Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/339
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAguiar, Christiano Roberto Lima de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8192781524584653por
dc.contributor.advisor1Mendonça, Alzino Furtado de-
dc.contributor.referee1Mendonça, Alzino Furtado de-
dc.contributor.referee2Lopes, Eliane-
dc.contributor.referee3Catunda, Paulo Henrique-
dc.date.accessioned2020-12-22T20:31:14Z-
dc.date.issued2016-04-10-
dc.identifier.citationAguiar, Christiano Roberto Lima de. MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO: PAUTAS PARA ELABORAÇÃO DA AGENDA AMBIENTAL ESCOLAR. 2016. [112f]. Dissertação( Programa 1) - Centro Universitario, [UNIALFA] .por
dc.identifier.urihttp://tede.unialfa.com.br/jspui/handle/tede/339-
dc.description.resumoA Educação Ambiental tem por objetivo contribuir na formação dos cidadãos para que pautem suas ações perante a natureza sem comprometimento dos recursos naturais. Para isso, têm sido criados instrumentos como a Agenda 21 Global, a Agenda 21 Nacional e Local, visando à sustentabilidade do planeta Terra. No Brasil, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Educação e Cultura (MEC) lançaram o Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas, que prevê a elaboração da Agenda 21 Escolar ou Agenda Ambiental Escolar, como forma preventiva de conscientização das novas gerações sobre a necessidade de preservação e conservação, de forma sustentável, do meio em que vivemos. Neste sentido, a finalidade desta investigação é indicar pautas para a elaboração de uma Agenda Ambiental Escolar, tomando como objeto de pesquisa uma escola pública municipal do Bairro Parque das Palmeiras, na cidade de Imperatriz, Maranhão. Para isso, utiliza como opção metodológica a pesquisa participante, uma vez que o pesquisador toma como objeto de estudo a realidade em que atua profissionalmente como professor, procurando compreender as relações que os membros da comunidade escolar estabelecem com o meio ambiente em que vivem. Como resultado, esta investigação pretende apresentar subsídios que contribuam para a prática de ações educativas voltadas para o estabelecimento de relações ecologicamente corretas, resultando em melhor qualidade de vida para a população do bairro investigado.por
dc.description.abstractEnvironmental education aims to contribute to the formation of citizens so that guided their actions vis-à-vis the nature without compromising natural resources. For this, have been created instruments such as the Global Agenda 21, National Agenda 21 and Place, aiming at sustainability of the planet Earth. In Brazil, the Ministry of environment (MMA) and the Ministry of education and culture (MEC) launched the Program Let's take care of Brazil with schools, which provides for the drafting of Agenda 21 Escolar or School Environmental Agenda, as a preventive of awareness of the new generations about the need for preservation and conservation, in a sustainable way, the environment in which we live. In this sense, the purpose of this investigation is to indicate guidelines for the preparation of an environmental Agenda at a public school, in the city of Imperatriz, Maranhão. To do this, it uses as methodological option research participant, since the researcher takes as object of study the reality in who plays professionally as a teacher, seeking to understand the relationships that the members of the school community with the environment in which they live. As a result, this research aims to introduce subsidies that contribute to the practice of educational activities aimed at the establishment of ecologically correct relations, resulting in better quality of life for the population of the district investigated.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Alessandro Fonseca (alessandro.fonseca@alfa.br) on 2020-12-22T19:09:06Z No. of bitstreams: 1 Christiano - versão final para encadernar 30-04.pdf: 1473681 bytes, checksum: 5a1a543cfcf3a5d2195599b81c376df5 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-12-22T20:28:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Christiano - versão final para encadernar 30-04.pdf: 1473681 bytes, checksum: 5a1a543cfcf3a5d2195599b81c376df5 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ueliton Gomes (ueliton@strictos.com.br) on 2020-12-22T20:31:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Christiano - versão final para encadernar 30-04.pdf: 1473681 bytes, checksum: 5a1a543cfcf3a5d2195599b81c376df5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-22T20:31:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Christiano - versão final para encadernar 30-04.pdf: 1473681 bytes, checksum: 5a1a543cfcf3a5d2195599b81c376df5 (MD5) Previous issue date: 2016-04-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherCentro Universitariopor
dc.publisher.departmentFaculdade 1::Departamento 1por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIALFApor
dc.publisher.programPrograma 1por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Ambiental. Agenda 21. Agenda Ambiental Escolar. Imperatriz.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO: PAUTAS PARA ELABORAÇÃO DA AGENDA AMBIENTAL ESCOLARpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.