Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/193
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DE CURSOS TÉCNICOS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS MORRINHOS, 2010-2014 GOIÂNIA-GO 2017
???metadata.dc.creator???: Lemes de Andrade INSERÇÃO, Érika
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bezerra Barbosa, Nelson
???metadata.dc.description.resumo???: ANDRADE, E. L. de. INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DE CURSOS TÉCNICOS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS MORRINHOS, 2010-2014. 2017. 114 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA, Goiânia, 2017. A educação profissional e tecnológica constitui-se em uma política pública voltada para a integração entre o ensino e as demandas de desenvolvimento econômico e social, em âmbito local e regional. A presente pesquisa objetiva analisar o processo de inserção profissional dos egressos dos cursos técnicos do IF Goiano – Campus Morrinhos, concluintes no período de 2010 a 2014, e a percepção dos empregadores em relação aos técnicos contratados. Esta é metodologicamente caracterizada como pesquisa analítica, com abordagem quantitativa por meio da análise estatística dos dados coletados, tendo como procedimento técnico a pesquisa de campo. As informações foram obtidas por meio da aplicação de questionários a dois grupos de informantes, sendo eles: egressos de cursos técnicos com adesão de 98, representado 44% e 11 empregadores da região de Morrinhos - GO. Verificou-se que 65% dos egressos estão trabalhando, 30% atuam em sua área de formação técnica, 86% deram continuidade aos estudos e 53% declararam estar frequentando ou terem concluído curso superior em área correlata à da formação técnica. Os empregadores foram unânimes ao afirmar que a formação técnica representa diferencial no currículo do trabalhador no momento da seleção de emprego e a maioria deles está satisfeita com o desempenho profissional apresentado pelos técnicos contratados. O desenvolvimento desta pesquisa indicou a necessidade de aprofundamento nas discussões institucionais sobre a matriz curricular dos cursos técnicos; as áreas dos cursos ofertados e maior integração entre as instituições de ensino e o setor produtivo, buscando a eficiência e a retroalimentação das políticas educacionais voltadas para a educação profissional e tecnológica. Palavras-Chave: Cursos técnicos; Qualificação profissional; Desenvolvimento regional.
Abstract: ANDRADE, E. L. de. PROFESSIONAL INSERTION OF GRADUATES THE TECHNICAL COURSE EXCHANGES OF THE FEDERAL INSTITUTE GOIANO - CAMPUS MORRINHOS, 2010-2014. 2017. 114 p. Dissertation (Professional Master in Regional Development) - Stricto Sensu Postgraduate Program, Alves Faria University Center - UNIALFA, Goiânia, 2017. The professional and technological education is a public policy focused on the integration between education and the demands of economic and social development at the local and regional level. The present research aims to analyze the process of professional insertion of the graduates of the technical courses of IF Goiano - Campus Morrinhos, concluded in the period from 2010 to 2014, and the perception of the employers in relation to contracted technicians. This is methodologically characterized as analytical research, with a quantitative approach through the statistical analysis of the data collected, having as technical procedure the field research. The information was obtained through the application of questionnaires to two groups of informants, being: graduates of technical courses with adhesion of 98, represented 44% and 11 employers from the Morrinhos - GO region. It was verified that 65% of the graduates are working, 30% work in their area of technical formation, 86% have continued their studies and 53% declared that they are attending or have completed a higher education course related to technical formation. Employers were unanimous in stating that technical training represents a differential in the employee's curriculum at the time of job selection and most of them are satisfied with the professional performance presented by contracted technicians. The development of this research indicated the need to deepen the institutional discussions about the curricular matrix of the technical courses; The areas of courses offered and greater integration between educational institutions and the productive sector, seeking the efficiency and feedback of educational policies aimed at professional and technological education. Keywords: Technical courses; Professional qualification; Regional development.
Keywords: Cursos técnicos; Qualificação profissional; Desenvolvimento regional.
???metadata.dc.subject.cnpq???: EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: Lemes de Andrade INSERÇÃO, Érika. INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DE CURSOS TÉCNICOS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS MORRINHOS, 2010-2014 GOIÂNIA-GO 2017. 2017. [114 folhas ]. Dissertação( Programa 1) de pós graduação stricto sensu mestrado - Centro Universitário Alves Faria, [Goiânia Goiás] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/193
Issue Date: 6-Jun-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.