Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/369
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: FATORES DETERMINANTES DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR: O ESTUDO DE CASO DO ILES/ULBRA DE ITUMBIARA
???metadata.dc.creator???: Borges, Sandra Marques 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BONTEMPO, PAULO CESAR
???metadata.dc.contributor.referee1???: BONTEMPO, PAULO CESAR
???metadata.dc.contributor.referee2???: MATOS, MARIA CRISTINA PEREIRA
???metadata.dc.contributor.referee3???: RIBEIRO, ANTONIO TEODORO
???metadata.dc.description.resumo???: A evasão é um problema recorrente no ensino superior e tem assumido grandes proporções no campo da graduação. Nessa direção, elegeu-se o problema de pesquisa que elencou questionamentos buscando indicar quais os fatores determinantes que levaram os alunos a desistir de um curso superior. Pautando-se nessa problemática, elaborou-se como objetivo geral identificar os principais fatores determinantes referente à evasão escolar no ensino superior. Especificamente, buscaram-se analisar a conjuntura educacional no ensino superior no Brasil, identificar os fatores socioeconômicos, os fatores relacionados à dificuldade em acompanhar o curso e fatores relacionados à qualidade do curso ou à adaptação do aluno quanto a sua desistência. A relevância desta pesquisa partiu de um despertar pelo interesse para uma investigação que esclarecesse esse fenômeno. Por conseguinte, este estudo tornou-se viável dadas as circunstâncias profissionais e o interesse pessoal da pesquisadora sobre o tema. Essa busca é justificada por contribuir para o conhecimento do assunto. Metodologicamente como base para a construção deste trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema evasão no ensino superior. No segundo momento foi realizado um estudo de caso no Curso de Administração do ILES/ULBRA de Itumbiara – GO, no período de 2006 a 2009. O instrumento de coleta de dados foi o questionário aplicado a uma população de 33 alunos evadidos e entrevistas com 07 coordenadores de curso da Instituição em estudo. As informações obtidas apontaram a questão financeira como o principal fator de desistência entre os participantes. Ressalta-se ainda, a necessidade de uma intervenção por parte dos dirigentes no sentido de reter os alunos promovendo ações que viabilizem a permanência dos mesmos até a conclusão do curso.
Abstract: The evasion is a recurring problem in higher education and has assumed large proportions in the undergraduation. Along these lines, it was elected as the research problem to identify the factors that led students to give up a degree. Based on this issue, it was conducted a research aimed at identifying the main factors related to school dropout rates in higher education. Specifically, it aimed to examine the educational situation in higher education in Brazil, identify socioeconomic factors, factors related to the difficulty in tracking the course and factors related to quality stroke or adapt to the student regarding their withdrawal. The relevance of this research came from an awakening interest for an investigation to clarify this phenomenon. Therefore, this study became feasible in the circumstances of professional and personal interest of the researcher on the subject. This search is justified because it contributes to the knowledge of the subject. Methodologically, as a basis for building this, we performed a literature search on the topic in higher education. In the second phase it was conducted a case study in the course of business management at ILES / ULBRA of Itumbiara - GO, in the period 2006 to 2009. The instruments of data collection were a questionnaire applied to a population of 33 dropout students and interviews with 07 coordinators of the course in the Institution. The informations obtained indicated that the financial issue as a major factor for withdrawal among the participants. It is also emphasized the need for intervention from the leaders in order to retain students by promoting actions that will enable students to remain until the completion of the course.
Keywords: Evasão. Ensino Superior. Educação.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: Borges, Sandra Marques. FATORES DETERMINANTES DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR: O ESTUDO DE CASO DO ILES/ULBRA DE ITUMBIARA. 2011. [77f]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/369
Issue Date: 9-Jul-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - SANDRA MARQUES BORGES.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.