Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/107
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: AS COMPETÊNCIAS NA EFETIVAÇÃO DA MISSÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO
???metadata.dc.creator???: Cadore, Renato
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mendonça, Alzino Furtado de
???metadata.dc.description.resumo???: CADORE, Renato. As competências na efetivação da missão de uma Instituição de Educação Superior: um estudo de caso. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional)  Faculdade Alves Faria, Goiânia, 2016. Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as competências dos profissionais em educação da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada na cidade de Imperatriz, no sul do Maranhão. Além de dinâmica, a base conceitual sobre competências é heterogênea, comportando diferentes análises e interpretações. Na literatura especializada, capital humano é compreendido como principal constitutivo do capital intangível de uma organização e como sinônimo de competências. Em função disso, nesta investigação, é tomado como o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores dos profissionais que integram seu quadro de colaboradores: gestores, docentes e pessoal técnico administrativo. A análise realizada consiste em determinar a intensidade com que profissionais da educação percebem as suas competências na efetivação da missão institucional da IES em que trabalham. Na realização da pesquisa são utilizadas abordagens comuns aos estudos de caso, como pesquisa bibliográfica e documental, observações feitas pelo pesquisador no ambiente natural de trabalho da instituição selecionada, e pesquisa de campo, com utilização de questionário na forma de uma escala do tipo PhraseCompletion. O estudo realizado possibilita analisar a intensidade da presença das competências e seus desdobramentos organizacionais, e, embora os resultados não possam ser generalizados para outras situações análogas, oferece subsídios para a gestão do capital humano com vistas à efetivação da missão institucional. No caso da FEST, conclui-se que as competências do capital humano, em sua maioria, são percebidas pelos gestores, docentes e técnicoadministrativos com intensidade satisfatória, incidindo positivamente na efetivação da missão institucional.
Abstract: CADORE, Renato. The skills in the effectuation of the institutional mission of an institution of Higher Education: a case study. 2016. 104 p. Dissertation (Master‟s in Regional Development)  Faculdades Alves Faria, Goiânia, 2016. This research presents a study whose main objective is to analyze the skills of the professionals in education of the Faculty of Education Santa Terezinha (FEST), a Higher Education Institution (HEI), located in the city of Imperatriz, in the south of Maranhão. In addition to the dynamic, the conceptual basis about skills is heterogeneous, comprising different analyzes and interpretations. In the specialized literature, Human Capital is understood as the main constituent of the Intangible Capital of an organization and as a synonym of skills. As a result, in this investigation, it is taken as the set of knowledge, skills, attitudes and values of professionals within their workforce. The analysis is to determine the extent to which education professionals realize the skills of their Human Capital for the realization of their institutional mission of the HEI where they work. In conducting the research, common approaches are used to case studies, as biographic and documental research, observations made by the researcher in the natural environment of work in the selected institution, and field research, using questionnaire in the form of scales. The conducted study allows to analyzing the intensity of the presence of the skills of the Human Capital and their organizational developments, and, although the results cannot be generalized to other similar situations, it provides subsidies for the management of the Human Capital with regard to the completion of the institutional mission.
Keywords: Capital Humano. Conhecimento. Habilidades. Atitudes. Valores. Competências.
???metadata.dc.subject.cnpq???: GEOGRAFIA REGIONAL::TEORIA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: Cadore, Renato. AS COMPETÊNCIAS NA EFETIVAÇÃO DA MISSÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO. 2015. [99 pg]. Dissertação( Programa de pós graduação stricto sensu em desenvolvimento regional ) - Centro Universitário Alves Faria Unialfa , [Goiânia Goiás ] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/107
Issue Date: 3-Dec-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.