Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCAMELO MORAIS DA SILVA, TALITA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6847368850164248por
dc.contributor.advisor1Soares Lemos, Wilda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9478100767869084por
dc.contributor.referee1Soares Lemos, Wilda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9478100767869084por
dc.contributor.referee2r Gonçales, Claudeci-
dc.contributor.referee3Prudente Nunes, Heliane-
dc.date.accessioned2020-11-30T17:56:38Z-
dc.date.issued2015-08-28-
dc.identifier.citationCAMELO MORAIS DA SILVA, TALITA. MODELAGEM DE PROCESSOS COMO ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO: ESTUDO DE CASO NO IF GOIANO. 2015. [120 pag]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [Goiânia GO] .por
dc.identifier.urihttp://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/186-
dc.description.resumoA utilização de métodos de gestão do conhecimento, como meio de identificar, armazenar, disseminar e utilizar informações e conhecimentos de seus colaboradores tem produzido resultados positivos em empresas públicas e privadas, o que vem atraindo uma série de estudos. As pessoas que formam a organização adquirem, ao longo dos anos, por meio da capacitação, experiência e prática, uma multiplicidade de conhecimentos; e o grande desafio das instituições é transformar esse conhecimento individual em conhecimento institucional, transformando o conhecimento tácito, que está na “mente” das pessoas, em explícito, a fim de que todos possam ter acesso. Esta pesquisa busca apresentar a modelagem de processos como prática de gestão do conhecimento do setor de Gestão de Pessoas da reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Assim como em diversas empresas, o setor de recurso humanos da reitoria não possui um mecanismo de armazenamento das informações referente às rotinas de trabalho e aos processos realizados. Desse modo, surge a necessidade de implementação de ações que visam codificar, armazenar e disseminar as informações sobres as atividades realizadas no setor. Como método de pesquisa optou-se pelo estudo de caso da modelagem do processo de progressão por capacitação profissional. Verificou-se que a modelagem desse processo contribuiu para sua melhoria, dando mais agilidade ao seu fluxo, diminuindo o tempo gasto em sua realização e principalmente permitiu o armazenamento e disseminação do conhecimento adquirido pelos servidores.por
dc.description.abstractThe application of knowledge management methods as a means to idendify, store, disseminate and make employees's informations and skills useful to a company has produced positive effects on both public and private sectors attracting thus a considerable number of studies.Throughout the years in an organization, an employee acquires by capacitation, experience and practice, several skills and knowledge on numerous areas rendering the most important task for this organization the sharing of these individual skills with the rest of the staff, which in other words would be to tranform this tacit knowledge, i.e. what is on one's mind, into explicit knowledge, in a way everyone else could access it.This research seeks to analyse process modelling practices at Instituto Federal Goiano's Human Resourses department as a routine management tool. As well as many other companies, the institute does not count on a mechanism for storing information on processes and daily work. Therefore, this situation highliths the necessity of implementation of means to gather, store and disseminate information on the works of the Human Resourses department. We have chosen as research method the study case of functional progression by means of professional capacitation. The results show that process modelling in this area enhanced staff performance, leveled up work flow and thus, reduced the amount of time spent on routine procedures as well as contributed to the storage and dissemination of the skills and knowlegde acquiered by the employees.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2017-07-14T20:46:39Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO CORRIDA PARA ENTREGAR (1).pdf: 1264459 bytes, checksum: 22fd53afaacd45414d8b2a327dc85058 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-11-30T17:30:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO CORRIDA PARA ENTREGAR (1).pdf: 1264459 bytes, checksum: 22fd53afaacd45414d8b2a327dc85058 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-11-30T17:55:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO CORRIDA PARA ENTREGAR (1).pdf: 1264459 bytes, checksum: 22fd53afaacd45414d8b2a327dc85058 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-30T17:56:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO CORRIDA PARA ENTREGAR (1).pdf: 1264459 bytes, checksum: 22fd53afaacd45414d8b2a327dc85058 (MD5) Previous issue date: 2015-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherCentro Universitariopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 1por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIALFApor
dc.publisher.programPrograma 1por
dc.relation.referencesABPMP. Guia para o gerenciamento de processos de negócio: corpo comum de conhecimento - (BPM CBOK®). Versão 3.0. 2013. ALVARENGA NETO, Rivadávia Correa Drummond de. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. 2005. 400 f. Tese (Doutorado). Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005. ALVARENGA NETO, Rivadávia Correa Drummond de. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. São Paulo: Saraiva, 2008. BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Paraná, 2008. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1843. Acesso em: 26 de maio. 2015. BATISTA, Fábio Ferreira. Governo que aprende: gestão do conhecimento em organizações do executivo federal. Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. Brasília: IPA, 2004. Disponível em: <portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2056692>. Acesso em: 19 fev. 2014. BATISTA, Fábio Ferreira. Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Rio de Janeiro: IPA, 2012. Disponível me: <http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/754/1/Modelo%20de%20Gest%C3%A3o %20do%20Conhecimento%20para%20a%20Administra%C3%A7%C3%A3o%20P %C3BAblica%20Brasileira.%20Livro.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2014. BATISTA, Fábio Ferreira. O Desafio da gestão do conhecimento nas áreas de administração e planejamento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. Brasília: IPA, 2006. Disponível em <http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=4779>. Acesso em: 14 maio. 2014. BITENCOURT, Claudia (Org.) Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2004. BRASIL. Comitê Executivo do Governo Eletrônico (CEGE). Diretrizes do governo eletrônico: oficinas de planejamento. Brasília, 2004. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1998. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 03 maio. 2014. BRASIL. Decreto de 18 de outubro de 2000. Cria, no âmbito do Conselho do Governo, o Comitê Executivo do Governo Eletrônico, e dá outras providências. Brasília: DF, 2000. 79 Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/dnn/Dnn9067.htm>. Acesso em: 11 jun. 2014. BRASIL, Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Rio de Janeiro: RJ 1909. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.pdf>. Acesso em: 21 set. 2014. BRASIL, Procuradoria Geral da República. Secretária Jurídica e de Documentação. Manual de Gestão por Processos, Brasília: MPF/PGR, 2013. Disponível em: <http://www.modernizacao.mpf.mp.br/bpm/publicacoes/manual-de-gestao-porprocessos. pdf>, Acesso em: 15 maio. 2014. BRASIL, Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999. Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, Brasília, 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9784.htm>. Acesso em: 14 nov. 2014. BRASIL, Lei 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação e dá outras providências. Brasília, 2005. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004- 2006/2005/Lei/L11091.htm>. Acesso em: 15 fev. 2015. BRASIL, Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder executivo. Brasília: DF, 30 dez. 2008. BRASIL, Metodologia de modelagem de processos. Serviço federal de processamentos de dados (SERPRO). Brasília, 2011. Disponível em:www.serpro.gov.br. Acesso em: 01 jun. 2015 BROCKE. Jan Vom; ROSEMANN, Michael. Manual de BPM: Gestão de Processos de Negócio, Porto Alegre: Bookman, 2010. CAMPOS, Andre L. N. Modelagem de processos com BPMN. 2.ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2014. CARDOSO. Olinda Nogueira Paz; MACHADO. Rosa Teresa Moreira. Gestão do conhecimento usando data minig: estudo de caso na Universidade Federal de Lavras. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122008000300004>. Acesso em: 26 maio. 2015. CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003. COLOMBO, Irineu. Educação para um novo tempo: o Instituto Federal. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/artigos_educacao_novotempo.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2014. 80 DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Lawrence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 10. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. DAVENPORT, T. Reengenharia de processos. S. Paulo: Campus, 1994. DE SORDI, José Oswaldo. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. DRUCKER, Peter F. Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira, 1999. DRUCKER, Peter F. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1993. EDVINSSON, Leif. Longitude corporativa: navegando pela economia do conhecimento. São Paulo: M. Books do Brasil, 2003. FERNANDES, Aguinaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a governança de TI: da estratégia à gestão de processos e serviços. 3. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2012. FIALHO, Francisco Antonio Pereira; MACEDO, Marcelo; SANTOS, Neri dos; MITIDIEI, Tibério da Costa. Gestão do conhecimento e aprendizagem. Florianópolis: Visual Books, 2006. FLEURY, Maria Tereza Lema (Org.). As pessoas na organização. 6. ed. São Paulo: Gente, 2002. FURTADO, Vasco. Tecnologia e gestão da informação na segurança pública. Rio de Janeiro: Garamond, 2002. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. IF GOIANO, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Goiânia, 2014. Disponível em: http://www.ifgoiano.edu.br/home/?page_id=16000. Acesso em: 25 maio. 2015. IF GOIANO, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano. Regimento interno do Instituto Federal Goiano. Goiânia, 2014 Disponível em: <http://www.ifgoiano.edu.br/home/?page_id=16000>. Acesso em: 06 abr. 2015. GONÇALVES, José Ernesto Lima. Os novos desafios da empresa do futuro, São Paulo: 1997. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rae/v37n3/a03v37n3.pdf>. Acesso em: 15 maio. 2014. LACOMBE, F.; HEILBORN, G. Administração: princípios e tendências. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. 81 LARA, Consuelo Rocha Dutra de. A atual gestão do conhecimento: a importância de avaliar e identificar o capital intelectual nas organizações. São Paulo: Nobel, 2004. MARCONI, Maria de Andarde; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MARSHALL JÚNIOR, Isnard et al. Gestão da qualidade e processos. Rio de Janeiro: FGV, 2012. MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de direito administrativo. 29. ed. São Paulo: Malheiro, 2012. BRASIL. MINISTÉRIO DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO (MPOG). Padrão de trabalho de modelagem de processos: escritório processos. 2007. Disponível em: <http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/seges/081003_SEGES_Arq_p adrao.pdf.> . Acesso em 12 jun. 2015. NETTO, Abner da Silva; SILVEIRA, Marco Antonio Pinheiro da. Gestão da segurança da informação: fatores que influenciam sua adoção em pequenas e médias empresas. 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807- 17752007000300007&script=sci_abstract&tlng=pt> Acesso em: 17 jul 2015. NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. 20. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. OLIVEIRA, Djalma P. R. de. Administração de processos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007. PAIM, Rafael et al. Gestão de processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Brookman, 2009. PAIVA. Simone Bastos. Modelo conceitual para o capital intelectual integrado à gestão do conhecimento. Paraíba, 2012. Disponível em: < http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/13329/8207>. Acesso em: 26 maio. 2015. RABELO. Ricardo Alves et al. Gestão do conhecimento em processos de transformação organizacional: o desenvolvimento da intimidade como fator facilitador. Paraíba, 2012. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/12545 Acesso em: 25 maio. 2015. ROSENBERG, Gerson; OHAYON, Pierre; BATISTA, Fábio Ferreira. Gestão do conhecimento em organizações públicas de saúde no Brasil: diagnóstico de práticas. Brasília: Revista do Servidor Público, 2008. Disponível em: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/viewFile/139/144. Acesso em: 10 jun. 2014. ROSINI, Marco Alessandro; PALMISANO, Angelo. Administração de sistemas de informação e a gestão do conhecimento. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 82 SANTOS, Érica Mendes dos. A importância da cultura organizacional para as organizações. São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.univem.edu.br/anaiscpc2012/pdf/Artigos%20%20A%20importancia%20da %20cultura%20para%20as%20organizacoes.pdf. Acesso em: 15 maio. 2014. SANTOS, Cássia Dias; VALEMTIM, Marta Ligia Pomin. As interações entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento para o gerenciamento dos fluxos informacionais. Paraíba, 2014. Disponível em: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/114790. Acesso em: 29 maio. 2015. SEMOLA, Marcos. Gestão da segurança da informação: visão executiva da segurança da informação. Rio de Janeiro: Campus, 2003. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. SCHLESINGER, Cristina Costa Barros et al. Gestão do Conhecimento na Administração Pública. Paraná: IMAP, 2008. Disponível em: www . gestao ebt.com.br. Acesso em: 06 jun. 2015. SILVA, Luiz da. Gestão do conhecimento: uma visão crítica orientada pela abordagem da criação do conhecimento. Universidade Federal de São Carlos: 2004 . Disponível em: <www.scielo.br.>. Acesso em: 10 fev. 2015. SOUZA, Edivanio Duarte de.;DIAS, Eduardo José Wense.; NASSIF, Mônica Erichsen. A gestão da informação e do conhecimento na ciência da informação: perspectivas teóricas e práticas organizacionais. João Pessoa: Informação & Sociedade, v. 21, 2011. SOUZA, Renato Rocha; ALVARENGA NETO, Rivadávia Correa Drummond de; MENDES, Kellen Christina Ignácia. Mapeamento semântico da análise de ocorrência de descritores sobre gestão do conhecimento. Campinas: Transinformação, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-37862007000100002&script=sci_arttext. Acesso em: 12 fev. 2015. STEWART, Thomas. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas, 17. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 1998. SVEIBY, KARL ERIK. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônio de conhecimento. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. TERRA, José Claudio Cyrineu. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. TERRA, José Claudio Cyrineu; GORDON, Cindy. Portais corporativos: a revolução na gestão do conhecimento. 6. ed. São Paulo: Elsevier, 2002. TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU). Curso de mapeamento de processos de trabalho com BPMN e bizagi. Brasília: TCU, 2013. Disponível em: 83 http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/gestao_processos_trab/curso_m apeamento_processos_trab/Curso%20Mapeamento%20BPMN%20Bizagi%20-%20aula %203_v%202013.pdf. Acesso em: 13 jun. 2014. TURBAN, Efraim; RAINER , R. Kelly; POTTER, Richard E. Introdução ao sistema de informação. 8. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. VALLE, Rogerio; OLIVEIRA, Saulo Barbará de (Org.). Análise e modelagem de processos de negócio: foco na notação BPMN (Business Process Modeling Notation. São Paulo: Atlas, 2013. VAZ , Caroline Rodrigues et al. Capital intelectual: reflexão da teoria e prática. ECG/UFSC: Florianópolis, 2014. VIDIGAL, Antônio Geraldo Da Costa. Introdução ao projeto e desenvolvimento de sistemas de informação. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão do conhecimento. Modelagem de processos. IF Goiano. Tecnologia da informação.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpor
dc.titleMODELAGEM DE PROCESSOS COMO ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO: ESTUDO DE CASO NO IF GOIANOpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO CORRIDA PARA ENTREGAR (1).pdfA MODELAGEM DE PROCESSOS COMO ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO: ESTUDO DE CASO NO IF GOIANO1.23 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.