Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/180
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AVALIAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES DA ZONA RURAL DE IMPERATRIZ MA (2011-2013)
???metadata.dc.creator???: Albuquerque, Silvia Sousa Silva
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mendonça, Alzino Furtado de
???metadata.dc.description.resumo???: ALBUQUERQUE, Sílvia Sousa Silva. Educação a distância: avaliação do curso de Especialização em Educação do Campo para docentes da zona rural de Imperatriz – MA (2011-2013). 2017. 53 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Centro Universitário Alves Faria, Goiânia, 2016. A Educação a Distância (EaD) a cada dia fortalece seu desenvolvimento, como demonstra a procura por essa modalidade de ensino, que se tornou-se importante na capacitação de profissionais da educação e de outras áreas. Esta investigação tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação realizada pelos alunos do curso de Especialização em Educação do Campo, ministrado na modalidade a distância pelo Polo da Universidade Aberta do Brasil de Imperatriz, tendo como público-alvo professores da zona rural de Imperatriz e de cidades circunvizinhas. O trabalho adota, como metodologia, o Estudo de Caso, sendo, portanto, uma pesquisa predominantemente qualitativa, que utiliza recursos, como a observação, a revisão da literatura, questionários e entrevistas. A revisão bibliográfica realizada destaca a importância da Educação a Distância no contexto atual e a política de formação proposta pela UAB. A pesquisa de campo foca a avaliação de um curso de formação de professores, procurando identificar sua contribuição para a formação continuada dos professores da zona rural da região, bem como suas limitações. São sujeitos da pesquisa todos os professores que se matricularam no curso, os que terminaram e os que desistiram antes do término do curso analisado. Como resultado, a pesquisa oferece subsídios para a tomada de decisão com relação ao processo de formação continuada de professores, que atuam em localidades afastadas dos centros urbanos. Palavras-chave: Educação a distância. Formação de professores. Formação continuada. Formação de professores do campo.
Abstract: ALBUQUERQUE, Sílvia Sousa Silva. Educação a distância: avaliação do curso de Especialização em Educação do Campo na perspectiva de cursistas da zona rural de Imperatriz- MA ( 2011-2013). 2017. 53 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Centro UniversitárioAlves Faria, Goiânia, 2016. Distance education (EaD), every day, strengthens its development, as evidenced by the demand for this type of education, which has become a great training for education professionals and other areas. This research aims to present the results of the evaluation carried out by the students of the Specialization Course in Field Education, taught in the distance modality by the Polo of the Open University of Brazil of Imperatriz, having as target audience teachers from the rural area of Imperatriz and from Surrounding cities. The study adopts, as methodology, the Case Study, being, therefore, a predominantly qualitative research that uses resources, such as observation, literature review, questionnaires and interviews. The literature review highlights the importance of distance education in the current context and the training policy proposed by the UAB. Field research focuses on the evaluation of a teacher training course, seeking to identify its contribution to the continuing education of teachers in the rural area of the region, as well as its limitations. All teachers who enrolled in the course, those who finished and those who dropped out before the end of the course analyzed, are the subjects of the research. As a result, the research offers subsidies for decision making in relation to the process of continuous training of teachers, who work in locations remote from urban centers. Key words: Distance education. Teacher training. Continuing education. Training of teachers of the field.
Keywords: Educação a distância. Formação de professores. Formação continuada. Formação de professores do campo.
???metadata.dc.subject.cnpq???: EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: Silva Albuquerque, Silvia Sousa. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AVALIAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES DA ZONA RURAL DE IMPERATRIZ MA (2011-2013). 2017. [52 folhas ]. Dissertação( Programa 1) - programa de pós graduação stricto sensu Centro Universitário Alves Faria, [Goiânia Goiás] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/180
Issue Date: 6-Jun-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.