Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/251
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Ana Rita Bezerra da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0949940633904132por
dc.contributor.advisor1Ladvocat, Marcelo-
dc.contributor.referee1Bontempo, Paulo César-
dc.contributor.referee2Yoshitake, Mariano-
dc.date.accessioned2020-12-02T13:00:11Z-
dc.date.issued2020-09-11-
dc.identifier.citationSILVA, ANA RITA BEZERRA DA. AVALIAÇÃO DO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE AÇAILÂNDIA, MA POR MEIO DO PERFIL EMPREENDEDOR. 2020. [55]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [UNIALFA] .por
dc.identifier.urihttp://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/251-
dc.description.resumoCom o objetivo geral de avaliar o ensino do empreendedorismo através das diferenças no perfil empreendedor entre estudantes de nível superior que participaram ou não, da disciplina de empreendedorismo, a presente pesquisa tem como passos metodológicos, o caráter quantitativo-descritivo e de corte transversal, uma vez que os dados analisados foram coletados de uma única vez. O problema em análise diz respeito à didática do ensino do empreendedorismo em nível superior, visto que ainda na contemporaneidade não segue uma estrutura regular com objetivos nítidos e na grande maioria das vezes traz percepções duais entre a educação sobre o empreendedorismo ou para o empreendedorismo. O levantamento de dados da pesquisa versou sobre a disciplina empreendedorismo nas instituições de nível superior UFMA e UEMASUL, trazendo a percepção dos alunos que já cursaram e os que não cursaram a disciplina. Como resultado, o delineamento de análise centrou-se em seis dimensões: autorrealização, liderança, planejamento, capacidade inovadora, assumir riscos e sociabilidade. A análise dos resultados obtidos permite concluir que as dimensões em que foi possível perceber-se um maior perfil empreendedor entre os alunos que cursaram a disciplina de empreendedorismo, em relação aos alunos que não cursaram a disciplina, foram as dimensões capacidade inovadora, assumir riscos e sociabilidade.por
dc.description.abstractWith the general objective of evaluating the teaching of entrepreneurship through the differences in the entrepreneurial profile among undergraduate students who participated or not, in the entrepreneurship discipline, this research has as methodological steps, the quantitative-descriptive and cross-sectional character as the analyzed data were collected at one time. The problem under analysis concerns the didactics of entrepreneurship education at a higher level, since even today it does not follow a regular structure with clear objectives and most of the time brings dual perceptions between entrepreneurship education or entrepreneurship. The research data survey dealt with the entrepreneurship discipline at the UFMA and UEMASUL higher education institutions, bringing the perception of students who have already attended and those who have not attended the discipline. As a result, the analysis design focused on six dimensions: self-realization, leadership, planning, innovative capacity, risk taking and sociability. The analysis of the results obtained allows us to conclude that the dimensions in which it was possible to perceive a greater entrepreneurial profile among students who attended the entrepreneurship discipline, in relation to students who did not attend the discipline, were the dimensions innovative capacity, taking risks and sociability.por
dc.description.provenanceSubmitted by Alessandro Fonseca (alessandro.fonseca@alfa.br) on 2020-12-02T12:02:57Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO ANA RITA VERSÃO FINAL P IMPRESSAO 19 10 2020.pdf: 1010808 bytes, checksum: 2c6ff2552b4b7567bface2e44a5f7e6f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-12-02T12:36:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO ANA RITA VERSÃO FINAL P IMPRESSAO 19 10 2020.pdf: 1010808 bytes, checksum: 2c6ff2552b4b7567bface2e44a5f7e6f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-12-02T12:37:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO ANA RITA VERSÃO FINAL P IMPRESSAO 19 10 2020.pdf: 1010808 bytes, checksum: 2c6ff2552b4b7567bface2e44a5f7e6f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-02T13:00:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO ANA RITA VERSÃO FINAL P IMPRESSAO 19 10 2020.pdf: 1010808 bytes, checksum: 2c6ff2552b4b7567bface2e44a5f7e6f (MD5) Previous issue date: 2020-09-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherCentro Universitariopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 1por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIALFApor
dc.publisher.programPrograma 1por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmpreendedorismo. Instituição de Ensino Superior. Ensino.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAVALIAÇÃO DO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE AÇAILÂNDIA, MA POR MEIO DO PERFIL EMPREENDEDORpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.