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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: ADOÇÃO DO MOBILE BANKING NO DISTRITO FEDERAL: UMA ABORDAGEM INTEGRADORA EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
???metadata.dc.creator???: Soares, Marcos Eustáquio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rosa, Fernando de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rosa, Fernando de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Filho, Bento Alves da Costa
???metadata.dc.contributor.referee3???: Kato, Heitor Takashi
???metadata.dc.description.resumo???: O mobile banking é um canal de relacionamento entre bancos e clientes que vem sendo cada vez mais utilizado no Brasil, com crescimento exponencial ano após ano. Em 2014, sua utilização mais do que dobrou no país. Todavia, cerca de 96% das transações feitas por meio deste canal ainda não envolvem movimentações financeiras, tornando esse fato um problema de pesquisa relevante. No intuito de entender-se algumas das razões que levam a esse comportamento, o presente trabalho propõe um modelo teórico de adoção do mobile banking no Distrito Federal. Tendo como fonte de dados um survey aplicado a alunos, professores e funcionários administrativos de uma Instituição de Ensino Superior privada sediada em Brasília-DF, a pesquisa valeu-se dos softwares SPSS e SmartPLS para o processamento e a análise dos dados obtidos utilizando técnicas de regressão linear e de modelagem de caminhos com a análise de mínimos quadrados parciais. Considerando a variável latente Educação Financeira principalmente como sendo moderadora dos riscos percebidos, foram testados três modelos teóricos diferentes e os principais resultados obtidos foram as confirmações de que os constructos Inovatividade e Otimismo são fortes influenciadores da disposição para o uso do mobile banking. Complementarmente, o estudo mostrou que não houve diferença de comportamento de adoção do mobile banking entre os membros das Gerações X e Y na amostra utilizada.
Abstract: Mobile banking is a relationship channel between the banks and the customers that´s becoming more and more useful in Brazil, with an exponential growth year after year. In 2014, its application more than doubled in Brazil. However, approximately 96% of the dealings made by this channel doesn´t involve financial movements yet, turning this fact a relevant research problem. In the aim to understand some of the reasons that result on this behavior, the present dissertation suggests a theoretical model of adoption to mobile banking in Distrito Federal. As a source of data a survey was applied to students, professors and administratives staffs of a private college headquartered in Brasília Distrito Federal, the research utilized the softwares SPSS and SmartPLS to analyses and processes the informations using both linear regression and path modeling techniques. Considering the latent variable Financial Education mainly as moderator of perceived risks, was tested three diferents theoretical models and the main results gotten were the confirmation that both Innovativeness and Optimism constructs are strong influentionals of disposition to the use by mobile banking. Complementarily, the study showed that it didn´t have difference of behavior to adoption to mobile banking between the members of generations X and Y in the considered sample.
Keywords: prontidão para a tecnologia; educação financeira; adoção do mobile banking
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 2
Citation: Soares, Marcos Eustáquio. ADOÇÃO DO MOBILE BANKING NO DISTRITO FEDERAL: UMA ABORDAGEM INTEGRADORA EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. 2015. [133f]. Dissertação( Programa 2) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/352
Issue Date: 25-Sep-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

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