Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/219
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorIsobe, Oswaldo Shussaku-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Guilherme Resende-
dc.date.accessioned2020-12-01T13:29:32Z-
dc.date.issued2019-04-05-
dc.identifier.citationIsobe, Oswaldo Shussaku. AVALIAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA DA REDE e-TEC BRASIL, NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS. 2019. [83]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [UNIALFA] .por
dc.identifier.urihttp://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/219-
dc.description.resumoISOBE, Oswaldo Shussaku. Avaliação do material didático impresso para a educação profissional a distância da Rede e-Tec Brasil, na perspectiva dos alunos. Orientador: OLIVEIRA, Guilherme Resende Este trabalho tem o propósito de avaliar, sob a perspectiva dos discentes, a adequação do Material Didático Impresso (MDI) adotado pelo Instituto Tecnológico do Estado de Goiás, Unidade de Anápolis (ITEGO-EAD), nos cursos de educação profissional de nível médio ofertados na modalidade a distância. O ITEGO-EAD de Anápolis é um dos componentes da Rede Estadual de Educação Profissional, que utiliza em seus cursos de educação profissional de nível médio a distância o material didático impresso produzido pela Escola Técnica Aberta do Brasil (Rede e-Tec Brasil). O estudo analisa o resultado da pesquisa em que os próprios alunos apresentaram, por meio de respostas a um questionário, as suas opiniões sobre aspectos específicos do material didático impresso, como a sua adequação ao público-alvo, passando pela diagramação do texto, visual, usabilidade, dialogicidade, uso de ícones e de hipertextos e feedback aos alunos, verificando, especialmente, a sua conformidade ao contexto social. Concluiu-se que, de um modo geral, o material didático possui um bom visual estético, projeto gráfico, diagramação e design de bom nível, que permitem a assimilação razoável de seus conteúdos pelos alunos. Tendo em vista, porém, o público-alvo específico, o material didático analisado necessita ser mais bem adaptado ao contexto social, com adequações e ajustes que o tornem de mais fácil uso e compreensão pelos estudantes, com linguagem adequada, clara e simples, para melhor intermediação no processo de educação profissional a distância.por
dc.description.abstractISOBE, Oswaldo Shussaku. Evaluation of the didactic material printed for the distance professional education of e-Tec Brasil Network, from the perspective of the students. Advisor: OLIVEIRA, Guilherme Resende The purpose of this study is to evaluate the suitability of the Printed Didactic Material (MDI), adopted by the Technological Institute of the State of Goiás, Unit of Anápolis (ITEGO-EAD), in the secondary education courses offered in the distance mode. The ITEGO-EAD of Anápolis is one of the components of the State Network of Professional Education, which uses printed teaching material produced by the Open Technical School of Brazil (Rede e-Tec Brasil) in its distance education courses. The study analyzes the results of the research in which the students themselves presented, through answers to a questionnaire, their opinions on specific aspects of printed teaching material, such as their suitability to the target audience, through text, visual, usability, dialogicity, use of icons and hypertexts and feedback to students, especially checking their conformity to the social context. It was concluded that, in a general way, the didactic material has a good aesthetic visual, graphic design, layout and good level design, that allow the reasonable assimilation of its contents by the students. However, in view of the specific target audience, the didactic material analyzed needs to be better adapted to the social context, with adjustments and adjustments that make it easier for students to use and understand, with adequate, clear and simple language to better intermediation in the distance professional education process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Alessandro Fonseca (alessandro.fonseca@alfa.br) on 2020-12-01T13:09:29Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - Versão completa 1405-convertido (2).pdf: 3293533 bytes, checksum: 0911ea899a54248fe448ef43f03ae58f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-12-01T13:21:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - Versão completa 1405-convertido (2).pdf: 3293533 bytes, checksum: 0911ea899a54248fe448ef43f03ae58f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-12-01T13:23:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - Versão completa 1405-convertido (2).pdf: 3293533 bytes, checksum: 0911ea899a54248fe448ef43f03ae58f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-01T13:29:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - Versão completa 1405-convertido (2).pdf: 3293533 bytes, checksum: 0911ea899a54248fe448ef43f03ae58f (MD5) Previous issue date: 2019-04-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherCentro Universitariopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 1por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIALFApor
dc.publisher.programPrograma 1por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEAD. Educação profissional. Material didático impresso. Público alvo. Contexto social.por
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISpor
dc.titleAVALIAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA DA REDE e-TEC BRASIL, NA PERSPECTIVA DOS ALUNOSpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.