2015), a inovação tende a gerar medo e resistência aos consumidores, mas que isso não pode ser utilizado como mecanismo que inviabilize o avanço tecnológico. Quanto ao problema de pesquisa, questiona-se qual seria o melhor modelo regulatório a ser adotado pelo país e quais seriam os pontos que merecem uma atenção maior pelo órgão regulador para atender, de modo satisfatório, as bases constitucionais da ordem econômica. Utiliza-se o método científico dedutivo, na medida em que o foco foi identificar os desafios para a implementação dos Veículos Autônomos no Brasil. Contudo, o método de pesquisa renova-se, sendo abandonada a hermenêutica dedutiva clássica, mas construída a partir de bases teóricas da Sociologia como ferramenta de reflexão que proporciona um diálogo entre o desenvolvimento social e econômico. Para tanto, realizou-se uma análise sob uma ótica sociológica a partir dos estudos de Toffler (2001) e Castells (2005), que definiram como a sociedade contemporânea evoluiu para a era do acesso e da informação, e como a Quarta Revolução Industrial e o uso da Inteligência Artificial poderão ser um mecanismo de desenvolvimento econômico dos países na visão de Schwab (2016) e Sen (2009). Em seguida, apresentou-se como os países têm reagido ao uso dos Veículos Autônomos, os impactos de sua implementação na economia, segundo Clements e Kockelman (2017), e, com base nas pesquisas de Carp (2018), concluiu-se que o melhor mecanismo para a ser adotado é a abordagem adaptativa por proporcionar a segurança necessária sem inviabilizar a tecnologia.
Abstract: This study aims to present an analysis of a possible regulatory model for Autonomous Vehicles in Brazil, in order to enable the implementation of technology and its socioeconomic development. This research is justified to the extent that, according to Ferry (2015), innovation tends to generate fear and resistance to consumers, but that it cannot be used as a mechanism that makes technological advancement unfeasible. As for the research problem, it is questioned which would be the best regulatory model to be adopted by the country and which would be the points that deserve greater attention by the regulatory body in order to satisfactorily meet the constitutional bases of the economic order. The deductive scientific method is used, as the focus was to identify the challenges for the implementation of Autonomous Vehicles in Brazil. However, the research method is renewed, with classical deductive hermeneutics being abandoned, but built from the theoretical bases of Sociology as a reflection tool that provides a dialogue between social and economic development. To this end, an analysis was carried out from a sociological perspective from the studies of Toffler (2001) and Castells (2005), which defined how contemporary society evolved into the era of access and information, and how the Fourth Industrial Revolution and the use of Artificial Intelligence may be a mechanism for the economic development of countries in the view of Schwab (2016) and Sen (2009). Then, it was presented how countries have reacted to the use of Autonomous Vehicles, the impacts of its implementation on the economy, according to Clements and Kockelman (2017), and, based on the research by Carp (2018), it was concluded that the the best mechanism to be adopted is the adaptive approach for providing the necessary security without making the technology unfeasible.
Keywords: Desenvolvimento Econômico. Inteligência artificial. Veículos Autônomos. Regulamentação.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: MALHEIROS, NAYRON DIVINO TOLEDO. O FUTURO CHEGOU: REGULAMENTAÇÃO DO USO DE VEÍCULOS AUTÔNOMOS NO BRASIL. 2021. [145f]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/377
Issue Date: 12-Mar-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional



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