Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/102
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA A APOSENTADORIA: UM ESTUDO COM ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO E STRICTO SENSU)
???metadata.dc.creator???: Santos, Deodete Cunha dos
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Calado, Luiz Roberto
???metadata.dc.contributor.advisor2???: Filho, Bento Alves da Costa
???metadata.dc.description.resumo???: Preparar a população para a aposentadoria está no escopo da Estratégia Nacional de Educação Financeira do Brasil, e traz consigo a necessidade de que a sociedade amplie as discussões de fatores integrantes da educação financeira, entre os quais se destaca o nível de poupança e cultura previdenciária da população, com fins ao bem-estar do indivíduo na fase pós-laboral. Nessa perspectiva, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza quantitativa descritiva, que teve como objetivo identificar se há relação entre o nível de educação financeira e o planejamento financeiro para a aposentadoria, tendo como amostra alunos de pós-graduação. Para isso, realizou-se uma pesquisa survey com 329 alunos de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu). Como instrumento de coleta de dados, adotou-se um questionário estruturado, composto por 48 questões, que abordou variáveis socioeconômicas e demográficas, questões relacionadas à situação de aposentadoria, questões que investigaram a atitude financeira, o comportamento financeiro e o conhecimento financeiro da amostra. Para a análise dos dados, foram utilizados métodos de estatística descritiva e multivariada. Constatou-se que o nível de educação financeira da amostra é alto, que o planejamento para a aposentadoria demonstrou relação positiva com o nível de educação financeira, e que as variáveis socioeconômicas e demográficas exercem influência sobre o nível de educação financeira. Constatou-se, também, que a dimensão atitude financeira foi a que obteve as maiores médias em relação à situação de planejamento para a aposentadoria, e que a dimensão comportamento financeiro foi a que demonstrou as menores médias. Os resultados mostraram ainda que, apesar do índice de 62% de bons resultados relativos à educação financeira identificado na amostra, apenas 37% dos entrevistados declararam ter outros tipos de previdência (excluindo a Previdência Social/INSS), e 38% declararam ter a previdência social como a única condição de aposentadoria, e 24% declararam não possuir nenhum tipo de plano para esse fim.
Abstract: To prepare the population for retirement is in the scope of Brazil's National Strategy of Financial Education, and it brings with it the need for society to broaden the discussions of factors that are part of financial education, including the level of savings and social security culture of the population, for the well-being of the individual in the post-employment phase. In this perspective, a quantitative descriptive research was developed, aiming to identify the relationship between the level of financial education and the financial planning for retirement, taking post-graduate students as a sample. For this, a research survey was carried out with 329 post-graduate students. As a data collection instrument, a structured questionnaire was adopted, composed of 48 questions, which addressed socioeconomic and demographic variables, questions related to the retirement situation, questions that investigated the financial attitude, the financial behaviour and the financial knowledge of the sample. For the analysis of the data, descriptive and multivariate statistical methods were used. It was found that the level of financial education of the sample was high, that the planning for retirement demonstrated a positive relationship with the level of financial education, and that the socioeconomic and demographic variables influence the level of financial education. It was also found that, financial attitude obtained the highest averages in relation to planning for retirement, and that financial behavior showed the lowest averages. The results also showed that, despite the 62% index of good results related to financial education identified in the sample, only 37% of respondents reported having other types of security (excluding Social Security / INSS), of which 38% declared having social security as the only condition of retirement, and 24% declared that they did not have any type of plan for this purpose.
Keywords: Conhecimento financeiro,
Atitude financeira
Comportamento financeiro, educação financeira, planejamento para aposentadoria.
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 1
Citation: SANTOS, DEODETE CUNHA DOS. EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA A APOSENTADORIA: UM ESTUDO COM ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO E STRICTO SENSU). 2017. [95 Pags]. Dissertação(PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMININSTRAÇÃO) - Centro Universitario, Alves Faria UNIALFA [Goiânia Goias ] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/102
Issue Date: 1-Aug-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO REVISADA DEODETE (1) (3).pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.