Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/234
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJESUS, ERINEIDE LOPES DE-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9332878019615916por
dc.contributor.advisor1Filho, Bento Alves da Costa-
dc.date.accessioned2020-12-01T16:52:17Z-
dc.date.issued2019-10-19-
dc.identifier.citationJESUS, ERINEIDE LOPES DE. O MARKETING EXPERIENCIAL E SUA INFLUÊNCIA NOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO SUDOESTE DE GOIÁS. 2019. [57]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [UNIALFA] .por
dc.identifier.urihttp://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/234-
dc.description.resumoAs mudanças na forma como os consumidores adquirem seus produtos e serviços, contribuíram para o surgimento de um novo foco nas empresas. As experiências memoráveis associadas aos produtos e serviços passam a ser fundamentais nas organizações para a continuidade do relacionamento com o cliente. As instituições de ensino superior também foram impactadas com esse novo jeito de consumir, e muitas estão buscando meios para proporcionar essas experiências memoráveis e que possam resultar na satisfação e recomendação (WOM positivo). O objetivo desse trabalho foi analisar a relação das cinco dimensões do marketing experiencial, definidas por Schmitt (1999) com os construtos satisfação e a satisfação com a recomendação (word of mouth positivo) dos consumidores de serviços educacionais de nível superior em uma IES no Sudoeste Goiano. Tendo como base as informações coletadas por meio de questionário com escala Likert de 5 pontos para uma amostra de 243 estudantes de graduação, estimou-se o modelo de equações estruturais utilizando o software EQS (Structural Equation Modeling Software). Os resultados apontaram que o marketing experiencial influencia a satisfação dos alunos e todas as dimensões propostas por Schmitt (1999) confirmaram essa relação, sendo que as experiências cognitivas e afetivas tiveram a maior influência. A satisfação apresentou uma forte relação com a recomendação (WOM positivo). Os resultados podem contribuir para que as instituições de ensino superior possam investir em experiências memoráveis que proporcionem satisfação e transforme os alunos em divulgadores da marca recomendando os serviços, além de diferenciar-se da concorrência.por
dc.description.abstractChanges in the way consumers purchase their products and services have contributed to the emergence of a new focus on companies. Memorable experiences associated with products and services become critical in organizations for continued customer relationships. Higher education institutions have also been impacted by this new way of consuming, and many are looking for ways to provide these memorable experiences that can result in satisfaction and recommendation (positive WOM). The objective of this paper was to analyze the relation of the five dimensions of experiential marketing, defined by Schmitt (1999) with the constructs satisfaction and satisfaction with the recommendation (positive word of mouth) of Higher education service consumers in an IES in the southwest Goiano. Based on the information collected through the 5-point Likert scale questionnaire for a sample of 243 undergraduate students, the structural equation model was estimated using the Structural Equation Modeling Software (EQS). The results showed that experiential marketing influences student satisfaction and all dimensions proposed by Schmitt (1999) confirmed this relationship, with cognitive and affective experiences having the greatest influence. Satisfaction was strongly related to the recommendation (positive WOM). The results may help Higher education institutions to invest in memorable experiences that provide satisfaction and turn students into brand advocates recommending services, and differentiate themselves from the competitioneng
dc.description.provenanceSubmitted by Alessandro Fonseca (alessandro.fonseca@alfa.br) on 2020-12-01T16:26:16Z No. of bitstreams: 1 Dissertação com ficha catalográfica (1).pdf: 1218670 bytes, checksum: 8f00507190628a9488c0ca30e73bab65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-12-01T16:49:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação com ficha catalográfica (1).pdf: 1218670 bytes, checksum: 8f00507190628a9488c0ca30e73bab65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-12-01T16:51:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação com ficha catalográfica (1).pdf: 1218670 bytes, checksum: 8f00507190628a9488c0ca30e73bab65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-01T16:52:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação com ficha catalográfica (1).pdf: 1218670 bytes, checksum: 8f00507190628a9488c0ca30e73bab65 (MD5) Previous issue date: 2019-10-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherCentro Universitariopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 1por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIALFApor
dc.publisher.programPrograma 1por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMarketing experiencial. Satisfação. WOM positivo. Educação Superior.por
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISpor
dc.titleO MARKETING EXPERIENCIAL E SUA INFLUÊNCIA NOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO SUDOESTE DE GOIÁSpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação com ficha catalográfica (1).pdfAnexo1.19 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.