Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/139
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: OS DESAFIOS DA GESTÃO ADMINISTRATIVA, FRENTE À BUROCRACIA: UM ESTUDO DE CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
???metadata.dc.creator???: do Carmo de Jesus Brás, Rosilda 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Kratz., Lúcia
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste estudo foi identificar os principais desafios da gestão administrativa, frente à burocracia, em uma Instituição Pública de Ensino do Estado de Goiás e ainda apresentar os principais modelos burocráticos: Modelo Burocrático de Weber, de Merton, de Selznick e de Gouldner. Sendo que, o modelo que mais se assemelha com a organização foco do estudo é o modelo Burocrático de Gouldner. Além de sistematizar e divulgar o resultado do estudo. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa, com a utilização da técnica do estudo de caso. A situação problemática que se apresenta refere-se ao seguinte questionamento: Quais os principais desafios, frente à Burocracia, da equipe de gestores de uma Instituição Pública de Ensino do Estado de Goiás? A premissa central foi confirmada, ou seja, os principais desafios estão relacionados à limitação que os gestores têm em função de somente atuarem de acordo com o que é expresso em Lei, ou seja, ele não tem autonomia para tomar decisões, o que torna a Gestão Burocrática, sem criatividade e inovação. Para analisar a situação problemática foi realizada pesquisa documental e de campo junto aos gestores do IFG, por meio de aplicação de survey e análise de grupo focal. Ao buscar material bibliográfico sobre o conteúdo abordado no trabalho, identificou-se que, nos cursos de mestrado e doutorado, há escassez de estudos sobre um assunto de grande relevância e, quando são encontrados, muitos deles referem-se a outras áreas do conhecimento, como direito, sociologia e são trabalhos, na maioria dos casos, que não foram realizados em tempos atuais. Além disso, os que se referem à Administração estão relacionados ao assunto Burocracia de forma genérica e não especificamente com o tema. De acordo com o presente estudo, baseando-se no Modelo Burocrático de Gouldner, foi apresentado um modelo burocrático de acordo com a realidade da Instituição foco da pesquisa. Sendo assim, as limitações apresentadas referem-se principalmente, aos poucos estudos existentes na área e também a restrição de somente uma instituição para estudo. Nessa perspectiva, sugere-se que a ampliação da pesquisa por parte de outros estudiosos e também a aplicação em outras instituições públicas possam contribuir para o avanço da compreensão do assunto.
Abstract: The purpose of this study was to identify the main administrative management’s challenges, considering the bureaucracy, in a Federal Public Educational Institution in the state of Goias and to present the main bureaucratic models: Weber, Merton, Selznick and Gouldner’s Bureaucratic Models. In the organization analyzed, the closest model is Gouldner’s Bureaucratic Model. In addition, another goal is to systematize and disseminate the results of the study. It was used a case study research methodology in a qualitative and quantitative approach. The problematic situation presented refers to the following question: What are the main administrative management’s challenges, considering the bureaucracy, in a Federal Public Educational Institution in the state of Goias? The main premise was confirmed, that is, the main challenges are related to the limitation that managers have, of only acting according to what is expressed in the law. In other words, they do not have autonomy to make decisions, which makes management bureaucratic, without creativity and innovation. To analyze the problematic situation was conducted a documentary and field research with the managers of the IFG with application of survey and focus group. When searching bibliographic material on the content addressed in this work, it was found that, in the master’s and doctoral courses, there are few studies on this very important subject. And when they are found, many of them refers to other areas of knowledge, such as law, sociology and, in most cases, they have not been performed in modern times. Besides that, those on management are related to the subject of bureaucracy generically and not specifically. According to this study, based on Gouldner’s Bureaucratic Model, was presented a bureaucratic model that fits the researched Institution’s reality. Thus, the limitations presented refer mainly to the few studies in the area and the restriction of studying only one institution. In this perspective, it is suggested further research by other scholars and the application in other public institutions to deepen the understanding of the subject.
Keywords: Gestores, desafios, limitação, autonomia, burocracia
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: do Carmo de Jesus Brás, Rosilda. OS DESAFIOS DA GESTÃO ADMINISTRATIVA, FRENTE À BUROCRACIA: UM ESTUDO DE CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS. 2015. [169 pg]. Dissertação( Pós graduação stricto sensu em administração ) - Centro Universitário Alves Faria, [Goiânia Goiás] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/139
Issue Date: 6-Dec-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.