Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/342
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL: LIMITES E POSSIBILIDADES
???metadata.dc.creator???: SILVA, CLERES CARVALHO DO NASCIMENTO 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sousa, Leonardo Leocádio Coelho de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sousa, Leonardo Leocádio Coelho de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Godoi, Cintia Neves
???metadata.dc.contributor.referee3???: Nunes, Heliane Prudente
???metadata.dc.description.resumo???: Uma questão essencial sempre foi motivo de discussão entre teóricos, sociedade e educadores: Qual seria a metodologia ideal para desenvolver os educandos de forma integral, preparando-os de fato para o mundo real cada vez mais competitivo? A forma de aprender, nas escolas, passou por várias orientações metodológicas, desde a tradicional à Escola Nova, ressaltando que todas essas ações objetivavam oferecer ao educando um aprendizado prazeroso. Nas últimas décadas, surgiu a aprendizagem por meio da Iniciação Científica, apoiada em uma aprendizagem interdisciplinar. Apesar da constante renovação no âmbito escolar, constata-se, ainda, um baixo índice de produção científica na América Latina e no Brasil. Segundo alguns teóricos, essa realidade estaria diretamente ligada à forma de aprendizagem praticada nas escolas de Ensino Fundamental, apontando para o entendimento de que, enquanto nos países desenvolvidos os educandos pesquisam, na América Latina eles estudam, resultando em um aprendizado improdutivo. Diante desse cenário, esta pesquisa busca investigar como está sendo desenvolvida a inserção da iniciação científica nas escolas públicas municipais de ensino fundamental no município de Imperatriz-MA. Para isso, foi necessário realizar um levantamento na literatura especializada sobre os avanços da iniciação científica e do ensino fundamental, identificar as principais políticas de investimento em ciências e tecnologia para o ensino fundamental no Brasil, mapear, por último, as políticas municipais de investimento em ciências e tecnologia para o ensino fundamental e verificar junto a oitenta professores/as de sete escolas selecionadas, os limites e as possibilidades da inserção da iniciação científica nas escolas públicas de ensino fundamental do município de Imperatriz/MA. Para realizar a coleta de dados nas sete escolas selecionadas, foi utilizado um questionário semiestruturado e, para a análise dos dados utilizou-se a técnica de Análise, Temática de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados da pesquisa ressaltam que dentre os principais limitadores encontrados destacam-se: a falta de formação continuada, o desinteresse por parte de alguns educandos e a falta de conhecimento dos educadores em relação aos programas de incentivo a iniciação à pesquisa na educação básica. Referente às possibilidades, destacam-se o entendimento por parte dos educadores da importância da iniciação científica com a formação intelectual e moral de seus protagonistas, bem como o envolvimento das pessoas que compõem o ambiente escolar.
Abstract: An essential question has always been the subject of discussion between theorists, society and educators: What would be the ideal methodology for developing students in a comprehensive way, effectively preparing them for the increasingly competitive real world? The way of learning, in schools, went through several methodological orientations, from the traditional to the New School, emphasizing that all these actions aimed to offer the student a pleasant learning. In the last decades, the learning through the Scientific Initiation, supported in an interdisciplinary learning. Despite the constant renewal in the school environment, there is still a low rate of scientific production in Latin America and Brazil. According to some theorists, this reality would be directly related to the form of learning practiced in elementary schools, pointing to the understanding that while in developed countries the students research, in Latin America they study, resulting in an unproductive learning. In view of this scenario, this research seeks to investigate how the insertion of scientific initiation in municipal public elementary schools in the municipality of Imperatriz-MA is being developed. To do this, it was necessary to carry out a survey in the specialized literature on the advances of scientific initiation and elementary education, to identify the main investment policies in science and technology for elementary education in Brazil, to map municipal investment policies in Science and technology for elementary education and to check with the eighty teachers from seven selected schools the limits and possibilities of the insertion of scientific initiation in public elementary schools in the municipality of Imperatriz / MA. In order to perform the data collection in the seven selected schools, a semi-structured questionnaire was used and, for the analysis of the data, the Analysis, Thematic of Content (BARDIN, 2011) technique was used. The research results highlight that among the main limiters found are: the lack of continuous training, the lack of interest on the part of some students and the lack of knowledge of the educators in relation to the incentive programs for initiation to research in basic education. Regarding the possibilities, it is important to emphasize the educators' understanding of the importance of scientific initiation with the intellectual and moral formation of its protagonists, as well as the involvement of the people who make up the school environment.
Keywords: Ensino Fundamental. Iniciação Científica. Limites. Possibilidades. Ciências e Tecnologia.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: SILVA, CLERES CARVALHO DO NASCIMENTO. INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL: LIMITES E POSSIBILIDADES. 2017. [238f]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/342
Issue Date: 17-Mar-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.