Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/31
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL COMO FACILITADOR PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR PÚBLICO: O CASO DO IF GOIANO
???metadata.dc.creator???: LIMA, KARLA ANGÉLICA 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Soares Lemos, Wilda
???metadata.dc.contributor.referee1???: Soares Lemos, Wilda
???metadata.dc.contributor.referee2???: ELENOR WANDER, ALCIDO
???metadata.dc.contributor.referee3???: GONCALES, CLAUDECIR
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as Práticas de Gestão do Conhecimento contempladas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - IF Goiano. Dessa forma, com vista a atender ao objetivo proposto e responder ao problema central da pesquisa, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: primeiramente efetuou-se uma pesquisa bibliográfica, visando o conhecimento do assunto abordado; a seguir, efetuaram-se pesquisas nos documentos e sites do IF Goiano a fim de conhecer o Plano de Desenvolvimento Institucional; posteriormente, realizamos procedimentos de caráter exploratório. Descrevemos as estratégias adotadas para a elaboração do PDI período 2014-2018 e as Práticas de Gestão do Conhecimento dentro do PDI. Os resultados encontrados na pesquisa apontam que o PDI colaborou para mudanças que vêm ocorrendo no IF Goiano, com a consolidação de ações e formas de gerir o conhecimento. Essas mudanças a nível de Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica redirecionam suas prioridades e estabelecem metas ambiciosas de cumprimento do orçamento fiscal, influenciando diretamente os órgãos públicos por exigir um reposicionamento estratégico atrelado a uma profunda transição da atual gestão pública para um modelo organizacional que produza inovações que representem eficácia, eficiência e efetividade dos serviços públicos. A análise realizada conclui que o PDI do IF Goiano apresenta práticas que contemplam ações no campo da gestão do conhecimento, devendo haver, mesmo assim, ações mais específicas que levem a organização de práticas de Gestão do Conhecimento, ou seja, de “como fazer”.
Abstract: This research aimed to analyze the knowledge management practices included in the Institutional Development Plan (PDI) of the Federal Institute of Education, Science and Technology Goiano - IF Goiano. Thus, in order to meet the proposed objective and respond to the central research problem, the following methodological procedures were adopted: first carried out a literature review, seeking knowledge of the subject matter; then effected to research the documents and sites IF Goiano to know the Institutional Development Plan; later, we conducted exploratory procedures. We describe the strategies adopted to prepare the PDI period 2014-2018 and the Knowledge Management Practices within the PDI. The results in the survey indicate that the PDI contributed to changes occurring in the IF Goiano, with the consolidation of actions and ways to manage knowledge. These changes at the level of Federal Network Technical and Technological Education redirect their priorities and set ambitious targets for compliance with the fiscal budget, directly influencing government agencies to require a strategic repositioning linked to a profound transition from the current public management to an organizational model that produces innovations that represent effectiveness, efficiency and effectiveness of public services. The analysis concludes that the PDI IF Goiano presents practices that include actions in the field of knowledge management, should be still more specific actions that lead to organizational knowledge management practices, ie "how to" .
Keywords: Gestão do Conhecimento
Setor Público
PDI
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional
Citation: LIMA, KARLA ANGÉLICA. O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL COMO FACILITADOR PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR PÚBLICO: O CASO DO IF GOIANO. 2016. [73 pag]. Dissertação (Programa Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional) - Centro Universitario Alves Faria - UNIALFA [Goiânia-Goiás]
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br:8080/jspui/tede/handle/tede/31
Issue Date: 17-Aug-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Karla.pdfDissertação 542.13 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.