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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise do modelo gerencial de um Hospital: a percepção dos usuários a partir da mudança da arquitetura organizacional
???metadata.dc.creator???: VINICIUS RODRIGUES LIMA, MARCUS 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FELIPE SERPA, LUIZ
???metadata.dc.contributor.referee1???: Felipe Serpa, Luiz
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILENE DE OLIVEIRA MAIA, KATIA
???metadata.dc.contributor.referee3???: ROBERTO CALADO, LUIZ
???metadata.dc.description.resumo???: O Sistema Único de Saúde (SUS) é considerado uma das maiores organizações de Saúde Pública do mundo. Seu objetivo principal é oferecer um serviço de saúde de qualidade a todo e qualquer cidadão, abrangendo desde o atendimento ambulatorial até os mais complexos procedimentos. No entanto, após vinte e cinco anos de existência, mesmo apresentando muitos avanços, o SUS ainda apresenta dificuldades. Algumas experiências têm mostrado que essas dificuldades podem estar relacionadas ao modelo de gestão pública adotado em nosso país. Assim, buscou-se analisar e descrever como os pacientes, médicos e gestores de um hospital percebem a mudança dos patamares de eficácia dos serviços que utilizam a partir da mudança da arquitetura organizacional, através de um estudo de caso realizado em um hospital que teve sua administração repassada para uma Organização Social. Para compreender as transformações ocorridas na gestão pública brasileira, a partir de 1995 com Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, foi construída uma revisão teórica sobre os estudos que tratam das Organizações hospitalares com ênfase nos modelos gestão burocrático weberiano e sua evolução para um modelo de administração por objetivos, a partir da chamada “Nova Administração Pública”. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, em que, elaborou-se um roteiro de entrevista semiestruturada para compreender a percepção dos participantes acerca da mudança dos patamares de eficácia dos serviços que utilizam a partir da mudança da arquitetura organizacional. Concluímos que, no caso dos pacientes, a percepção que eles têm está relacionada ao tempo de atendimento e também ao fator humanização. Para os médicos, a visão acaba sendo outra, eles percebem essa mudança a partir das condições que eles dispõem para realizar o atendimento, sendo consideradas como relevantes a estrutura de apoio e diagnóstico do hospital e também a disponibilidade de medicamentos e demais insumos necessários. Por fim, capturamos que, na visão dos gestores, o atendimento do hospital chegaria a excelência se os governos atuassem de forma eficiente na distribuição dos pacientes para que, cada unidade de saúde, possa, dentro de sua capacidade, prestar o atendimento devido
Abstract: The Unified Health System (SUS) is considered one of the largest public health organizations in the world. Its goal is to provide a quality health service to any citizen, going from ambulatory to any other complex procedure. However, after twenty five years of existence, in despite of its advances, SUS still has its difficulties. Some experiences have shown that such difficulties could be related to the public management system adopted in our country. Then, we sought the analyses and description of how the patients, doctors and managers of a hospital perceive the changes of the different levels of efficiency in services which use the organizational architecture change, through the study of a specific hospital whose administration has been given to a social organization. In order to understand the transformations occurred in the Brazilian public management from the year of 1995 with the Master Plan of Reformation from the State Apparatus, it has been done a theoretical review about the studies related to hospital organizations with emphasis in the Weberian bureaucratic model of management and its evolution towards a model of administration by targets, the so called ‘New Public Management’. Therefore, this work is about a qualitative research, in which, we prepared a series of semi structured interviews to comprehend the perception from the partakers and their opinions about the different levels of efficiency in services which use the organizational architecture change. We concluded that, when it comes to patients, their perceptions have to do with how long the attendance took and also how humanized they were treated. To doctors, the point of view is generally different. They perceive the change from the conditions they dispose to perform the medical care, and they consider relevant the hospital diagnose and support as well as the availability of medicine and other necessary instruments. Finally, we get that, from the managers’ view, the hospital care would achieve the level of excellence if the government distributed the patients in a more efficient form, so that each health unit could provide their due service under their capability
Keywords: Organizações sociais
Hospital
Burocracia
Arquitetura Organizacional
SUS
Social organizations
organizational architecture
hospital
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitário Alves Faria
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 2
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Administração
Citation: VINICIUS RODRIGUES LIMA, MARCUS. Análise do modelo gerencial de um Hospital: a percepção dos usuários a partir da mudança da arquitetura organizacional. 2014. [200 pag]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração) - Centro Universitário Alves Faria, [Goiânia - GO] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br:8080/jspui/tede/handle/tede/28
Issue Date: 12-Dec-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração



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