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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: INTEGRAÇÃO ENTRE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E ESTRATÉGIA COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS EM EMPRESAS NO ESTADO DE GOIÁS
???metadata.dc.creator???: RAVAROTO, NEUSA MARIA 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Hamza, Kavita Miadaira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Hamza, Kavita Miadaira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Filho, Bento Alves da Costa
???metadata.dc.contributor.referee3???: Wander, Alcido Elenor
???metadata.dc.contributor.referee4???: Carvalho, Raquel Maracaípe de
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo aborda o tema da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e de sua integração às estratégias de negócios das empresas. O objetivo desta dissertação é identificar como a RSC é integrada às estratégias delineadas por empresas, na busca de diferencial competitivo. Para tal, realizou-se uma ampla revisão da literatura a fim de analisar o crescimento da importância das ações da dimensão socioambiental desenvolvidas por empresas, e de sua relação com a discussão acerca da sustentabilidade e da competitividade. Inicialmente, verificaram-se aspectos importantes das relações entre empresa e sociedade e sobre o papel social da empresa. Abordou-se ainda, o estudo sobre a RSC, seu histórico e evolução e suas implicações estratégicas sobre a competitividade empresarial. Em seguida foram estudados os aspectos gerais sobre o processo de gestão estratégica, bem como sobre a formulação e implementação das estratégias corporativas e competitivas, onde foram analisados em maior profundidade alguns modelos sobre estratégia de negócios, propostos por diferentes autores. Por fim, foram estudados alguns dos principais modelos disponíveis na literatura que tratam do enfoque estratégico de RSC. Ao final da revisão de literatura, foi proposta uma matriz de referência para identificação e análise da abordagem de RSC, com base no modelo que trata do enfoque estratégico de RSC proposto por Porter e Kramer (2006). Para complementar e enriquecer o estudo foi realizada uma pesquisa de campo, por meio de pesquisa exploratória, do tipo estudo de casos múltiplos, em duas empresas sediadas no estado de Goiás, uma do setor da construção civil e outra atuante no ramo de processamento de soja, milho, girassol e canola. Estas empresas foram selecionadas para a pesquisa por, dentre outros motivos, desenvolverem ações de responsabilidade social e desempenharem importante papel em seu mercado de atuação. Com as entrevistas realizadas foi possível analisar as ações desenvolvidas pelas empresas à luz do modelo adotado para a pesquisa, identificando-se evidências de como a RSC pode ser integrada às estratégias delineadas pelas empresas, na busca de diferencial competitivo.
Abstract: The present study addresses the theme of Corporate Social Responsibility (CSR) and its integration into corporate business strategies. The goal of this thesis is to identify how CSR is integrated with strategies outlined by the companies in the pursuit of competitive advantage. Therefore, an extensive literature review has been carried out to analyze the growth of importance of the social and environmental dimension actions developed by companies, and its relation to the discussion of sustainability and competitiveness. Initially there were important aspects of the relationship between enterprise and society and about the social role of the company. It also addressed, the study on CSR, its history and evolution and its strategic implications on business competitiveness. Then, it was studied the general aspects on the process of strategic management, as well as on the formulation and implementation of corporate and competitive strategies, where it was analyzed in greater depth some samples about business strategy, proposed by different authors. Finally, it was studied some of the main samples available in the literature dealing with the strategic focus of CSR. At the end of the literature review, it was proposed an array of reference for identification and analysis of the CSR approach, based on the model that deals with strategic CSR approach proposed by Porter and Kramer (2006). To complement and enrich the study it was carried out a field research, through exploratory research, of type multiple cases study, in two companies based in the State of Goiás, one of the construction industries and other specialized in the processing of soybean, corn, sunflower and canola. These companies were selected for the survey, for among other reasons, by develop actions of social responsibility and play an important role in their market. With the interviews it was possible to analyze the actions developed by the companies in the light of the model adopted for the research, identifying evidence of how CSR can be integrated with strategies outlined by the companies in the pursuit of competitive advantage.
Keywords: Responsabilidade Social Corporativa; Estratégia competitiva; Sustentabilidade.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Centro Universitario
???metadata.dc.publisher.initials???: UNIALFA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade 1::Departamento 1
???metadata.dc.publisher.program???: Programa 2
Citation: RAVAROTO, NEUSA MARIA. INTEGRAÇÃO ENTRE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E ESTRATÉGIA COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS EM EMPRESAS NO ESTADO DE GOIÁS. 2015. [184f]. Dissertação( Programa 2) - Centro Universitario, [UNIALFA] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/346
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

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