Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/41
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A CONSTRUÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
???metadata.dc.creator???: Martins, Felipe Longo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mendonça, Alzino Furtado de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mendonça, Alzino Furtado de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lemos, Wilda
???metadata.dc.contributor.referee3???: Carvalho, Marco Antônio
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho busca avaliar a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) na perspectiva do pensamento estratégico, de modo que a estratégia traçada no documento possa ter seu processo de acompanhamento da execução norteado pela metodologia do Balanced Scorecard (BSC). A opção pelo uso do BSC implicou diretamente no processo de elaboração do PDI para o período 2014-2018, para que seus objetivos e metas pudessem ser, posteriormente, monitorados por meio de ferramentas propostas pela metodologia adotada, uma vez que as versões anteriores do PDI não oferecem boas condições de acompanhamento. Para uma efetiva utilização do BSC, a elaboração do PDI precisou ser revista e modificada, tornando mais claros os objetivos e especificando melhor as metas, as estratégias, e ações para que possam ser visualizadas, por exemplo, pelo painel de desempenho proposto pelo BSC. O trabalho aborda aspectos teóricos e legais que envolvem a elaboração do PDI, constituindo-se, do ponto de vista metodológico, em um estudo de caso, uma vez que se trata do uso de uma metodologia já largamente utilizada no setor corporativo, mas raramente adotada no setor público e, menos ainda, em uma instituição pública de ensino, no caso o IF Goiano. Este estudo de caso permite concluir que o PDI elaborado na perspectiva do pensamento estratégico não comprometeu a essência das versões anteriores, agregando, ao contrário, mais clareza, objetividade e poder de comunicação à estratégia institucional, alcançando resultados positivos sugeridos pela metodologia BSC. Oferece, ainda, subsídios de instituições públicas de ensino similares, que podem aprender com a experiência do IF Goiano, assimilando os pontos positivos e evitando possíveis falhas na condução de seus processos de planejamento estratégico.
Abstract: O presente trabalho busca avaliar a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) na perspectiva do pensamento estratégico, de modo que a estratégia traçada no documento possa ter seu processo de acompanhamento da execução norteado pela metodologia do Balanced Scorecard (BSC). A opção pelo uso do BSC implicou diretamente no processo de elaboração do PDI para o período 2014-2018, para que seus objetivos e metas pudessem ser, posteriormente, monitorados por meio de ferramentas propostas pela metodologia adotada, uma vez que as versões anteriores do PDI não oferecem boas condições de acompanhamento. Para uma efetiva utilização do BSC, a elaboração do PDI precisou ser revista e modificada, tornando mais claros os objetivos e especificando melhor as metas, as estratégias, e ações para que possam ser visualizadas, por exemplo, pelo painel de desempenho proposto pelo BSC. O trabalho aborda aspectos teóricos e legais que envolvem a elaboração do PDI, constituindo-se, do ponto de vista metodológico, em um estudo de caso, uma vez que se trata do uso de uma metodologia já largamente utilizada no setor corporativo, mas raramente adotada no setor público e, menos ainda, em uma instituição pública de ensino, no caso o IF Goiano. Este estudo de caso permite concluir que o PDI elaborado na perspectiva do pensamento estratégico não comprometeu a essência das versões anteriores, agregando, ao contrário, mais clareza, objetividade e poder de comunicação à estratégia institucional, alcançando resultados positivos sugeridos pela metodologia BSC. Oferece, ainda, subsídios de instituições públicas de ensino similares, que podem aprender com a experiência do IF Goiano, assimilando os pontos positivos e evitando possíveis falhas na condução de seus processos de planejamento estratégico.
Keywords: Desenvolvimento Regional
Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI
Balanced Scorecard
Instituto Federal Goiano
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitário Alves Faria
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional
Citation: Longo Martins, Felipe. A CONSTRUÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO. 2015. [103 pag]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional) - Centro Universitário Alves Faria, [Goiânia GO].
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/41
Issue Date: 10-Aug-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdfA CONSTRUÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO1.26 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.