Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/261
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins, Conceição de Maria Botelho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3954286950977989por
dc.contributor.advisor1Mendonça , Alzino Furtado de-
dc.contributor.referee1Mendonça, Alzino Furtado de-
dc.contributor.referee2Vilalta, Luiz Antônio-
dc.contributor.referee3Nunes, Heliane Prudente-
dc.date.accessioned2020-12-02T13:58:34Z-
dc.date.issued2019-01-17-
dc.identifier.citationMartins, Conceição de Maria Botelho. EVASÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA, EM IMPERATRIZ, MARANHÃO, NO PERÍODO DE 2014 A 2017. 2019. [87f]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [UNIALFA] .por
dc.identifier.urihttp://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/261-
dc.description.resumoO estudo sobre a Evasão no curso de Pedagogia de uma instituição de educação superior privada, em Imperatriz, Maranhão, no período de 2014 a 2017 foi realizado no âmbito do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA), na linha de pesquisa sobre Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Nos últimos anos, a evasão de alunos nas Instituições de Ensino Superior tem sido uma realidade constante e as variáveis que influenciam esse fenômeno, bem como as medidas a serem tomadas para evitar tal problema, têm sido um grande desafio para os gestores educacionais, para os órgãos formuladores de políticas públicas e para a sociedade como todo. O presente estudo tem por objetivo avaliar a problemática da evasão dos acadêmicos do Curso de Pedagogia em uma Instituição de Ensino Superior privada, na cidade de Imperatriz-MA. Para tanto, foi adotado como campo de pesquisa a Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), a fim de identificar os fatores que contribuem para a desistência de seus alunos antes do término do curso. Na investigação, é utilizada uma abordagem quantitativa, com aplicação de questionário aos alunos evadidos, no período entre 2014 e 2017, e qualitativa, com a realização de entrevista semiestruturada com os gestores da Instituição. Além disso, faz-se, por meio de pesquisa bibliográfica, um levantamento teórico da história do Curso de Pedagogia e das causas da evasão de alunos deste curso na perspectiva de vários autores. Como resultado, a pesquisa evidencia que entre as razões que levam os estudantes a se evadirem estão o desencantamento com a profissão, o engessamento do currículo e seu direcionamento para a atuação em sala de aula, indicando a necessidade de uma matriz curricular voltada para a atuação do pedagogo em espaços escolares e não escolares. A evasão aparece nesta investigação como resultado de vários fatores: alguns de cunho pessoal, outros institucionais e financeiros e outros, ainda, culturais, como os relacionados, na prática, à desvalorização social da atividade do pedagogo e do educador. A investigação aponta, ainda, ações que podem contribuir de forma positiva para minimizar a evasão de acadêmicos de Pedagogia da Instituição em estudo.por
dc.description.abstractThe study on Evasion in the Pedagogy Course of a Private Higher Education Institution in Imperatriz, Maranhão in the period from 2014 to 2017 was carried out within the scope of the Professional Master’s in Regional Development of the University Center Alves Faria (UNIALFA), in the line of research on Public Policies and Regional Development. In recent years, the evasion of students in Higher Education Institutions has been a constant reality and the variables that influence this phenomenon, as well as the measures to be taken to avoid such a problem, have been a great challenge for educational managers, public policymakers and for society as a whole. The present study aims to evaluate the problem of the evasion of the students of the Pedagogy Course in a Private Higher Education Institution, in the city of Imperatriz-MA. Therefore, the Santa Terezinha School of Education (FEST) was adopted as a research field in order to identify the factors that contribute to the drop-out of its students before the end of the course. In the research, a quantitative approach is used, with a questionnaire applied to students who have been evaded in the period between 2014 and 2017, and qualitative, with a semistructured interview with the institution's managers. In addition, through a bibliographical research, a theoretical survey of the history of the Pedagogy Course and of the causes of student evasion of this course in the perspective of several authors is made. As a result, the research shows that among the reasons that lead students to evade are the disenchantment with the profession, the plastering of the curriculum and its direction to the classroom, indicating the need for a curricular matrix focused on the performance of the pedagogue in school and nonschool spaces. Evasion appears in this investigation as the result of several factors: some personal, some institutional and financial, and some cultural, such as those related in practice to the social devaluation of the activity of the educator and the educator. The research also points out actions that can contribute in a positive way to minimize the evasion of Pedagogy students of the Institution under study.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Alessandro Fonseca (alessandro.fonseca@alfa.br) on 2020-12-01T20:38:52Z No. of bitstreams: 1 Conceição versão depositada - 18-03-2019 PDF.pdf: 986742 bytes, checksum: 9a3d51187ee7f645cb872930eb0ed55c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-12-02T12:38:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Conceição versão depositada - 18-03-2019 PDF.pdf: 986742 bytes, checksum: 9a3d51187ee7f645cb872930eb0ed55c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-12-02T13:55:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Conceição versão depositada - 18-03-2019 PDF.pdf: 986742 bytes, checksum: 9a3d51187ee7f645cb872930eb0ed55c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-02T13:58:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Conceição versão depositada - 18-03-2019 PDF.pdf: 986742 bytes, checksum: 9a3d51187ee7f645cb872930eb0ed55c (MD5) Previous issue date: 2019-01-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherCentro Universitariopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 1por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIALFApor
dc.publisher.programPrograma 1por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEvasão. Curso de Pedagogia. Ensino Superior. Faculdade de Educação Santa Terezinha. Maranhão.por
dc.subject.cnpqEDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.titleEVASÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA, EM IMPERATRIZ, MARANHÃO, NO PERÍODO DE 2014 A 2017por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.