Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/265
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Talles Amaral-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9054364826661291por
dc.contributor.advisor1Vilalta., Luís Antônio-
dc.contributor.referee1Bontempo, Paulo César-
dc.contributor.referee2Costa, Leda Rubens-
dc.date.accessioned2020-12-02T14:05:58Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.identifier.citationMachado, Talles Amaral. COMUNIDADES VIRTUAIS DE PRÁTICA DA ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA POLÍCIA FEDERAL. 2018. [136]. Tese( Programa 1) - Centro Universitario, [UNIALFA] .por
dc.identifier.urihttp://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/265-
dc.description.resumoA Polícia Federal (PF) ambiciona tornar-se referência mundial em ciência policial. Em seu portfólio estratégico, a capacitação dos servidores é mencionada na maioria de suas ações estratégicas, ressaltando a aprendizagem como fator crítico de sucesso em que a Academia Nacional de Polícia (ANP) assume relevante papel na promoção de eventos de capacitação. A presente pesquisa apresentou os processos de aprendizagem por meio das comunidades virtuais de prática (VCOP) mantidas pela ANP à luz de uma revisão bibliográfica. A pesquisa se classifica como exploratória quanto aos objetivos, caracterizando-se como documental na coleta de dados, além de entrevistas semiestruturadas com dois servidores da ANP. A pesquisa tem abordagem qualitativa e objetivou verificar se as comunidades virtuais de prática servem de espaço para a aprendizagem organizacional. Os resultados apontaram para a existência de vinte e duas VCOPs, das quais foram analisadas quinze, por não ter sido autorizado o ingresso nas demais. Dentre aquelas efetivamente analisadas, constatou-se que apenas sete delas servem de espaço para a aprendizagem, e as oito demais encontravam-se inativas. As pesquisas apontaram como causas, o patrocínio de setores do órgão, a atitude dos moderadores nas atividades comunitárias e a ausência de regulamentação das VCOPs como evento de educação continuada.por
dc.description.abstractFederal Police (PF) aims to become a world reference in police science. In its strategic portfolio, the server training is mentioned in most of its strategic actions, highlighting learning as a critical success factor in which the National Police Academy (ANP) assumes a relevant role in the promotion of training events. The present research presented the learning processes through virtual communities of practice (VCOP) maintained by ANP in the light of a bibliographic review. The research is classified as exploratory in terms of objectives, characterizing itself as documentary in data collection, in addition to semi-structured interviews with two ANP servers. The research has a qualitative approach and aimed to verify if virtual communities of practice serve as space for organizational learning. The results pointed to the existence of twenty-two VCOPs, of which fifteen were analyzed, since it was not allowed to join the others. Among those effectively analyzed, it was verified that only seven of them serve as a space for learning, and the eight others were inactive. Research has pointed to causes, sponsorship by sectors of the organization, moderators attitude in community activities and lack of regulation of VCOPs as an educational event.por
dc.description.provenanceSubmitted by Alessandro Fonseca (alessandro.fonseca@alfa.br) on 2020-12-02T13:03:04Z No. of bitstreams: 1 Talles Amaral - TCC.pdf: 2519805 bytes, checksum: 4563f687ed6084cafd1b379a93294112 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-12-02T13:58:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Talles Amaral - TCC.pdf: 2519805 bytes, checksum: 4563f687ed6084cafd1b379a93294112 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-12-02T14:00:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Talles Amaral - TCC.pdf: 2519805 bytes, checksum: 4563f687ed6084cafd1b379a93294112 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-02T14:05:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Talles Amaral - TCC.pdf: 2519805 bytes, checksum: 4563f687ed6084cafd1b379a93294112 (MD5) Previous issue date: 2018-08-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherCentro Universitariopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 1por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIALFApor
dc.publisher.programPrograma 1por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunidades de Prática. Gestão do Conhecimento. Polícia Federal. Aprendizagem Organizacional.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpor
dc.titleCOMUNIDADES VIRTUAIS DE PRÁTICA DA ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA POLÍCIA FEDERALpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Talles Amaral - TCC.pdfanexo2.46 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.