Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/170
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCunha, Marcos Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3856261570391390por
dc.contributor.advisor1Kratz, Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9451895393833334por
dc.contributor.referee1Kratz, Lúcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9451895393833334por
dc.contributor.referee2Filho, Bento Alves da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2884754837267676por
dc.contributor.referee3Najberg, Estela-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9181719235039514por
dc.date.accessioned2020-11-30T17:54:21Z-
dc.date.issued2016-01-28-
dc.identifier.citationCunha, Marcos Ribeiro. Análise dos Fatores Críticos de Sucesso na implementação do Balanced Scorecard na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás.. 2016. [174 pág]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração) - Centro Universitário Alves Faria, [Goiânia, Goiás] .por
dc.identifier.urihttp://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/170-
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo analisar os fatores críticos de sucesso na implementação do balanced scorecard (BSC) na faculdade de odontologia (FO) da universidade federal de goiás (UFG). Para esta finalidade, a pesquisa abordou três grandes eixos: o contexto das universidades, em especial das universidades federais, a partir dos modelos de gestão adotados e suas estratégias estabelecidas sob a égide de um ambiente incerto, visualizado por meio do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI; a utilização do planejamento estratégico com balanced scorecard para auxiliar os gestores em suas tomadas de decisões, haja vista o mesmo ser considerado uma ferramenta de alinhamento organizacional, e que traduz a estratégia em ação, nivelando as principais perspectivas rumo ao alcance dos objetivos estabelecidos; e, por último, os fatores restritivos e impulsionadores na implementação do BSC, com forte ênfase às barreiras que impedem a faculdade de alcançar seus propósitos maiores. Frente ao exposto, a questão central que conduziu a pesquisa foi: quais são os fatores críticos de sucesso na implementação do BSC e como expressam sua(s) influência(s) no tocante à gestão? Nesse sentido, o estudo de caso em questão procurou identificar, a priori, as concepções expressas nos principais documentos da UFG e da FO, no que se refere ao modelo de gestão adotado a partir de suas diretrizes estratégias; em seguida, foram aplicados questionários aos gestores ligados aos Órgãos e Pró- Reitorias da UFG, bem como entrevistas com os gestores ligados à FO, de forma a evidenciar suas concepções sobre o BSC. Ressalta-se que o estudo de caso possui análise qualitativa e quantitativa, por se tratar de uma pesquisa censitária, onde utilizou-se de 100% (cem porcento) dos participantes considerados essenciais para o cumprimento dos objetivos estabelecidos. Após as análises, concluiu-se que 52,17% dos respondentes consideram a barreira humana como o principal fator restritivo, juntamente com o problema dos recursos humanos (34,78%); e que o principal fator impulsionador é o comprometimento da alta gestão (47,83%), crucial para que a implementação do BSC aconteça de forma eficaz; Em síntese, o estudo revelou que a faculdade possui vários problemas críticos, mas que o fator humano deve ser prioridade na condução das estratégias que favoreçam a busca pelo trabalho coletivo/participativo, convergindo para um ambiente harmonioso cujo foco é ofertar os melhores serviços aos alunos e à sociedade.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the critical success factors in implementing the balanced scorecard (BSC) in dental school (FO) of the Federal University of Goiás (UFG). For this purpose, the survey addressed three main areas: the context of universities, especially the federal universities, from the adopted management models and strategies established under the aegis of an uncertain environment, viewed through the Restructuring and Expansion Plan of Federal Universities - REUNI; the use of strategic planning and balanced scorecard to assist managers in their decision making, given the same be considered an organizational alignment tool, and that translates strategy into action, leveling the main perspectives towards achieving the goals established; and, finally, the restrictive factors and drivers in implementing the BSC, with strong emphasis on barriers to college to achieve their major purposes. Based on these, the central question that conducted the research was: What are the critical success factors in implementing the BSC and how to express their (s) influence (s) regarding the management? In this sense, the case study in question sought to identify a priori the views expressed in the main documents of the UFG and FO, with regard to the management model adopted from its guidelines strategies; then questionnaires were given to managers linked to organs and Pro-Rectors of UFG as well as interviews with the managers of the FO in order to highlight his views on the BSC. It is noteworthy that the case study has qualitative and quantitative analysis, because it is a census survey, where it was used 100% (one hundred percent) of the participants considered essential to achieving the established objectives. After the analysis, it was found that 52.17% of respondents consider human barrier as the main limiting factor, along with the problem of human resources (34.78%); and that the main driving factor is the commitment of senior management (47.83%), crucial for the implementation of the BSC happen effectively; In summary, the study revealed that the college has a number of critical issues, but that the human factor should be a priority in the conduct of strategies that favor the search for collective / participatory work, converging to a harmonious environment whose focus is to offer the best services to students and society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2017-07-25T14:03:56Z No. of bitstreams: 1 Mestrado Prof Adm Alfa - Marcos Ribeiro Cunha -dissertacao - abril 2016.pdf: 2861531 bytes, checksum: bf6121c13ac84af3bd7cefdefa931d38 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-11-30T17:38:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mestrado Prof Adm Alfa - Marcos Ribeiro Cunha -dissertacao - abril 2016.pdf: 2861531 bytes, checksum: bf6121c13ac84af3bd7cefdefa931d38 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-11-30T17:50:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mestrado Prof Adm Alfa - Marcos Ribeiro Cunha -dissertacao - abril 2016.pdf: 2861531 bytes, checksum: bf6121c13ac84af3bd7cefdefa931d38 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-30T17:54:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mestrado Prof Adm Alfa - Marcos Ribeiro Cunha -dissertacao - abril 2016.pdf: 2861531 bytes, checksum: bf6121c13ac84af3bd7cefdefa931d38 (MD5) Previous issue date: 2016-01-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherCentro Universitariopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 1por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIALFApor
dc.publisher.programPrograma 1por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão do Ensino Superior. Universidade. Estratégia. Balanced Scorecard. Fatores Críticos de Sucesso.por
dc.subjectHigher Education Management. University. Strategy. Balanced Scorecard. Success critical factors.eng
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleAnálise dos Fatores Críticos de Sucesso na implementação do Balanced Scorecard na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás.por
dc.title.alternativeAnalysis of Critical Success Factors in implementing the Balanced Scorecard in the Faculty of Dentistry, Federal University of Goiás.eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.