Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/93
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO, CONCEITOS, LEGISLAÇÃO E INSTRUMENTOS DE APOIO PARA APRENDIZAGEM: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO, CÂMPUS TRINDADE.
???metadata.dc.creator???: Gonçalves, Mônica Carmes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Godoi., Cintia Neves
???metadata.dc.contributor.referee1???: Godoi, Cintia Neves
???metadata.dc.description.resumo???: No Brasil, a Matemática se apresenta como um desafio em diversas instituições de ensino. Segundo as referências do último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), em 2015, o Brasil ficou em 66° colocado em Matemática. Assim, além de ter apresentando uma queda de desempenho em relação ao ano anterior, o país está entre os últimos colocados. Em função das dificuldades encontradas na relação entre o ensino e a aprendizagem, esse trabalho se justifica por ser um esforço para a reflexão crítica acerca do conteúdo existente no currículo da Matemática. Desta maneira, o objetivo geral é relacionar conceitos e legislação para o ensino da Matemática, e a coerência entre o Plano de Ensino e demandas de discentes do Instituto Federal Goiano, câmpus Trindade. Esta pesquisa considera que além do livro, existem mais recursos didáticos que podem apoiar melhorias no desempenho dos discentes, pois, quando se utiliza mais um instrumento pedagógico, é possível observar que o conhecimento é construído de maneira não linear, com erros e acertos, e esta ideia pode ser transformadora para os estudantes, pois saberão que as dificuldades e os desafios são para todos e fazem parte do processo de aprendizagem. A pesquisa bibliográfica e normativa permite enxergar as prioridades definidas pelo Estado e, pelas instituições, pois, sabe-se que os currículos podem e devem ser construídos também em função de questões locais e regionais. Para tanto, será feita uma análise dos programas e Planos de Ensino da disciplina de Matemática em nível de Ensino Médio, do Instituto Federal Goiano, câmpus Trindade, enfocando especialmente os instrumentos utilizados pelos professores. O recorte do Ensino Médio do Instituto Federal de Goiás, câmpus Trindade, foi definido em função da disponibilidade e acesso aos dados e aos discentes, para desenvolvimento da pesquisa. Foram levantados os dados sobre o ensino da disciplina de Matemática para verificar como são desenvolvidas as atividades e, o grau de satisfação dos discentes. Após a análise da documentação pertinente, os discentes receberam formulários para avaliar como está sua relação entre o ensino e a aprendizagem da Matemática, e quais instrumentos de apoio poderiam ser considerados interessantes para melhoria desta relação.
Abstract: In Brazil, Mathematics presents itself as a challenge in several educational institutions. According to the references of the last International Program of Student Assessment - PISA, in 2015, Brazil ranked 66th in Mathematics. Thus, in addition to showing a performance decrease compared to the previous year, the country is among the last placed. Due to the difficulties found in the relationship between teaching and learning, this work is justified because it is an effort to critically reflect on the existing content in the Mathematics curriculum. In this way, the general objective is to relate concepts and legislation to the teaching of Mathematics, and the coherence between the Teaching Plan and the demands of the students of the Federal Institute of Goiás, Trindade campus.This research considers that, in addition to the book, there are more didactic resources that can support improvements in the performance of the students, because when another pedagogical tool is used, it is possible to observe that knowledge is constructed in a non-linear way, with errors and correctness, and this idea can be transformative for students, as they will know that difficulties and challenges are for everyone and are part of the learning process. The bibliographical and normative research allows to see the priorities defined by the State and, by the institutions, therefore, it is known that the curricula can and should be constructed also in function of local and regional questions. To do so, an analysis of the programs and Teaching Plans of the Mathematics discipline at the High School level, of the Federal Goiano Institute, Trindade campus, focusing in particular on the pedagogical tools used by teachers. The High School of the Federal Institute of Goiás, Trindade campus, was defined based on the availability and access to data and to the students, for the development of the research. Data on the teaching of Mathematics were collected to verify how the activities are developed and the degree of the students satisfaction. After analyzing the pertinent documentation, the students received questionnaires to evaluate how their relationship is between teaching and learning mathematics, and what support instruments could be considered interesting to improve this relationship.
Keywords: Ensino da Matemática.
História da Matemática.
Educação Matemática
Relação ensino-aprendizagem.
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitário Alves Faria
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional
Citation: Gonçalves, Mônica Carmes. MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO, CONCEITOS, LEGISLAÇÃO E INSTRUMENTOS DE APOIO PARA APRENDIZAGEM: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO, CAMPUS TRINDADE.. 2017. [68 Pags]. Dissertação (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL) - Centro Universitário,Alves Faria [Goiás ] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/93
Issue Date: 1-Nov-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3 cópias e encadernar.pdf3.92 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.