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dc.creatorGomes , Rafael Cedro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9423689215590270por
dc.contributor.advisor1Brito, Hérica Landi de-
dc.contributor.referee1Brito, Hérica Landi de-
dc.contributor.referee2Filho, Bento Alves da Costa-
dc.contributor.referee3Pitanga, Artur Vandré-
dc.date.accessioned2020-12-01T12:11:35Z-
dc.date.issued2018-10-17-
dc.identifier.citationGomes , Rafael Cedro. VALORES E PRÁTICAS DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO SETOR BANCÁRIO: UM ESTUDO DE CASO. 2018. [71f]. Dissertação( Programa 2) - Centro Universitario, [UNIALFA] .por
dc.identifier.urihttp://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/211-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos colaboradores de um banco misto quanto à cultura organizacional em termos de valores e práticas. Tratou-se de uma pesquisa de natureza quantitativa, a partir da utilização do Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional (IBACO), contendo sete fatores distribuídos em 94 questões e foram analisados estatisticamente por meio do Software SPSS versão 20, com posterior análise descritiva. Participaram do estudo 83 bancários de 4 agências da cidade de Goiânia-GO, Brasil. Os resultados demonstraram que em relação às práticas e valores instituídos pela Gestão de Pessoas desenvolvidas no banco estudado, o Fator mais proeminente foi o ‘Promoção Relacionamento Interpessoal’ com média 3,6 e mediana 4,0; em seguida o Fator ‘Integração Externa’ com média de 3,6 e mediana 3,6; o terceiro fator mais evidente nos resultados foi o Fator ‘Profissionalismo Cooperativo’, com média 3,4 e mediana 3,4. Já os fatores menos proeminentes foi o Fator ‘Profissionalismo Competitivo’, com média 2,8 e mediana em 2,8; o outro fator com menor média foi o ‘Rigidez na Estratégia Hierárquica de poder’, com média 2,8 e mediana 2,8. As conclusões são de que, de modo geral, os colaboradores se sentem satisfeitos em relação aos incentivos de profissionalismo, e também satisfeitos com o ambiente proporcionado pelo banco. A eficácia da cultura no Banco Misto está associada ao desenvolvimento do capital humano e os altos níveis de envolvimento dos entrevistados, denotando como a política desenvolvida em relação às práticas e valores asseguram uma boa prática profissional entre os profissionais. O Banco está focado em práticas de planejamento estratégico, tomada de decisões, atendimento ao cliente externo e interno, promoção de relações interpessoais e satisfação em manter a coesão interna, fatores que justificam a atual posição do banco no Brasil. A forma em que os valores centralizadores e autoritários se apresentam no Banco dificulta o crescimento e reconhecimento profissional, na pesquisa indicou não ser um fator proeminente no Banco estudado, em determinadas situações, na opinião dos bancários, o banco desenvolve uma política rígida, ou seja, não concede aos bancários uma postura pautada para tomada de decisões.por
dc.description.abstractThe present study had the objective of analyzing the employees' perception of a mixed bank regarding the organizational culture in terms of values and practices. This was a quantitative research in which the data were collected through the Brazilian Instrument for Evaluation of Organizational Culture (IBACO) containing seven factors distributed in 94 questions and analyzed statistically through SPSS Software version 20, with further analysis descriptive. The study included 83 banks from 4 agencies in the city of Goiânia-GO, Brazil. The results showed that in relation to the practices and values established by the People Management developed in the studied bank, the most prominent factor was the 'Promotion of Interpersonal Relationships' with a mean (3.6) and a median of 4.0, followed by the External Integration Factor (3,6) and the median (3,6), the third most evident factor was the 'Cooperative Professionalism' Factor with mean (3,4) and median (3,4). The least prominent factors were the 'Competitive Professionalism' Factor with a mean (2.8) with a median of (2.8). The other factor with a lower mean was 'Rigidity in Hierarchical Power Strategy' with a mean of 2.8 with a median (2.8). The conclusions are that, in general, employees feel satisfied about the incentives of professionalism, they feel satisfied with the environment provided by the bank. The effectiveness of culture in Banco Misto is associated with the development of human capital and the high levels of involvement of the interviewees, denoting how the policy developed in relation to practices and values ensure a good professional practice among them. The Bank is focused on strategic planning, decision making, external and internal customer service, promoting interpersonal relationships and satisfaction in maintaining internal cohesion, factors that justify the bank's current position in Brazil. The way in which the centralizing and authoritarian values are presented in the Bank makes it difficult for the professional growth and recognition, in the research indicated that it is not a prominent factor in the Bank studied, in certain situations in the opinion of bankers, the bank develops a rigid policy, does not grant its employees autonomy to make decisions, therefore, the employee must comply with the rules and value the hierarchy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Alessandro Fonseca (alessandro.fonseca@alfa.br) on 2020-11-30T21:10:42Z No. of bitstreams: 1 Rafael Cedro Gomes.pdf: 931703 bytes, checksum: 2ab7edff49c82a541e67f9643d4f54f3 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherCentro Universitariopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 1por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIALFApor
dc.publisher.programPrograma 2por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultura Organizacional; Valores; Crenças; Política Bancária.por
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOSpor
dc.titleVALORES E PRÁTICAS DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO SETOR BANCÁRIO: UM ESTUDO DE CASOpor
dc.typeDissertaçãopor
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