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dc.creatorMartins, Felipe Longo-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.br/6906352040459049por
dc.contributor.advisor1Mendonça, Alzino Furtado de-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/3001295666802598por
dc.contributor.referee1Mendonça, Alzino Furtado de-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/6906352040459049por
dc.contributor.referee2Lemos, Wilda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9478100767869084por
dc.contributor.referee3Carvalho, Marco Antônio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7042220750846412por
dc.date.accessioned2017-07-14T13:46:08Z-
dc.date.issued2015-08-10-
dc.identifier.citationLongo Martins, Felipe. A CONSTRUÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO. 2015. [103 pag]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional) - Centro Universitário Alves Faria, [Goiânia GO].por
dc.identifier.urihttp://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/41-
dc.description.resumoO presente trabalho busca avaliar a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) na perspectiva do pensamento estratégico, de modo que a estratégia traçada no documento possa ter seu processo de acompanhamento da execução norteado pela metodologia do Balanced Scorecard (BSC). A opção pelo uso do BSC implicou diretamente no processo de elaboração do PDI para o período 2014-2018, para que seus objetivos e metas pudessem ser, posteriormente, monitorados por meio de ferramentas propostas pela metodologia adotada, uma vez que as versões anteriores do PDI não oferecem boas condições de acompanhamento. Para uma efetiva utilização do BSC, a elaboração do PDI precisou ser revista e modificada, tornando mais claros os objetivos e especificando melhor as metas, as estratégias, e ações para que possam ser visualizadas, por exemplo, pelo painel de desempenho proposto pelo BSC. O trabalho aborda aspectos teóricos e legais que envolvem a elaboração do PDI, constituindo-se, do ponto de vista metodológico, em um estudo de caso, uma vez que se trata do uso de uma metodologia já largamente utilizada no setor corporativo, mas raramente adotada no setor público e, menos ainda, em uma instituição pública de ensino, no caso o IF Goiano. Este estudo de caso permite concluir que o PDI elaborado na perspectiva do pensamento estratégico não comprometeu a essência das versões anteriores, agregando, ao contrário, mais clareza, objetividade e poder de comunicação à estratégia institucional, alcançando resultados positivos sugeridos pela metodologia BSC. Oferece, ainda, subsídios de instituições públicas de ensino similares, que podem aprender com a experiência do IF Goiano, assimilando os pontos positivos e evitando possíveis falhas na condução de seus processos de planejamento estratégico.por
dc.description.abstractO presente trabalho busca avaliar a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) na perspectiva do pensamento estratégico, de modo que a estratégia traçada no documento possa ter seu processo de acompanhamento da execução norteado pela metodologia do Balanced Scorecard (BSC). A opção pelo uso do BSC implicou diretamente no processo de elaboração do PDI para o período 2014-2018, para que seus objetivos e metas pudessem ser, posteriormente, monitorados por meio de ferramentas propostas pela metodologia adotada, uma vez que as versões anteriores do PDI não oferecem boas condições de acompanhamento. Para uma efetiva utilização do BSC, a elaboração do PDI precisou ser revista e modificada, tornando mais claros os objetivos e especificando melhor as metas, as estratégias, e ações para que possam ser visualizadas, por exemplo, pelo painel de desempenho proposto pelo BSC. O trabalho aborda aspectos teóricos e legais que envolvem a elaboração do PDI, constituindo-se, do ponto de vista metodológico, em um estudo de caso, uma vez que se trata do uso de uma metodologia já largamente utilizada no setor corporativo, mas raramente adotada no setor público e, menos ainda, em uma instituição pública de ensino, no caso o IF Goiano. Este estudo de caso permite concluir que o PDI elaborado na perspectiva do pensamento estratégico não comprometeu a essência das versões anteriores, agregando, ao contrário, mais clareza, objetividade e poder de comunicação à estratégia institucional, alcançando resultados positivos sugeridos pela metodologia BSC. Oferece, ainda, subsídios de instituições públicas de ensino similares, que podem aprender com a experiência do IF Goiano, assimilando os pontos positivos e evitando possíveis falhas na condução de seus processos de planejamento estratégico.eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherCentro Universitário Alves Fariapor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 1por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIALFApor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Desenvolvimento Regionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento Regionalpor
dc.subjectPlano de Desenvolvimento Institucional - PDIpor
dc.subjectBalanced Scorecardpor
dc.subjectInstituto Federal Goianopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpor
dc.titleA CONSTRUÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANOpor
dc.typeDissertaçãopor
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