Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/347
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CÂMPUS RIO VERDE
???metadata.dc.creator???: Souza, Viviane Purcena de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Filho, Bento Alves da Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Filho, Bento Alves da Costa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Wander, Alcido Elenor
???metadata.dc.contributor.referee3???: Lemos, Wilda
???metadata.dc.contributor.referee4???: Novelli, José Gaspar Nayme
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa é um estudo de caso realizado no Instituto Federal Goiano Câmpus Rio Verde e teve como objetivo principal investigar as ações e os elementos culturais referentes às práticas de gestão do conhecimento no setor público. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre gestão do conhecimento, os elementos culturais que propiciam sua realização e sobre as características da administração no setor público. A gestão do conhecimento envolve uma sistemática caracterizada pela criação, retenção e compartilhamento do conhecimento, em que a cultura organizacional deve ser favorável e estar alinhada às ações realizadas. Foi realizado um estudo exploratório-descritivo a fim de conhecer os aspectos culturais do ambiente organizacional e as práticas de gestão do conhecimento da instituição estudada, bem como entender a importância do conhecimento e da aprendizagem para os indivíduos e para as organizações e os benefícios e contribuições que uma cultura baseada na criação de conhecimento pode proporcionar às organizações públicas. Para o alcance dos objetivos utilizou-se como metodologia um modelo de análise relacionando a dimensão cultural com elementos de criação, retenção e compartilhamento do conhecimento, através de três etapas: análise de rede social, realização de entrevistas com gestores e servidores e aplicação de questionário. Diante do que foi estudado e analisado, pode-se concluir que, considerando a estrutura, recursos, artefatos, valores, crenças e formas de agir e pensar, a instituição apresenta uma cultura organizacional que oferece condições favoráveis às iniciativas de gestão do conhecimento, mesmo não possuindo ainda ações estruturadas com essa finalidade. Dessa forma, sugere-se aos gestores a avaliação do tema para apresentação de propostas com novas estratégias, tendo em vista a realização de treinamentos, divulgação e formação de multiplicadores dessa prática.
Abstract: This research is a case study realized in Goiano Federal Institute Campus Rio Verde and its main objective was to investigate the actions and cultural elements about knowledge management practices in the public sector. First was realized a literature review about knowledge management, cultural elements that provide its realization and the characteristics of management in the public sector. Knowledge management involves a systematic characterized by the creation, retention and knowledge sharing, and the organizational culture must be favorable and aligned to the actions performed. An exploratory-descriptive study was realized to know the cultural aspects of the organizational environment and practices of knowledge management in the institution studied, as well as to understand the importance of knowledge and learning for individuals and organizations and the benefits and contributions that an culture based on knowledge creation can provide to public organizations. To achieve the goals used as methodology an analysis model relating the cultural dimension with the elements of creation, retention and sharing of knowledge through three stages: social network analysis, interviews with managers and servers and questionnaire. From what has been studied and analyzed, it can be concluded that considering the structure, resources, artifacts, values, beliefs and ways of acting and thinking, the institution has an organizational culture that offers favorable conditions for knowledge management initiatives, even not having structured actions for this purpose. Thus, it is suggested to the managers to evaluate the topic for proposals with new strategies in order to carry out training, dissemination and training of multipliers that practice.
Keywords: Cultura organizacional. Setor público. Capital intelectual
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 2
Citation: Souza, Viviane Purcena de. GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CÂMPUS RIO VERDE. 2015. [101f]. Dissertação( Programa 2) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/347
Issue Date: 1-Aug-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.